Ikea Portugal - Móveis e Decoração, Lda

IKEA - Alteração do agendamento acordado para montagem de cozinha

Alda Pereira Coelho
Alda Coelho apresentou a reclamação
13 de setembro 2019
Efectuei a compra de uma cozinha e respectiva montagem agendada para 16/09/2019.
No dia 09/09/2019 recebi uma sms de que o material estava a ser recolhido em armazém. No dia 10/09/2019 telefonei e informaram-me que a sms era automático e só teria importância para mim se o material fosse para levantar, mas uma vez que era com montagem o material seria entregue na data do agendamento para montagem e confirmaram-me o dia 16/09/2019. No dia 11/09/2019 telefonaram-me do IKEA a informar que o material estava atrasado e que a montagem só poderia ser efectuada no dia 27/09/2019 eu referi que já tinha recebido a informação de que o material estava a ser recolhido em armazém ao que refutaram que era um armazém estrangeiro.
1ª Conclusão
As informações que recebi são em absoluto contraditórias e a ser verdade gostaria de saber qual o meu interesse em saber que o material estava a ser recolhido em armazém estrangeiro.

Sucede o seguinte: o apartamento onde vai ser montada a cozinha está em obras de remodelação cujo terminus é para 26/09/2019 se efectivamente fosse montada na data prevista estaria lá o empreiteiro e seria facilmente reposta qualquer desconformidade, uma vez que não está, foi me pedido por este para que fosse lá um técnico do IKEA para ver se estava tudo bem, por isso hoje, 13/09/2019, dirigi-me aos vossos serviços de apoio ao cliente para saber se em virtude de terem alterado a data de montagem poderiam enviar um técnico para fazer a avaliação pretendida, foi-me dito que tal pretensão era impossível de satisfazer.
2ª Conclusão
Existe uma mudança unilateral (pelo IKEA) na data do agendamento relativo à montagem, e, não existe o mínimo empenho em resolver a situação do cliente originada apenas e exclusivamente pela referida alteração. O que me leva a concluir que a satisfação do cliente é coisa que não vos assiste mesmo quando essa insatisfação resulta de actos vossos.

Acresce o seguinte:
A alteração da data implica para mim um prejuízo de no mínimo 650€ pois a casa iria ser ocupada impreterivelmente no dia 01/10/2019, conforme contrato já realizado, como sempre fiz constar em todo o processo ao longo do atendimento na compra da cozinha, assim sendo e porque a cozinha só estará pronta em data bastante posterior envidei esforços no sentido de fornecer alojamento para o mês de Outubro da qual possuo o recibo.
3ª Conclusão
Tenho conhecimento que se dependesse da minha parte a alteração do agendamento teria de pagar o tempo em que o material ficasse retido no vosso armazém, da mesma forma espero que me sejam pagos os custos despendidos em razão da vossa alteração do agendamento.
Data de ocorrência: 13 de setembro 2019
IKEA
8 de março 2023
Estimado cliente,

Obrigado, desde já, pela partilha da sua experiência com a IKEA.

Estamos ao dispor para qualquer dúvida ou esclarecimento adicional.

Atenciosamente,

Serviço de apoio ao cliente

IKEA Portugal