58.2
  • info@igcp.pt

IGCP - Tempo excessivo para resgate

Nuno Duarte
Nuno Duarte apresentou a reclamação
26 de outubro 2020 (editada a 27 de outubro 2020)
O meu pai, faleceu a 17/6/2020.
Tinha certificados de aforro.
Para iniciar o processo de habilitação de herdeiros pedi no final de Julho extracto à data do óbito. Recebi no final de Agosto. Um mês para fornecer extracto!
A 1/9/2020 entreguei processo de habilitação de herdeiros nos CTT.
Deu entrada no IGCP a 2/10/2020.
Em 2 bancos, em que o meu pai tinha conta e valores depositados, os processos demoraram cerca de semana e meia a estarem resolvidos. Ou seja, "o seu a seu dono" no Privado funcionou.
Como é possível o Estado reter o dinheiro tanto tempo?
Pretendo saber quanto mais tempo vai demorar o processo de resgate dos certificados de aforro, pois necessitamos de fazer face a despesas decorrentes do óbito do meu pai.
Obrigado.
PS: já sei que me irão responder o mesmo que enviam a todos os que reclamam sobre esta morosidade, isso a mim não resolve as despesas a que eu e a minha mãe viúva temos tido decorrentes do falecimento do meu pai.
Data de ocorrência: 26 de outubro 2020
IGCP
29 de outubro 2020
Exmo. Sr., Nuno Duarte

Informamos que a documentação rececionada a 02/10/2020, referente ao processo de habilitação de herdeiros por óbito do Sr. Vítor Manuel Dinis Duarte, já foi analisada e constituído processo com o nº.1729/20.
O processo aguarda neste momento o devido despacho pelo que contamos até ao final da próxima semana poder executá-lo conforme pretendido e concluí-lo.

Melhores cumprimentos