Ikea Portugal - Móveis e Decoração, Lda
  • EN 250 Rua 28 de Setembro Frielas
    Loures, Lisboa 2660-001

IKEA - Deixou de ter capacidade para prestar um serviço sequer razoável ao cliente

Patrícia
Patrícia apresentou a reclamação
28 de setembro 2022
Temos realizado várias compras no IKEA, inúmeras, sobretudo a nível de mobiliário. A marca era conhecida por ser rápida, prática, imediata e é por isso que é comprada. Não é pela qualidade, durabilidade ou resistência dos produtos, é sim pela capacidade de ser ágil. Era. Porque já não é. Devido a inúmeros problemas em entregas e ainda mais problemas a nível de stock, o iKEA deixou de ter capacidade para prestar um serviço sequer razoável ao cliente. Pior do que a falta de stock é a fraca capacidade para resolver problemas e a nula agilidade em ter soluções.
Depois de vários problemas com algumas entregas, nomeadamente em prazos, stock, que fomos tolerando, acontece um episódio mais desconfortável, em que encomendámos uma cama e não existia estrado nem previsão para chegar. Comprámos na mesma e aguardámos, aguardámos, com todos os alertas ligados. O estrado não chegou e optámos por comprar em segunda mão, senão estaríamos semanas a fio a dormir no chão. Tolerámos esse ponto porque compreendemos que poderão existir vários problemas de stock e é difícil gerir. Mas a situação limite acontece no dia em que compramos um sofá, obviamente de forma inteira, imediata e a 100% e nos é dito que chega 20 dias depois da compra. Tínhamos alguma urgência, mas pareceu-nos razoável porque não havia de facto stock e em todos os locais próximos da nossa área de residência verificámos que não existia stock/disponibilidade de produto. Acontece que, (apesar de no site não haver sequer previsão de stock nas lojas da nossa área de residência, como costuma haver) entretanto, percebemos que surgiu stock em mais do que uma loja, nomeadamente na nossa área de residência, e stock relativamente abundante. Ligamos para o atendimento ao cliente e é-nos dito que teremos de aguardar até ao dia previsto, de qualquer modo, e é mostrada uma inflexibilidade gigante. É completamente incompreensível que existindo stock, e sobretudo nesta área de residência, em mais do que uma loja, tenhamos de aguardar todos os dias que ainda faltam para receber o sofá, quando o comprámos inteiramente há já muitos dias. Recebemos a capa de uma parte do sofá, o que equivale a uns 5% do sofá. Da próxima vez, talvez se pagarmos 5% apenas no início da compra, seja uma aquisição mais justa. Tivemos muita paciência, mas neste caso, não há forma de entender, e mais, não há motivo para perceber como é que, depois de termos sido tão flexíveis com a marca, não existe uma solução VIÁVEL e DECENTE para quem compra ikea. Não há, aliás, motivos para voltar a comprar, e muito menos motivos para recomendar ou fazer uma apreciação que não seja muito, muito negativa. Porque, aparentemente, o design, não é para todos. E muito menos para os que gostariam de, ainda em 2022 sentar- se num sofá que já pagaram.
Data de ocorrência: 21 de setembro 2022
IKEA
12 de janeiro 2023
Estimada cliente,

Antes de mais, agradecemos a sua exposição, a qual mereceu a nossa melhor atenção e consideração.  .

Através dos nossos registos, verificámos que a sua encomenda foi entregue no dia estipulado por si.Neste sentido, ainda que compreendamos a situação, consideramos tudo ter feito por forma a cumprir com todas as obrigações legais e contratuais a que nos encontramos adstritos.

Mantemos a nossa inteira disponibilidade em esclarecer qualquer questão futura, esperando também que continue a honrar-nos com a sua preferência.

Atenciosamente,
Serviço de apoio ao cliente
IKEA Portugal
Patrícia
12 de janeiro 2023
Não há muito a dizer. Como a maior parte das pessoas, e como é normal, não vamos perder mais tempo em respostas de um lado para o outro, e é disso que a marca de faz valer. Passar entre os pingos da chuva, em bom português. Mas que fique registado que a situação não está nem ficou resolvida. A consideração continuou a ser zero. As palavras de justificação não são verdadeiras. Acabámos por reagendar um dia, completamente obrigados a isso mesmo, sendo muito depois do que seria suposto, que fazia sentido, existindo stock é uma compra fechada.
A maior honra que vos podemos dar é não voltar a comprar IKEA, porque certamente teriam mais reclamações para responder. Não agradeçam.

O ikea está muito mau e também não aconselho, a continuar a não respeitar os clientes vai perder clientes, pode ser que assim tenham mais consideração .
Eu não vou comprar mais no ikea.