58.2
  • Av. da República, 57 - 6º
  • info@igcp.pt

IGCP - Habilitação de herdeiros sem resolução desde 5 abril 2021

Claudia L apresentou a reclamação
19 de julho 2021 (editada a 1 de setembro 2021)
No passado dia 5 de Abril de 2021 dirigi-me à estação dos correios de Odivelas para tratar do processo de Habilitação de Herdeiros da minha falecida mãe.
Entreguei todos os documentos que me solicitaram e mais tarde contactaram-me para que preenchesse mais um formulário relativamente aos dados necessários para incluir um novo movimentador nos certificados que herdei da minha mãe, que por lapso dos funcionários dos CTT não foi incluído correctamente. Já tentei contactar a estação dos correios sobre o assunto e a resposta é que não sabem ou nem sequer respondem. Não tenho qualquer tipo de informação por parte da estação dos Correios ou do IGCP quanto à resolução deste processo. Já tentei telefonar, enviar emails e não tenho qualquer resposta. O IGCP é uma entidade financeira que tem obrigações legais para com os seus clientes, nomeadamente transparência e obrigatoriedade de resposta num prazo adequado para o efeito. É um abuso o tempo que todo este processo está a demorar e na falta de informação/procedimentos da vossa parte. Outras entidades financeiras desbloquearam a situação muito mais rapidamente e não faz sentido que o IGCP também não o faça.
Data de ocorrência: 5 de abril 2021
3 de setembro 2021
Após a minha reclamação no portal imediatamente me contactaram para explicar os procedimentos seguintes. Disseram-me que todo o processo estaria concluído em breve. Já passou mais de um mês e ainda não recebi os certificados de aforro que são meus por direito. Quanto tempo mais terei de esperar para ter acesso ao que herdei? Dei entrada deste processo há quase 6 meses atrás!
6 de setembro 2021
Exma. Sra.,
O processo de habilitação de herdeiros em causa foi executado conforme pretensão apresentado e dado como concluído no passado dia 24/08.
Deverá receber brevemente o ofício que acompanha os certificados transmitidos por herança.
7 de setembro 2021
Muito obrigada pela resposta.
22 de setembro 2021
Exma. Sra.,
Informamos que o referido processo foi concluído a 24/08/2021, tendo sido remetido o devido ofício com os certificados a 06/09/2021.
Mais informamos que até à data de transmissão dos títulos aos herdeiros, o valor do capital em causa continua a capitalizar juros, não havendo qualquer perda de valores.
Assim, consideramos resolvida a situação que reporta.
1 de outubro 2021
Exmos. Senhores,
Agradeço o contacto, mas estão em falta alguns certificados de aforro. Qual é o contacto mais directo para vos contactar para vos informar dos certificados em falta? Obrigada
11 de outubro 2021
Exma. Sra.,
Conforme solicitado, o IGCP entrará oportunamente em contacto com V.Exª.
Relembramos que os contactos são – 21792330 – opção 1 ou info@igcp.pt
Claudia L avaliou a marca
14 de março 2022

procedimentos de habilitação de herdeiros a melhorar