Ikea Portugal - Móveis e Decoração, Lda
  • EN 250 Rua 28 de Setembro Frielas
    Loures, Lisboa 2660-001

IKEA - Para que serve a garantia de 25 anos se nem para 6 serve?

bruno gouveia
bruno gouveia apresentou a reclamação
17 de maio 2015

No passado dia 2014-10-03 pelas 15:30:00 recebi a visita de um técnico do Ikea em minha casa depois de uma reclamação por mim, efetuada nas instalações do IKEA em Alfragide.
A mesma veio na sequência de uma compra de um colchão a 27/10/2009 (de notar que a garantia do produto é de 25 anos)

Garantia original IKEA:

Qual é a validade desta garantia?
A garantia dos colchões e componentes de cama, que não sejam os
motores elétricos, tem uma vigência de vinte e cinco (25) anos a
partir da data de compra.
A garantia dos motores elétricos tem uma vigência de cinco (5)
anos a partir da data de compra. A fatura original será sempre
necessária para acionar a garantia, enquanto prova de compra.
Em caso de troca ou substituição de produtos ao abrigo da
garantia, não haverá lugar à recontagem ou extensão do prazo
de duração da garantia concedida, sendo o prazo contado sempre
desde a data da compra e não da troca ou substituição do artigo.
A garantia concedida é válida e aplicável exclusivamente em
Portugal, não sendo feitas trocas ou substituições de artigos
comprados noutros países.
O que cobre esta garantia?
Esta garantia cobre eventuais defeitos de material ou fabrico
dos seguintes componentes dos colchões e/ou estrados, já
mencionados, a partir da data de compra na IKEA. Esta garantia
apenas se aplica a utilização doméstica.
• Molas dos colchões de molas.
• Núcleo de espuma dos colchões de espuma.
• Núcleo de látex dos colchões de látex.
• Estrutura e lâminas de madeira dos estrados de ripas.
Esta garantia é para benefício do comprador original do produto e
não é transferível
para terceiros.
Sem prejuízo de lhe oferecermos esta garantia voluntária, os
nossos clientes gozam dos direitos previstos no Decreto

Lei n.º
67/2003, de 8 de abril, na versão atualmente em vigor, e na demais
legislação aplicável, pelo que tais direitos legais não são afetados
pela presente garantia.

Neste âmbito desloquei-me ao IKEA para ver o que era possível fazer visto o meu colchão não ter um aspeto normal.
O mesmo esta todo deformado sendo a superfície que supostamente deveria ser plana estar com covas e tendem as laterais uma forma arredondada quando deveriam ser completamente direitas já a superfície.
No local fui informado que seria necessário um técnico visitar a minha casa para verificar o estado do colchão.

A resposta do técnico:

Foi verificado neste colchão que em termos de resistência e comportamento mecânico que não existe qualquer alteração significativa de qualidade.
Este colchão apresenta um desgaste de uma utilização normal para um colchão de 2009. Estrado correcto.
É visível que uma das laterais tem mais uso em relação a outra, a rotação feita até ao dia de hoje não foi a suficiente para evitar este desgaste não simétrico.
Lado A - Sem curvaturas. Ver fotos com perpendiculares.
Lado B - Normal. Manchas no lado
Lado A de fluidos fisiológicos Degradação compatível com excesso de humidade ou falta de arejamento correcto.
Foi dito a cliente que devido ao nível de humidade/líquidos tem como consequência uma degradação do interior do colchão levando a formação de ferrugem, descolagem dos materiais, rompimento das costuras e outros danos.
Não trocar não é qualidade.

Bem neste relatório feito pelo mesmo existem varias contradições.
Como é percetível por fotos a data desta deslocação o colchão já tinha covas na superfície.
Este produto não pode ser virado (informação prestada em loja, via telefónica e folheto do produto)
Não consegui perceber como a humidade pode fazer o que o técnico relata sendo o produto certificado em qualidade (as molas que supostamente estão enferrujadas deveriam ter levado um tratamento que qualquer pessoa que trabalhe com metal sabe que o metal exposto ao AR é o bastante para ter problemas)
Como é que o técnico chegou a conclusão de que existe muita humidade e que não existiu arejamento???
Alerto pessoas que vivam ao pé do mar para esta situação visto o nível de humidade do ar nesses sítios ser bem superior. Não comprem produtos no IKEA,.

Ainda em relação ao mesmo no dia em que o técnico veio a minha casa o colchão tinha o fecho do mesmo em bom estado e foi estragado pelo mesmo tendo sido arrancado o mecanismo de corrimento. Mas deve ter sido pela humidade que o mesmo se estragou... Aqui só não entendo como e que as roupas com fechos que vão a maquina de lavar e os fechos não se estragam. Já para não falar nas costuras....
Para piorar tudo neste momento o colchão já não tem covas tem altos na superfície do mesmo.
Conclusão para que serve a garantia de 25 anos se nem para 6 serve?

Data de ocorrência: 17 de maio 2015
IKEA
8 de março 2023
Estimado cliente,

Obrigado, desde já, pela partilha da sua experiência com a IKEA.

Estamos ao dispor para qualquer dúvida ou esclarecimento adicional.

Atenciosamente,

Serviço de apoio ao cliente

IKEA Portugal

A IKA não dá garantia, comprei um sofá e 9 meses depois um dos acentos cai, e sem ninguém ir lá a casa ver o sofá ou o sofá sair lá de casa, apareceu um relatório técnico a dizer que a culpa é minha. Já vou na 3 ' reclamação e não vou parar.