59.1
  • info@igcp.pt

IGCP - Password de acesso a aforroNet

Miguel Vieira apresentou a reclamação
8 de abril 2020
Deixei de ter acesso através da Net á minha conta de aforro Net. Cada vez que tento entrar aparece uma mensagem dizendo que ou password está errada ou os números de validação do numero de contribuinte estão errados.
Á primeira vez ainda pensei que fosse erro meu , mas depois nas vezes seguintes , após ter solicitados novos códigos de acesso e na presença de meus familiares ( esposa e filho maior ) introduzi exactamente os códigos em questão ( password + 2 números do NIF) e continuo a ter a resposta que os códigos estão errados acabando por bloquear ao fim de 3 tentativas.
Já é a terceira vez que peço códigos. Cada vez que peço códigos fico duas semanas á espera , para depois acontecer exactamente a mesma coisa.
Depois de varias chamadas para o IGCP continuam-me a tratar como se fosse " um anormal " e que não sei que estou a fazer.
Tenho vários acessos de várias entidades online e só me acontece isto no site do IGCP , pois com certeza só me engano neste site.
O IGCP , não só não admite que possa haver um erro informático , como mostra uma total incapacidade de resolver o assunto e limita-se a dizer-me para fazer novo pedido de códigos. É
que faço e acaba por acontecer sempre o mesmo.
Entretanto não tenho nem acesso á conta nem a estratos nem a nada porque é tudo online. Como online não consigo aceder resumidamente , não tenho acesso a nada e ninguém parece se importar com assunto. Cada vez que se tenta falar com alguém responsável que tenha realmente poder de decisão e intervenção , é barrado o acesso. O que só convém porque assim ninguém chega a saber concretamente o mau estado de funcionamento dos serviços.
Será que me tenho que deslocar a Lisboa presencialmente para resolver assunto, pois parece que não o consigo fazer telefonicamente.? Até ia a Lisboa se soubesse que resolveria o assunto , mas tendo em conta a eficiência dos serviços temos que venha de lá da mesma maneira que fui.
Agradeço a resolução Imediata e Urgente do assunto.
Data de ocorrência: 8 de abril 2020
15 de abril 2020
Em resposta à sua reclamação efetuada através do portal da queixa pela qual nos solicita um contacto para resolução imediata e urgente informamos que efetuámos algumas tentativas de contacto telefónico, para o número que indicou, sem sucesso.
Após consulta à sua conta aforro verificámos que a mesma reúne todas as conduções para adesão ao serviço aforronet não apresentando nenhum problema informático ou qualquer outro que impeça a utilização do referido serviço.
A conta aforro em análise foi aberta em 04-12-2013, tendo aderido, pela primeira vez, ao serviço aforronet em 27-04-2014. Após receção da password ativou, com sucesso, em 09-05-2014 aderindo ao extrato eletrónico que ficou disponível a partir de 10-05-2014. Ao longo destes anos enganou-se em cinco ocasiões na inserção dos dados não tendo tido consequências, uma vez que não ocorreram de forma consecutiva (21-01-2016, 01-12-2017, 31-12-2018, 09-05-2019, 14-05-2019). Em 05-03-2020, durante o processo de autenticação, as suas credenciais foram inseridas duas vezes consecutivas de forma incorreta (o erro indicado corresponde aos 6 dígitos que compõe password ou a um dos números de contribuinte solicitado). Após estes dois erros voltou a atentar a autenticação em 13-03-2020 e pela terceira vez consecutiva um dos dados atrás indicados foi incorretamente preenchido dando origem ao bloqueio.
Após receção de nova password verificámos que tentou, em 27-03 efetuar a ativação da mesma não tendo este processo sido concluído.
De notar que, durante a ativação do acesso, são-lhe solicitados os seguintes dados:
Identificação de utilizar definida por si no ato da adesão, a password remetida pelo IGCP e dois números aleatórios do seu contribuinte. Depois de clicar no botão entrar, passa para a segunda página onde é obrigatório substituir a nossa password por uma à sua escolha de seis (6) algarismos que terá que inserir duas vezes, sendo a segunda para confirmar a primeira, aceitar as condições e ativar passando a ter acesso imediato à sua conta aforro.
Na expectativa de termos contribuído para o cabal esclarecimento e resolução do problema, cumprimentos.
16 de abril 2020
Bom dia
É incrível a resposta que continuam a dar é sempre a mesma. Já pedi três vezes consecutivas nova adesão e 3 vezes consecutivas após introdução do user name password e número de contribuinte o sistema bloqueia. Tive mesmo o cuidado de o fazer na presença de mais duas pessoas que confirmaram a introdução correcta de todos os dados e continuam a vir dizer-me que em 3 vezes consecutivas errei 9 vezes a introdução dos dados.
É lamentável que não admitam um possível erro informático associado á conta que leve ao bloqueio do sistema.
Na semana passada recebi novos códigos e aconteceu o que sempre acontece , isto é permite alterar a password , e para tal tenho que introduzir o código certo ( que recebi por correio ), portanto não há erro e aceita a mudança de password, depois quando vou sim entrar no sistema já com a nova password dá a mesma mensagem de sempre, que é erro de password ou números de NIF errados.
Já depois do aviso de duas tentativas erradas , ontem fiz a terceira tentativa e mais uma vez o sistema dá a mesma mensagem de sempre ficando bloqueado de vez.
Não tenho acesso á conta não a posso movimentar, não me resolvem o problema porque não o querem entender , passando sempre para o meu lado o erro.
Até á data e como referido não tive problemas e depois de repente , depois de vários pedidos sucessivos de passwords e tentativas de acesso eu continue a queixar-me do problema e o IGCP a achar que é erro da minha parte,ainda por cima as tentativas de acesso foram sempre feitas na presença de varias pessoas . Estamos todos errados , fazemos tudo mal. Será que perante este cenário ninguém ache estranho e se digne investigar e tentar perceber o que se está a passar ?
Não posso aceitar respostas a dizerem-me que erro consecutivamente os acessos ainda mais tendo sido feitos na presença de outras pessoas que confirmam a introdução correcta dos dados.
Quanto ao contacto telefónico , não recebi nenhum. Ontem estava ao telefone e vi que estavam a tentar ligar-me de um numero privado, como tal não foi possível retribuir chamada.
Se realmente existe boa vontade em resolver o problema e se eu não comigo falar com ninguém do IGCP , o IGCP que me ligue então e não desista ao fim de uma tentativa.
17 de abril 2020
Ainda que tenhamos tentado já entrar em contacto com V. Exa. por mais de uma vez, sem sucesso, conseguimos hoje contactá-lo para tentar resolver a questão que nos suscita.

Em primeiro lugar, queremos lamentar o sucedido e referir, tal como já o fizemos no passado, que a conta de V. exa. se encontra totalmente capacitada para adesão ao Aforronet e que não detetámos qualquer erro ou anomalia no sistema que impeça ou limite o uso das muitas centenas de utilizadores que diariamente acedem ao Aforronet.

No contacto telefónico estabelecido foi possível a V. Exa. efetuar uma nova adesão, com uma nova “identificação de utilizador” que deverá guardar, pois é com essa identificação que efetuará a ativação e posteriormente a autenticação sempre que queira aceder ao Aforronet.

Conforme combinado, quando receber a password que será de imediato expedida por correio (estamos dependentes dos prazos de expedição dos CTT), agradecemos o seu contacto para podermos ajudar no processo de ativação e verificar que não haverá qualquer problema.

Para o IGCP é importante V. Exa. ser um aderente ao Aforronet.

Com os nossos cumprimentos.
30 de abril 2020
Exmo. Sr. Miguel Vieira,
Após o diálogo mantido foi possível superar todos os constrangimentos antes ocorridos com a autenticação no acesso ao AforroNet, pelo que agradecemos a compreensão de V. Exa. e estamos sempre ao dispor para qualquer esclarecimento que julgue conveniente.

Com os melhores cumprimentos
Miguel Vieira avaliou a marca
4 de maio 2020

O problema encontra-se finalmente resolvido e bem resolvido após alguns contactos por parte de um Técnico do IGCP extremamente competente , paciente e com realmente vontade em resolver o problema.É o que sempre precisamos quando pedimos ajuda. Os bons profissionais existem , possivelmente são poucos , mas a vontade de resolver e ajudar o utilizador também tem que existir e muitas vezes é o que falta aquele que está do outro lado do telefone ou do computador que vê a reclamação , como apenas mais uma e o utilizador como apenas mais um e limita-se ou a responder o pouco que sabe ou a enviar E-mails com respostas formatadas , sem se quer tentar resolver verdadeiramente o Problema. Muito texto que não resolve nada. Posso dizer que finalmente tive alguma sorte em realmente encontrar uma pessoa que se interessou, que procurou , que quis resolver e que resolveu a questão. Deixo aqui o meu testemunho. Parabéns à pessoa e ao IGCP por ter essa pessoa nos seus quadros. De 4 pessoas com que falei apenas uma resolveu finalmente o que deixa uma taxa de eficiência muito baixa para o IGCP.

Boa noite estou exactamente com o mesmo problema desejava saber como o poderia resolver obrigado

Estamos em 2023, e problema exatamente igual, já recebi por carta mais de códigos, e após a alteração da password, vem sempre a o alerta de que introduzi a password errada. Ligar para a linha de atendimento, ninguém atende após mais de 10 tentativas em vários dias dentro do horário de atendimento.

Maio de 2023 e o problema mantém-se... até parece propositado, e tratando-se de um serviço promovido pelo estado controlado por políticos, seria de espantar que não seja intencional.
Quem sabe, estarão a preparar-se para roubar os fundos de quem investe o pouco que tem ou para não pagar os juros devidos.