16.2

IHRU - Está a enganar cidadãos necessitados

.Alex Marques
.Alex Marques apresentou a reclamação
5 de junho 2020
É com imensa decepção que vos falo sobre o descaso ao cidadão deste órgão governamental IHRU. Ausência de respostas aos cidadãos, repetidas desculpas enganosas, ineficiência do sistema, falta de contingente para a análise dos processos, incompetência administrativa, omissão do motivo dos atrasos nas análises dos pedidos de apoio, entre outros. Provavelmente não existe uma entidade fiscalizadora do respectivo órgão IHRU. Alguns órgãos portugueses estão acima da lei, fazem sua própria interpretação da lei e às cumprem como acham conveniente, o incumprimento da Lei n.º 4-C/2020 de 6 de abril de 2020 é mais um exemplo vivo disso. Enquanto o governo se mostra piedoso, preocupado e favorável em criar leis humanitárias para apoiar seus cidadãos mais necessitados, ao mesmo tempo não disponibiliza nenhum recurso de fiscalização às mesmas leis.

O respectivo órgão em questão IHRU disponibilizou em sua plataforma on-line, um tipo de adesão eletrônica cansativa, dificultosa e propícia a erros de interpretação no preenchimento do cadastro e no envio dos documentos solicitados. Isso fez com que várias solicitações fossem feitas por via postal. Estes pedidos efetuados por via postal também estão com ausência de resposta em grande proporção.

Efetuei meu primeiro pedido número 445 ao IHRU em meados de abril e no dia 21/04/2020 foi rececionado pelo IHRU obtendo primeira resposta 6 dias depois. No dia 04/05/2020 fui orientado a reformular novo pedido. Efetuei meu segundo pedido número 1434 ao IHRU que foi rececionado no dia 05/05/2020 e no dia 07/05/2020 orientado a reformular novamente novo pedido. Efetuei meu terceiro pedido número 1524 ao IHRU que foi rececionado em 08/05/2020. Liguei ao referido órgão IHRU por várias vezes após último pedido e não obtive mais resposta alguma do IHRU. Após atendimento telefônico de espera demorada, só informam para aguardar e nada mais.

Me sinto totalmente desrespeitado e enganado pelo IHRU, possuo todos os documentos e condições necessárias para obtenção do mencionado apoio e mesmo assim a lei não tem nenhum valor perante ao IHRU. Vejo não só o meu caso mas vários outros casos na mesma situação. O IHRU ainda não se manifestou em resposta às reclamações e nem sequer informou em nota quantas famílias já foram beneficiadas, atendidas pelo apoio às rendas. Possuo todas as gravações telefônicas feitas ao atendimento IHRU, enviei e-mail para o gabinete do ministério da habitação e ponho-me a disposição para quaisquer esclarecimentos. Aconselho a todos que encontram-se na mesma situação a também fazerem sua reclamação junto ao portal da queixa, assim poderemos mensurar quantos estão sendo enganados.

Desafio o IHRU a se manifestar em resposta e a resolver meu problema, desafio o IHRU a revelar os reais motivos de tanta procrastinação e omissão aos cidadãos portugueses e estrangeiros no que diz respeito aos processos de obtenção de apoio às rendas no âmbito da pandemia Covid19 e Lei n.º 4-C/2020.

Meus cumprimentos,
Att.:
Alex Marques
Data de ocorrência: 5 de junho 2020

O Senhor mande um e-mail para: economia@lusa.pt e os jornalistas encarregam-se das perguntas a dita Ministra dos enganos.

Tânia Oliveira mandei email para ecomomia@lusa.pt e descaso na mesma.

Alex Marques estou na mesma situação ja fiz queixa no Portal da Queixa e agora recorri a provedora da justiça e até agora nada. Na hora de roubarem os nossos descontos estão logo aí, agora na hora de ajudar é so da boca para fora, porque na real, não se vê nada. É o país que temos, é vai tudo para o bolso dos grandes

Estou com mesmo problema, meu último pedido foi dia 18/05/20 não sai do estado inicial, liguei 4 vezes ninguém resolve nada, me disseram para enviar um e-mail envie o 5 nunca fui respondido. Uma total falta de respeito.

Temos o DEVER de levar todo o assunto aqui exposto a Comunicação Social. A Dra. Isabel Maria Martins Dias Presidente deste Instituto DEVE explicações as pessoas, ao estado, ao governo.