Ikea Portugal - Móveis e Decoração, Lda

Diogo José Carvalho de Vasconcelos
Diogo Vasconcelos apresentou a reclamação
28 de dezembro 2019
O meu nome é Diogo Vasconcelos e
vou trabalhar e viver para Lisboa no dia 2 de janeiro, pelo que agilmente efetuei o pagamento da minha encomenda no dia 20 de dezembro, por forma a mobilar a minha futura casa no dia 28 (diga-se o básico para a salubridade de um ser humano). Agendei com as pessoas que me iriam apoiar na montagem e efetuei ainda o contacto com outros profissionais para poder resolver todas as questões inerentes à mudança no dia de amanhã (vivo e trabalho no Porto). Reservei Hotel para passar a noite de 28 para 29 em Lisboa, e, desta forma, conseguir realizar todas as tarefas.
Ontem, dia 27, pelas 21h15, recebi um telefonema a dar-me conta de que não seria possível efetuar a entrega, justificando com rutura de stock.
Para além de ser completamente inadmissível este tipo de justificação/timing por uma empresa como o Ikea, esta alteração terá implicações sérias na minha vida pessoal e profissional, pois terei que começar a trabalhar, imperativamente, no dia 2 de janeiro, em Lisboa.
Apesar de todo este embaraço, tentei, de alguma forma, amenizar os estragos e sugeri a recolha dos produtos, eu próprio, na loja de Alfragide, no dia 29, domingo. Inicialmente, pelo telefone, foi-me dito que poderia dirigir-me à loja e mostrar a encomenda para que pudessem fazer a "troca" de método de entrega. Todavia, após questionar o operador telefonico (ja da loja de Alfragide numa chamada efetuada por mim), foi-me comunicado que não seria possível esta resolução, pois teria que aguarda a devolução do montante pago via plataforma online. Acontece que não tenho o montante disponível para realizar nova compra e aguardar o reembolso. Após comunicar este imbróglio, foi-me transmitido que não existia outra forma.
Estou bastante desiludido com o Ikea, uma marca que gasta anualmente milhões de euros em comunicação com o objetivo de tranmitir os ideais de solidariedade, familiaridade e entreajuda, afinal não tem a mesma postura para com os pequenos clientes que realmente confiam e dependem dos seus serviços.
Quero deixar claro que irei expor a situação às entidades competentes em Portugal, bem como aos diferentes stakeholders.
Data de ocorrência: 28 de dezembro 2019
IKEA
8 de março 2023
Estimado cliente,

Obrigado, desde já, pela partilha da sua experiência com a IKEA.

Estamos ao dispor para qualquer dúvida ou esclarecimento adicional.

Atenciosamente,

Serviço de apoio ao cliente

IKEA Portugal

Ou seja como diz o ditado "por a carroça a frente dos * PROIBIDO *" foi comprar mobília uma semana antes de se mudar pra Lisboa ...

Ahhh, era suposto dormir no chão ?
Não sabia que era assim na Capital...

28 de dezembro 2019

Caro Diogo,
O que o Alexandre queria dizer possivelmente, é o escassez de tempo para fazer isso, 1 semana é demasiado arriscado... O Diogo deveria na minha opinião ter garantido o stock dos itens que pretendia junto da IKEA. Cumprimentos

Boa tarde Carlos,
Arranjar casa em Lisboa já não é, por si só, um processo fácil. Depois, após várias visitas (não esquecer que sou do Porto) a imóveis encontrei casa (e sim, Arranjar casa em Lisboa com 20 dias de antecedência sem ter de pagar o mês de dezembro é um feito). Apenas após ter assinado o contrato e ter as chaves e que efetuei a compra dos produtos (com confirmação em loja da existência dos mesmos), como qualquer pessoa de bom senso faria (arranjar imóvel, assinar contrato e, posteriormente, comprar mobília).
O mais insólito nisto tudo é que de facto os produtos estão disponiveis em loja, mas como foi feita a compra online, os mesmos vêm de Espanha, segundo o Ikea.