Ikea Portugal - Móveis e Decoração, Lda

IKEA - Incumprimento na devolução de um pagamento

Inês Viseu
Inês Viseu apresentou a reclamação
9 de dezembro 2019
No passado dia 20/11/2019 efetuei uma compra no Ikea de Alfragide e solicitei que a entrega dos produtos fosse efetuada no distrito da Guarda. A entrega ficou agendada para o dia 6/12/2019 no horário das 10h às 14h. No dia 05/12/2019 às 16h57 contactei o serviço de apoio ao cliente do Ikea para saber se era possível a recolha de um colchão para reciclagem. Durante esse contacto e a menos de 24h do agendamento da entrega, fui informada de que a entrega não iria ser efetuada no dia e hora combinados e que apenas seria efetuada no dia 20/12/2019. Não tive qualquer pré-aviso (telefonema, mensagem, email, etc) por parte do Ikea e apenas fiquei a saber que a entrega não iria ser feita por ter ligado a colocar uma questão não relacionada com a minha encomenda. Insisti com o colaborador que me atendeu que a encomenda teria mesmo de ser entregue no dia e hora agendados uma vez que fiz uma viagem de cerca de 350km de propósito para poder estar no local naquele dia, no entanto, informaram-me que a data mais próxima para entrega seria no dia 20/12/2019 uma vez que a mercadoria não tinha sido recolhida no armazém central em Barcelona. Uma vez que não me seria possível estar naquele local no dia 20/12 (e sem qualquer garantia de que a mercadoria fosse mesmo ser entregue nesse dia), solicitei que cancelassem a entrega e me devolvessem a totalidade do valor pago. Indicaram-me que era possível mas que a devolução do dinheiro poderia demorar até 15 dias, prazo com o qual eu não concordei uma vez que, se efetuei o pagamento imediato da mercadoria e a mesma não me foi entregue por motivos aos quais sou alheia e sem qualquer pré-aviso, exijo a devolução também imediata do meu dinheiro. Efetuei hoje novo contacto com a linha de apoio ao cliente para saber o estado do meu pedido de devolução. A operadora que me atendeu voltou a indicar que o valor demora até 15 dias a ser devolvido e que essa informação está nos "Termos e Condições do Serviço e Transporte e Outros Serviços." Fui ler este documento novamente e efetivamente não existe no mesmo qualquer indicação de prazo para devolução de dinheiro por parte do Ikea. A mesma colaboradora ainda me indicou que teria sido possível a devolução imediata do valor se me tivesse dirigido à loja antes de solicitar o cancelamento da entrega por telefone, informação que não me foi facultada no primeiro contacto. Assim sendo, a situação que se verifica neste momento é que o Ikea não só não tem qualquer consideração pelos clientes, como também não cumpre com prazos de entrega, não presta qualquer tipo de informação antecipada aos seus clientes acerca de possíveis atrasos ou reagendamentos, não comunica com os clientes ainda que recolha todos os dados necessários para esse efeito (telefone e email) e não quer devolver o dinheiro aos clientes (sim, eu posso dizer isto porque neste momento não tenho nem mercadoria nem o dinheiro que paguei por ela que é meu e que o Ikea não me quer devolver rapidamente e diz que eu tenho de esperar para ter uma coisa que é minha).
Data de ocorrência: 9 de dezembro 2019
IKEA
8 de março 2023
Estimado cliente,

Obrigado, desde já, pela partilha da sua experiência com a IKEA.

Estamos ao dispor para qualquer dúvida ou esclarecimento adicional.

Atenciosamente,

Serviço de apoio ao cliente

IKEA Portugal