Ikea Portugal - Móveis e Decoração, Lda
  • EN 250 Rua 28 de Setembro Frielas
    Loures, Lisboa 2660-001

IKEA - Para que serve uma garantia se alegam ma utilização apenas com base em fotos e respondem como se fossem uma inteligência artificial?

Carlos Alberto Mestre
Carlos Mestre apresentou a reclamação
28 de março 2023 (editada a 28 de março 2023)
Comprei duas cadeiras Bergmund com 40% de desconto porque são artigo de exposição. Mesmo assim, custaram 88,90 cada. Usei as cadeiras muito pouco e apenas durante dois meses. Peso 85 kg e a minha esposa 60 kg. Uma delas perdeu estabilidade, fui ver e uma das pernas tinha estalado. Quando analisei melhor, verifiquei que a madeira é muito leve e desfaz-se como se fosse um esferovite reforçado. Segundo documento agarrado à cadeira e que guardei, as cadeiras têm 18 meses de garantia. Contactei o chat e disseram-me, que a garantia não se aplica porque foi má utilização. Ofereci-me para levar a cadeira a um departamento especializado, e, foi-me dito que eu estava a falar com um representante desse departamento. Tomou a decisão com base em fotos, quando bastaria apalpar a madeira, e verificar como se "esfarela". Sinto - me tão revoltado com a suposta "má utilização" que a minha vontade é não voltar a colocar os pés na Ikea, e, avisar toda a gente que puder, o que significa uma garantia de 18 meses. O "especialista" respondeu com respostas tipo inteligência artificial, e, tentou dissuadir-me de que eu tinha direito à garantia. ( dizendo que era artigo de oportunidade, que só poderia ser de segunda vida, que não há artigos de exposição nas oportunidades) Mandei foto, na qual se via que era artigo de exposição, e que tinha 18 meses de garantia. Por método guardo ou fotografo tudo. Saiu do chat quando perdeu a argumentação. Tratou-me como se eu fosse desonesto, ou não tivesse qualquer noção de bricolage. Guardei toda a documentação, todos os farelos da perna que se soltaram. Qualquer verificação visual e táctil à cadeira permite verificar que foi muito bem estimada. Tenho outras cadeiras muito mais baratas da Ikea, com as quais nada aconteceu. Penso que a madeira que compõe a perna que partiu, é demasiado frágil e tem pouco volume de cobertura à volta do parafuso de fixação. Não digo que seja erro de projeto, mas a madeira daquela perna, não tem consistencia suficiente para suportar as cargas duma normal utilização.
Data de ocorrência: 27 de março 2023
IKEA
28 de março 2023
Estimado cliente,

Antes de mais, gostaríamos de agradecer que tenha exposto a situação junto do Serviço de Apoio ao Cliente.

Particularmente no que diz respeito à atividade levada a cabo pelos nossos colaboradores e aos procedimentos da nossa loja, apraz-nos saber a opinião dos nossos clientes, dos quais dependemos diretamente e para quem trabalhamos.

Relativamente à situação exposta, de acordo com o que já lhe foi oportunamente comunicado, vimos por este meio informar que mantemos a nossa resposta, na qual inviabilizámos justificadamente a solicitada ativação da garantia de qualidade.

Mantemos a nossa inteira disponibilidade em esclarecer qualquer questão futura, esperando também que continue a honrar-nos com a sua preferência.

Atenciosamente,
Serviço de apoio ao cliente
IKEA Portugal
28 de março 2023
Volto a insistir que só entenderão que é um problema de fabrico, quando virem a cadeira ao vivo. É impensável, que uma cadeira de 120,00 euros se parta tão facilmente. Além de me sentir prejudicado, percebo que a vossa organização coloca a cabeça debsixo da areia, e, nem pretende fazer controle de qualidade.
11 de abril 2023
Continuo disponível para mostrar a cadeira em qualquer endereço na região da Grande Lisboa
27 de abril 2023
Continuo à espera de resposta
11 de maio 2023
Continuo à espera de resposta justa
25 de maio 2023
Não reconheço neste comportamento, a Ikea que chegou a Portugal faz perto de trinta anos. É muito triste que uma empresa com uma tradição de ética que o seu fundador tanto defendeu, tenha comportamentos como o que está a ter nesta reclamação
8 de junho 2023
É uma questão de ética. Nunca mais voltei a uma loja da Ikea. A força vence mas não convence. Sou proprietário de vários imóveis que arrendo, comprava milhares de euros por ano na Ikea. Felizmente, o mercado alterou-se é há muitas ofertas alternativas. Até foi bom para as conhecer. Já perderam muito mais do que se tivessem aceite a reclamação que é para quem quiser avaliar todos os factos, absolutamente justa.
22 de junho 2023
Há alguém que entenda de relacionamento com cliente nessa empresa?
Carlos Alberto Mestre
Carlos Mestre avaliou a marca
3 de agosto 2023

Não é a mesma empresa da qual fui cliente desde a primeira loja em Portugal

O que aconselho é não comprar nesta empresa é horrível.
Além de também não ter qualquer qualidade os seus artigos .