58.2

IGCP - Reembolso certificados de aforro

Carmen Soares Bento Sousa
Carmen Sousa apresentou a reclamação
18 de setembro 2021
No passado dia mês de Maio de 2021 dirigi-me à estação dos correios de Vialonga para tratar do processo de Habilitação de Herdeiros da minha falecida mãe.
Entreguei todos os documentos que me solicitaram e mais tarde contactaram-me para entregar o verso da certidão de habilitação de herdeiros uma vez que por lapso não o fotocopiaram corretamente. Após a entrega de toda a documentação, para que autorizem o reembolso para a conta da herdeira, neste caso eu, para a conta cujo o IBAN consta no processo, assim como a habilitação de herdeiros, ainda não obtive resposta. Já tentei contactar a estação dos correios sobre o assunto e a resposta é que não sabem ou nem sequer respondem. Não tenho qualquer tipo de informação por parte da estação dos Correios ou do IGCP quanto à resolução deste processo. Já tentei telefonar, enviar emails e não tenho qualquer resposta. O IGCP é uma entidade financeira que tem obrigações legais para com os seus clientes, nomeadamente transparência e obrigatoriedade de resposta num prazo adequado para o efeito. É um abuso o tempo que todo este processo está a demorar e na falta de informação/procedimentos da vossa parte. Outras entidades financeiras desbloquearam a situação muito mais rapidamente e não faz sentido que o IGCP também não o faça
Data de ocorrência: 3 de maio 2021
IGCP
22 de setembro 2021
Exma. Sra.,
Informamos que o processo de habilitação de herdeiros que refere foi rececionado no IGCP a 25/08/2021, através dos serviços centrais dos CTT.
Este tipo de serviço, análise e execução de processos de habilitação de herdeiros, está a demorar aproximadamente 30-45 dias após receção da respetiva documentação no IGCP. Contudo, esperamos ser mais breves.
Lamentamos as dificuldades que reporta no atendimento telefónico, considerando o elevado de número de contactos telefónicos, não tem sido possível satisfazer a totalidade dos mesmos. Tomamos a liberdade de sugerir que privilegie o contacto eletrónico com o IGCP.
Informamos, por último, que, à exceção da receção do referido processo, não foi rececionado nenhum email proveniente de V.Exª..

Melhores cumprimentos,
IGCP