59.1
Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública
  • Av. da República, 57 - 6º
  • info@igcp.pt

IGCP - Atraso na entrega de extracto à data do óbito de aforrista

Luís Morgado
Luís Morgado apresentou a reclamação
7 de janeiro 2021 (editada a 14 de janeiro 2021)
No dia 3 de Dezembro de 2020 entreguei numa estação dos CTT o pedido de declaração dos certificados de aforro/tesouro detidos por meu pai à data do seu óbito e até hoje, 14 de Janeiro de 2021, ainda não recebi a respetiva declaração e não obtive resposta ao pedido de ponto de situação efetuado por email.
Esse documento é necessário para comunicação de óbito e pagamento de imposto de selo nas Finanças e a sua falta está a atrasar todo o processo de habilitação de herdeiros que tem um prazo para ser concluído.
Solicito que me enviem o mais rapidamente possível a declaração para poder concluir todo o processo ainda a tempo.
Data de ocorrência: 7 de janeiro 2021
IGCP
19 de janeiro 2021
Exmo. Sr.,

Relativamente à reclamação submetida por V.Exª. informamos que foi rececionado no IGCP o pedido de emissão de declaração de valores à data de óbito, no passado dia 6 de janeiro.
O prazo estimado do IGCP para a execução destes pedidos é cerca de 2 a 3 semanas após a data de receção, tendo a declaração em causa já ter sido emitida e expedida a 18-01-2021.
Adicionalmente, informamos que o prazo para entrega na AT da relação de bens é de 90 dias após o óbito.

Cumprimentos
Luís Morgado
Luís Morgado avaliou a marca
19 de janeiro 2021

Resposta eficiente, apesar de ter demorado um pouco acima das minhas expetativas