IEFP

IEFP - Tempo de espera. Estágio Emprego

Débora Elias Carvalho Rodrigues
Débora Rodrigues apresentou a reclamação
23 de junho 2016

Boa tarde, venho por este meio reclamar várias situações menos agradáveis que decorreram de uma candidatura ao programa Estágio Emprego do IEFP.

Segundo a Portaria n.º 204-B/2013, de 18 de junho, alterada pelas Portaria n.º 375/2013, de 27 de dezembro, Portaria n.º 20-A/2014, de 30 de janeiro e Portaria n.º 149-B/2014, de 24 de julho e o Despacho n.º 9841-A/2014, de 30 de julho e ainda segundo esta medida o IEFP tem 30 dias úteis para aprovar ou reprovar uma medida do Estado.

Então a minha situação é a seguinte:
No inicío de Fevereiro na minha tentativa de procura de emprego, recebo a resposta de uma empresa que para já não estavam a necessitar no entanto futuramente iriam ter essa necessidade. Mas nessa, altura iriam tentar alguém que estivesse por dentro da área, que já tivesse o minímo de experiência na actividade da empresa.
Perante esta situação, eu que estava a tentar reconverter a minha profissão (e tendo conhecimento que uma das finalidades dos estágios é essa), falei na possibilidade deste estágio, que assim já teria experiência e que seria realmente bom para ambos, visto o IEFP colaborar na formação dos estagiários.
Dia 4 de Abril a minha candidatura passa de em verificação para o estado em análise.
Até hoje continua em análise, já tentei várias vezes pedir esclarecimentos através da linha do centro de emprego (300 010 001, que desde março me fizeram um pedido de esclarcimentos reforçado várias vezes ao qual eu não tenho resposta ainda), tentei junto dos centros de emprego de Caldas da Rainha e Alcobaça que têm prestado um serviço atencioso (excepto o facto que não têm mais informações). Hoje foi a gota de água quando telefonei para a Direcção Regional de Lisboa e Vale do Tejo.
Aproveitei quando fui a empresa para fazer a chamada, quando pergunto pelo estágio a primeira coisa que me respondem é que só fornecem informações á entidade (o estagiário está desempregado, não pode arranjar outro emprego sem prejúrio de perder o estágio, mas não têm direito a saber nada da sua situação - esta é a mentalidade), por sorte e como estava na entidade o gerente da mesma estava perto de mim e eu passei-lhe o telefone. Então a resposta foi que já estava feita a análise técnica, tendo de ser ele a perguntar qual a decisão e obter a resposta a custo, e que tinha de esperar. Ora bem, acredito piamente que esta senhora quisesse que a entidade desistisse do estágio, afinal de contas era menos trabalho para ela.
O certo, é que para ela é igual, quem vai continuar desempregada sou eu, quem vai continuar a precisar de um estagiário é a empresa. Para ela, é apenas menos trabalho.
Esta reclamação não é acerca de um assunto, é acerca do não cumprimento da legislação por parte do IEFP sem ser penalizado; é acerca da falta de informação fornecida á entidade e ao estagiário durante o processo (como se fossem os mesmos que incumprissem prazos) e principalmente acerca do atendimento telefónico desta Sra. na Direcção Regional de Lisboa e Vale do Tejo, que pelos vistos não têm competências humanísticas para lidar com o público.

Data de ocorrência: 23 de junho 2016
Débora Rodrigues
30 de junho 2016
Situação Resolvida
Débora Elias Carvalho Rodrigues
Débora Rodrigues avaliou a marca
23 de agosto 2016

Bom dia, só agora vi o seu comentário. Sinceramente não sei. Apenas lhe posso dizer que enviaram email em resposta à minha queixa passado pouco tempo e comunicaram a decisão do estágio a 30 de Junho. Apenas posso dizer que a esse nível o IEFP esteve muito bem