Ikea Portugal - Móveis e Decoração, Lda

IKEA - Mau atendimento e falta de veracidade

Diana Silva
Diana Silva apresentou a reclamação
16 de agosto 2022
No passado dia 13/08/2022 dirigi-me ao IKEA de alfragide para comprar uma estante BILLY. Nesta ida, comprei também uma planta e um vaso no qual a planta encaixava perfeitamente. Nas caixas self-service passei todos os objetos pelo scanner manual. Visto que o carrinho de transporte de peças grandes não tem nenhuma divisória para colocar objetos mais frágeis, acabei por passar a planta e o respetivo vaso pelo scan pousando-a, de seguida, ao lado do ecrã, com o intuito de pegar nela a seguir à execução do pagamento para a transportar no colo. Será importante salientar que em cada corredor de caixas self-service existe um colaborador IKEA a indicar às pessoas da fila para que caixa se devem dirigir para efetuar o pagamento.
Quando cheguei a casa, percebi que a planta não estava comigo, nem no carro onde transportei os restantes objetos.
No dia seguinte, 14/08/2022, dirigi-me de novo ao IKEA de alfragide, expliquei a situação no Apoio ao Cliente e a funcionária recorreu a uma pasta com vários documentos com tabelas e disse-me que apenas encontraram o vaso. Expliquei que se um funcionário se apercebeu imediatamente que ficou esquecido um vaso, também se aperceberia que a planta lá estava porque a mesma ficou dentro do vaso. A funcionária insistiu comigo que apenas tinham apontado que encontraram o vaso descartando qualquer possibilidade da planta estar junto ao mesmo. Também disse que alguém poderia ter levado a planta. No entanto essa observação não faz qualquer sentido por três razões: 1 - o funcionário que dirige essa linha de caixas é quem indica aos seguintes clientes que os mesmos se podem dirigir àquela caixa; 2 - se o funcionário se apercebeu que o cliente deixou um vaso, como não se aperceberia que a planta também lá estava?; 3 - se tivesse sido um outro qualquer cliente a levar a planta, também levaria o vaso, visto que a mesma estava encaixada dentro do vaso.
Saliento o facto de haver um funcionário em cada fila de caixas self-service, atento a cada caixa individual de forma a controlar o fluxo.
Desta forma, só me foi entregue o vaso, o qual quis devolver visto que sem a planta já não necessitava do vaso. Quando fui fazer a devolução, outra funcionária diz-me que a devolução não pode ser feita com o meu cartão visto que a compra foi paga com outro cartão. Nas informações do IKEA apenas diz que "o reembolso pode ser feito em cartão de devolução ou no mesmo modo de pagamento". No meu entendimento, o mesmo modo de pagamento não significa o mesmo cartão com que a compra foi feita, mas sim se foi pago em cartão é devolvido em cartão, se foi em dinheiro é devolvido em dinheiro.
Posto isto, saí do IKEA com um vaso de plástico sem qualquer utilidade e sem a planta que com certeza voltaram a colocar na estante para voltar a ser vendida.
Data de ocorrência: 14 de agosto 2022
IKEA
31 de janeiro 2023
Estimada cliente,

Antes de mais agradecemos a sua exposição, a qual mereceu a nossa melhor atenção e consideração.

Relativamente ao exposto, foi devidamente esclarecida do motivo da impossibilidade de reembolso do valor da planta, uma vez que a mesma não se encontrava nos nossos registos, assim como pela impossibilidade de reembolso do valor do vaso para outro cartão, que não o utilizado na compra.

Não obstante, agradecemos a sua opinião que nos permite aperfeiçoar os nossos métodos e procedimentos, de forma a garantirmos a total satisfação dos nossos clientes.

Mantemos a nossa inteira disponibilidade em esclarecer qualquer questão futura, esperando também que continue a honrar-nos com a sua preferência.

Atenciosamente,
Serviço de apoio ao cliente
IKEA Portugal
Diana Silva
Diana Silva avaliou a marca
1 de novembro 2022

Indiferentes às reclamações.

As caixas automáticas são um grave problema e o ikea está a lucrar com isso é os clientes são maltratados não comprar no ikea e denunciar