Ikea Portugal - Móveis e Decoração, Lda

IKEA - Ikea recusa garantia / troca perante eletrodoméstico que funciona mal

Silvia P
Silvia P apresentou a reclamação
29 de março 2021
Adquiri a 18.11.2016, no Ikea de Alfragide, um conjunto de eletrodomésticos para a cozinha, entre os quais um combinado Isande (Doc nº FAC 00101320160060/296).
Fui, na altura da compra, aconselhada por uma funcionária da loja de Alfragide. O combinado, que na verdade é low frost, e não no frost conforme pretendia e fui informada, oscila, na zona do frigorífico, entre períodos de congelação e descongelação. Ao descongelar, acumula água que tem de ser constantemente recolhida ou também esta congela, queimando e apodrecendo os alimentos guardados na zona da gaveta dos legumes.
Ultimamente, com ou sem água, os alimentos guardados na base das gavetas dos legumes aparecem congelados, suponho que pela baixa temperatura sob as gavetas.
Mais acima, na zona das prateleiras, já tive casos de iogurtes, pudins, sopas, frutas, entre outros, parcialmente congelados, cujas fotos foram enviadas ao Ikea para análise. Se guardo um melão ou melancia no frigorífico, ou outro legume ou fruta de grande porte (estes não cabem nas gavetas), parte dos mesmos é queimada e tem que ser mandada para o lixo. Já desperdicei muitos alimentos devido ao mau funcionamento deste eletrodoméstico.
Desde então já apresentei, quer presencialmente na loja Ikea, quer por e-mail um sem número de reclamações e, até hoje, não tenho o assunto resolvido. Passaram mais de 4 anos.
Recebi 2 visitas da empresa que dá assistência à marca, cujo técnico referiu ser normal o funcionamento descrito, uma vez que se trata de um aparelho low frost e não no frost. Na última visita o técnico alterou ligeiramente a opinião, culpando a instalação do frigorífico pelo seu desempenho deficiente.
O valor, 699 Euros, é demasiado alto para um frigorífico que, ao invés de preservar, estraga os alimentos.
Por ter tantas vezes contactado em vão o Ikea, apresentei a situação através do Livro de Reclamações.
Em resposta à minha reclamação, o Sr Paulo Resende do Serviço de Apoio ao Cliente respondeu-me que a garantia do meu eletrodoméstico é apenas de 2 anos - o que é falso - inviabilizado a solicitada activação da garantia de qualidade.
CONVÉM SUBLINHAR QUE O ELETRODOMÉSTICO AINDA ESTÁ NA GARANTIA, embora o Ikea esteja há mais de 4 anos a empurrar a garantia com a barriga. Será o objectivo deixar passar os 5 anos?
Tendo recebido esta resposta à minha reclamação, voltei a apresentar nova Reclamação no Livro de Reclamações Online. Expliquei que a garantia do combinado Isande é de 5 e não de 2 anos, como aliás se pode ver online mas, surpresa das surpresas, o Sr Paulo Resende, responde: "reiteramos a nossa posição inicial e sobre a qual nada mais temos a acrescentar ao
que foi inicialmente comunicado.".
Não me agrada a atitude do Ikea. Estou há mais de 4 anos a tentar resolver este assunto, conforme referi, e as respostas que me deram, e que são falsas, demonstram uma enorme falta de respeito.
Agradeço que a situação seja de alguma forma resolvida. Estou disponível para vos reenviar as fotografias anteriormente apresentadas bem como comprovativos dos vários contactos anteriormente estabelecidos.
Obrigada pela atenção.
____________________________________________________________________
Data de ocorrência: 29 de março 2021
IKEA
8 de março 2023
Estimado cliente,

Obrigado, desde já, pela partilha da sua experiência com a IKEA.

Estamos ao dispor para qualquer dúvida ou esclarecimento adicional.

Atenciosamente,

Serviço de apoio ao cliente

IKEA Portugal
Silvia P
Silvia P avaliou a marca
26 de outubro 2021

Péssimo apoio ao cliente

O ikea não quer saber. 4 anos??? Acho que é mesmo um serviço do pior. Comprar no Ikea é um pesadelo