Ikea Portugal - Móveis e Decoração, Lda
  • EN 250 Rua 28 de Setembro Frielas
    Loures, Lisboa 2660-001

IKEA - Não permitida a entrada de criança com autismo e necessidades especiais

Helky Silva
Helky Silva apresentou a reclamação
15 de fevereiro 2020
#indignação Infelizmente o IKEA Loures não respeitam as "Necessidades Especiais" de crianças com Deficiência. Não preparam os funcionários para serem sensíveis com a inclusão, no espaço Infantil para brincar. Meu filho Com Autismo, não verbal! As regras deles foram feitas, excluindo e desrespeitando as particularidades que uma criança com Autismo Severo tem. Ontem dia 14/02 meu filho queria entrar para brincar, por alguns instantes, sem exceder 10min a sua ansiedade pode ser de acordo... Más ele estava com seu telemóvel jogando e não havia acordo para o deixar comigo. O espaço estava vazio, ele seria o único, a funcionária não permitiu que ele entrasse com o telemóvel, falou que era as normas, as regras. Essas crianças não entendem das "regras sociais" tão específicas. No entanto não tinha esta informação em nenhum ponto visível, proibindo ele ficar com seu jogo enquanto entrava na área de brincar. Ele entrou em stress, porque queria entrar e não entendia e também não queria ir embora. A funcionária chamou outro colega que também não teve nenhuma sensibilidade ao ver o desespero do meu filho em querer entrar. Isto não é INCLUSÃO. "Inclusão social é oferecer oportunidades iguais de acesso a bens e serviços a TODOS."
#Autismo #RespeitoasNEspeciais + #Sensibilidade #IKEAPortugal #EsefosseseuFilho
Data de ocorrência: 15 de fevereiro 2020
IKEA
8 de março 2023
Estimado cliente,

Obrigado, desde já, pela partilha da sua experiência com a IKEA.

Estamos ao dispor para qualquer dúvida ou esclarecimento adicional.

Atenciosamente,

Serviço de apoio ao cliente

IKEA Portugal
15 de fevereiro 2020

infelizmente não é só no ikeia é no pais inteiro muito poucos Portugueses são sensíveis aos nossos filhos especiais

Ver perfil de
15 de fevereiro 2020

O Autismo é incompreendido pela generalidade das pessoas, bastando que não tenham contacto directo com esse transtorno.

Como uma Mãe (Luisa) disse:
"A sociedade não é inclusiva e sinto isso todos os dias em que saio com os meus filhos para o mundo", comenta. Sente que são o centro das atenções. "Gostava de poder levar os meus filhos a mais locais públicos, sem ter de me preocupar se vou incomodar as outras pessoas. Gostava que a educação deles tivesse especialmente em linha de conta a sua autonomia como pessoas." Mas não é fácil, nada fácil"
in https://www.educare.pt/noticias/noticia/ver/?id=15135&langid=1