Ikea Portugal - Móveis e Decoração, Lda
  • EN 250 Rua 28 de Setembro Frielas
    Loures, Lisboa 2660-001

IKEA - Não entrega do produto ou serviço

Sara apresentou a reclamação
17 de fevereiro 2021 (editada a 22 de fevereiro 2021)
Foi feita compra online a dia 3/02 de 11 artigos de pequeno porte, tendo sido efetuado pagamento na mesma data, com taxa de entrega de 19€ sendo que se comprometem a entregar os artigos à porta do cliente. A entrega é agendada para dia 12/02 entre as 8h e as 12h, (data e horário escolhidos pelo IKEA). No dia 12/02 fico todo o periodo na morada indicada não tendo recebido qualquer encomenda ou contacto telefónico a informar que a mesma não iria ocorrer, vejo depois que tinha um e-mail às 11h50 (relembro que o periodo de entrega era das 8h às 12h) dizendo que não foi feita a entrega e que seria contactada para reagendar. Desde dia 12/02 que tento contactar o IKEA por telefone (tentei várias opções na chamada), tendo ficado horas (literalmente horas) em espera sem que atendam. Selecionei também a opção para ser contactada de volta sem que tenha sido contactada. Tentei contacto pelo chat várias vezes e depois de pedir para falar com colaborador não obtenho mais respostas e desliga-se, tentei mensagens privadas nas redes sociais, fiz comentários públicos também, sem qualquer resposta ou contacto por parte da empresa. Consigo compreender um atraso de encomenda, não consigo compreender que ao não ser prestado um serviço de entrega, pelo qual inclusive se pagou um valor surreal para os praticados atualmente, o cliente não obtenha qualquer aviso, qualquer contacto ou resposta às várias tentativas de contacto apenas para saber onde estão os artigos, o que aconteceu e quando serão entregues. Esta situação levou-me a ir às redes sociais e verifico que assim como eu há clientes que fizeram pagamentos até superiores ao meu e que continuam há meses sem
resposta depois de terem pago, é um silencio total depois de terem ficado com o valor. Vejo também que quem pediu cancelamento da encomenda ficou na mesma sem o valor e sem qualquer resposta, pelo que não sei como mais proceder para receber os artigos pagos desde o inicio do mês.
Data de ocorrência: 17 de fevereiro 2021
19 de fevereiro 2021
Update - hoje (19/02) recebi um e-mail do IKEA dizendo que me tentaram contactar hoje sem sucesso e para eu os contactar pelos meios alternativos (aqueles que são impossiveis de contactar desde dia 12/02). Não tenho qualquer chamada não atendida no meu telemóvel, nem esteve em momento nenhum desligado, pelo que se tentaram contactar alguém não foi a mim...continuo sem receber o que comprei a dia 3/02 e sem qualquer informação sobre a encomenda.
3 de março 2021
Hoje recebi um email com uma carta em anexo a dizer que era minha responsabilidade manter os contactos atualizados. Os contactos sempre foram os mesmos e estão indicados na informação da encomenda assim como nos dados da conta IKEA Family. Faz hoje um mês que paguei os artigos e nem um contacto telefónico fazem a reagendar. Pedi cancelamento da encomenda e devolução do valor até dia 12 deste mês. Acho inacreditável que além do péssimo serviço ainda tentem responsabilizar os clientes como se tivessem dado os números de tlf errados quando sabem perfeitamente que é mentira. Compras no IKEA nunca mais, nem eu nem ninguém que eu conheça.
15 de março 2021
IKEA devolveu o valor pago pela encomenda a dia 11/03, mais de um mês depois do pagamento feito por mim, e depois de vários e-mails/msgs enviados por mim e sem ter feito um unico contacto telefónico de resposta a qualquer uma das reclamações apresentadas ou a tentar reagendar a entrega. Resolvido, compras no IKEA nunca mais.
Sara avaliou a marca
15 de março 2021

Não tem qualquer respeito pelos clientes, ignorando qualquer tentativa de contacto da minha parte seja de que forma for. Tentaram inclusive atribuir a responsabilidade ao cliente enviando uma comunicação que afirma que os clientes têm a obrigação de manter os contactos atualizados, quando sempre estiveram corretos tanto nos dados de encomenda como na conta IKEA Family e não fizeram uma unica tentativa de contacto telefónico. Só resolvem finalmente a situação quando lhes é dado um prazo limite, após o qual seria apresentada queixa crime, pagaram na véspera do prazo limite. Compras no IKEA nunca mais.

Sra Sara leia nas várias redes sociais as imensas reclamações do ikea. Não adianta fazer reclamação eles não ligam, não querem saber. Os clientes são burros porque continuam a comprar, a ikea recebe o dinheiro e não cumpre.

Sara Autor
22 de fevereiro 2021

Pois Sr. Saul, já vi que é mesmo assim, nem com reclamação...também fiz no livro, vamos ver o que acontece.