Ikea Portugal - Móveis e Decoração, Lda
  • EN 250 Rua 28 de Setembro Frielas
    Loures, Lisboa 2660-001

IKEA - Encomenda cancelada depois de mais de metade dos artigos não ter chegado

Rita
Rita apresentou a reclamação
29 de março 2021
Estou neste momento a aguardar resposta à mensagem que deixei ao IKEA nas redes sociais, mas como não tenho muita esperança que a situação seja resolvida, deixo aqui o resumo da minha experiência com eles durante o mês de Março:
No dia 6 de Março, fiz uma encomenda de 5 artigos pelo site do IKEA e pedi que me fosse entregue no dia 10 de Março entre as 9h e as 19h (infelizmente a opção de encomendar e ir buscar à loja não estava disponível, sendo que a única opção disponível era pagar 12€ a mais para que as coisas me fossem entregues por correio em casa). Dia 10 de Março fiquei o dia todo à espera e nada. Reclamei em como as coisas não tinham chegado, passou-se uma semana e nem resposta à minha queixa nem qualquer notícia sobre os produtos que tinha pago. Dia 17, liguei para o call center para ver se conseguia ter alguma informação para além de que a encomenda estava “em trânsito” e a senhora que me atendeu, com toda a simpatia, basicamente disse-me que o pedido estava em distribuição mas que não conseguia localizar onde se encontrava a encomenda e pediu desculpa pela situação. Que a encomenda estava em distribuição eu já sabia porque dava pra ver no site, mas onde exatamente estava a minha compra 7 dias depois da data de entrega?
Dia 19 lá me tocaram à campainha - dos CTT - para me entregar 2 dos artigos. Houve alguma esperança que o resto não demorasse a chegar, mas quarta-feira, dia 24, continuava sem mais de metade da encomenda. Liguei para os CTT para ver se a minha encomenda estava com eles e se me conseguiam ajudar e disseram que não tinham nada com eles mas que num site qualquer dizia que era a DHL a fazer a entrega, contactei a DHL e fui informada que não encontram nada com os meus dados e sugeriram pedir ao IKEA o numero da Carta de Porte para tentarem ajudar-me. Assim o fiz, dia 25, contactei pelo chat do próprio site e responderam-me que os artigos (20 dias depois) "ainda não se encontram com os CTT mas deverão ser entregues aos mesmos nos próximos dias. Como tal pedimos que aguarde a entrega da encomenda". No dia seguinte, dia 26, recebo email a falar em nota de crédito, vou ver o estado da minha encomenda e está "Cancelada“ (sem qualquer aviso ou justificação). Ou seja, eu reclamo que não consigo saber onde está a minha encomenda que está 2 semanas em atraso, dizem-me para aguardar que já a vão enviar e depois cancelam a encomenda sem mais nem menos.
Resumindo, passaram 20 dias a arrastar as coisas e em vez do meu pedido eu fico a questionar-me: Porquê tanto tempo primeiro sem responder e depois a pedir para esperar quando no fim, sem qualquer aviso ou explicação, me cancelam a encomenda? Porque é que cancelaram a encomenda que eu fiz no dia a seguir a dizerem-me que o resto das coisas iam ser enviadas? Foi porque não tinham o material que eu pedi e paguei? Se não tinham esse material, não o sabiam logo no dia ou pouco depois de eu ter feito a encomenda em vez de andarem quase 1 mês a adiar? Se não havia material não podiam informar ou pedir a outra loja? Enquanto cliente fiquei bastante desagradada com o serviço (não) prestado pelo IKEA em Lisboa. O intuito principal da minha compra no IKEA era uma cadeira de escritório. Eu encomendei propositadamente do IKEA unicamente porque podia encomendar mais coisas ao mesmo tempo e só aceitei os 12€ a mais porque pelo preço me conseguiam trazer várias coisas que eu precisava. No fim, fiquei 20 dias à espera de uma encomenda que me foi cancelada e ainda paguei 18,60€ para uma almofada de 5€ e um kit de cozinha de 1,60€ me ser entregue em casa. Sinto-me enganada porque achei que podia comprar tranquilamente no IKEA e afinal não. Se soubesse que as coisas iam acabar assim tinha esperado os mesmo 20 dias para que as lojas começassem a abrir e ir comprar a outros sítios em vez de ficar a perder tempo com o IKEA.
Disto tudo, a única coisa positiva foi a simpatia dos colaboradores (apesar de não ter sido muito prestável no final de contas).
Data de ocorrência: 29 de março 2021
IKEA
8 de março 2023
Estimado cliente,

Obrigado, desde já, pela partilha da sua experiência com a IKEA.

Estamos ao dispor para qualquer dúvida ou esclarecimento adicional.

Atenciosamente,

Serviço de apoio ao cliente

IKEA Portugal