IEFP

IEFP - Tentativa ignorada de justificação de ausência

Rui Francisco Reis Martins Pereira
Rui Pereira apresentou a reclamação
22 de maio 2018

Recebi, a 04-05-2018, uma convocatória para uma oferta de Emprego que exigia a minha deslocação ao Centro de Formação Profissional do Porto, localizado no Bairro do Cerco.
Dado o facto de 1) começar a exercer funções enquanto bolseiro de investigação em Junho, 2) a localização onde a minha presença era exigida ser pouco recomendável, e 3) morar a 500 metros de uma outra delegação do IEFP, optei por não estar presente.

Dirigi-me ao IEFP mais próximo da minha zona de residência, onde me foi dito que nada poderia ser feito a não ser contactar os responsáveis pela convocatória que me foi feita.

Assim o fiz, contactando o Serviço de Emprego do Porto, localizado na Rua Guedes de Azevedo. Contactei telefonicamente o respectivo IEFP, que não atendeu as chamadas nem as devolveu. Assim, optei por enviar um email (disponível em anexo) a 09-05-2018, onde solicito informações sobre a forma de justificar, formalmente, a minha futura ausência (que, à data, ainda viria a acontecer).

Ao meu email obtive apenas uma resposta automática, garantindo-me que o processo ia ser analisado.
Não obtive qualquer outra resposta do Serviço de Emprego do Porto.

Até ao dia de ontem, 21-05-2018, onde fui contactado pelo IEFP a informar-me que, devido à minha ausência injustificada, me tinha sido aplicada a sanção de anulamento da minha inscrição e impossibilidade de revalidação durante 90 dias.

Importa dizer que o email que me foi enviado ontem foi redigido pelo funcionário do IEFP que tentei contactar, em vão, a 09-05-2018.
Este mesmo funcionário, que aliás aparece listado como contacto/referência na convocatória que originou todo o processo, não mostrou o interesse ou a competência em responder ao meu email, atempadamente.
Por outro lado, esperou até estar completo o prazo de 5 dias úteis para a justificação da minha não comparência (de 14-05 até 21-05), para rapidamente me informar da sanção imposta.
Sanção que teria sido evitada, se me tivesse sido dada a oportunidade de me justificar. Se, para tal, o meu apelo a 09-05 não tivesse sido ignorado.
Acresce ainda, com maior gravidade, o facto do funcionário em causa (e que revelarei numa outra secção) ter ignorado durante 12 dias (de 09-05 a 21-05) o meu email, mas ter-me enviado, apenas na tarde de ontem (21-05), dois e-mails.

Foi graças à incompetência, desinteresse e sobranceria deste funcionário do IEFP que a minha inscrição no IEFP foi anulada durante 90 dias.
Pretendo assim, com esta reclamação, a reposição da minha inscrição nos serviços do IEFP e a apresentação de um pedido de desculpas da parte do funcionário em causa.

Data de ocorrência: 22 de maio 2018
IEFP
6 de agosto 2018
Ex.mo Senhor

Acusamos a receção da sua reclamação apresentada através do Portal da Queixa.

A resposta à questão colocada ser-lhe-á transmitida diretamente, pelos nossos Serviços, através do email disponibilizado na reclamação, uma vez que a matéria em causa é do foro privado.

Com os melhores cumprimentos
Rui Pereira
6 de agosto 2018
Boa tentativa, mas não..
Rui Francisco Reis Martins Pereira
Rui Pereira avaliou a marca
19 de março 2019

A reclamação não foi resolvida. O IEFP limitou-se a, essencialmente, insistir que tem razão e não justificar porquê.