IES International Education Services

IES International Education Services - Viagem cancelada e falta no reembolso

Paulo Veiga
Paulo Veiga apresentou a reclamação
21 de março 2020
Esta agência ou pseudo- agência, pois não é reconhecida pelo provedor do turismo de Portugal, celebrou um contrato de organização de uma viagem entre Lousada e Amesterdão em novembro de 2019, para os alunos da escola secundária de Lousada, a realizar entre os dias 2 e 6 de Abril. Após a confirmação da existência do número mínimo de pessoas interessadas, solicitou o pagamento da inscrição em dezembro de 2019, no valor de 200 euros e posteriormente mais um pagamento agendado para fevereiro de 2020, num valor de 250 euros. Faltaria ainda um terceiro pagamento a realizar em março no valor de 272euros.
No entanto, e em virtude da existência da pandemia do Covid 19, no passado 5 de março fui contactado pela empresa telefonicamente, a questionar se mantinha o interesse na viagem, o qual confirmado mais tarde e no próprio dia via e-mail.
No entanto dia 6 de março, recebi uma mensagem a informar que a viagem estava cancelada, pois não existia um número mínimo de pessoas interessadas devido a cancelamentos e que iriam tentar reembolsar o máximo do valor pago possível, o que é inacreditável, pois eu não cancelei a mesma..... No entanto dia 9 de março aparece o primeiro caso confirmado da pandemia, exatamente aqui na zona de Lousada, e posteriormente o cancelamento de todas as viagens pelo mesmo motivo.
Contactei já por diversas vezes a empresa a solicitar no reembolso total do valor pago, 450 euros, pois o dinheiro faz falta, principalmente a que não consegue ir trabalhar há 2 semanas pelos motivos expostos e sem sucesso.
Uma vez que até as companhias aéreas já informaram que procediam ao reembolso total dessas viagens, mesmo as companhias acordadas para a realização da viagem, easyJet e Ryanair, as quais contactei e prontamente me confirmaram essa possibilidade de reembolso total, não entendo porque motivo esta empresa não responde ou efetua o reembolso total.... Demonstra uma total incompetência e demonstram um lado de fraude e burla perante quem pagou o serviço.
Data de ocorrência: 21 de março 2020
Paulo Veiga
Paulo Veiga avaliou a marca
23 de março 2020

Foi devidamente esclarecida a questão.

Sr. Paulo Veiga,
Tenho uma situação em tudo similar em que a escola frequentada pelo meu filho também contratou com essa entidade IES uma deslocação à Suiça Genebra (CERN) e a escola agora informou que uma parte da verba retida, alegadamente correspondente ao valor do voo, não será, ao que tudo indica, ressarcida.
Já contestei tal.
Agradecia informação de como conseguiu resolver a questão-diretamente com a EasyJet? ou por outro meio? .
Cumprimentos

De norte a sul do país existem situações similares com esta empresa direcionada para as escolas, lamentavelmente o Ministério da Educação não tem uma intervenção na situação. Recordemos que todas estas viagens organizadas são "promovidas" pela comunidade docente, que de repente deixou de lutar pelos interesses dos alunos e encarregados de educação, que foram lesados a nivel nacional. Eram viagem de estudo. Já nem me estou a pronunciar pela atitude semelhante com as viagens de finalistas.