Ikea Portugal - Móveis e Decoração, Lda

IKEA - Prazos de serviço de entrega e montagem

Gpl
Gpl apresentou a reclamação
10 de julho 2019

Dirigi me a loja ikea alfragide dia 24junho 19 para encomendar um roupeiro .Contratei a montagem e entrega que acresceu em 130€ o valor do roupeiro .
Perguntei se poderia pagar metade do valor total nesse dia e o restante quando fosse feita a montagem e foi me dito que nao. So depois percebi porquê)....
Teria que ser paga a totalidade para dar seguimento á encomenda. Ok.
Foi agendado para a primeira data proposta pelo colaborador 8 de Julho entre as 14 e as 18:00.
Aceitei (apesar de ter perguntado se nao existia uma data antes).
A resposta foi :"esta é a primeira vaga disponivel".
Paguei a totalidade como exigido pela empresa e passado uma semana enviei um mail explicando que estava gravida no fim do tempo, se nao existia forma de ser entregue antes do dia 8julho.
Resposta : nenhuma/zero.
Nem se dignaram a responder.
Chegando a dia 8, (relembro gravida em fim de tempo ) remarquei uma consulta e pedi ao meu pai para se organizar no trabalho de forma a estar presente e a dar alguma assistência se necessario.
Dia 8 as 18 horas (hora limite de entrega) eu - a cliente liguei para o apoio ao cliente que contactou a transportadora e esta garantiu que viriam hoje apenas estavam atrasados no trabalho anterior e que viriam as 20h00. Apesar de nao ter ficado satisfeita  aceitei.
As 20:30 recebo uma mensagem dizendo que nao era possivel efectuar a entrega no dia de hoje e para contactar o apoio ao cliente.( pensei eu k seria agendada para amanha cedo uma vez que estivemos em casa a tarde toda e se os senhores se atrasaram o ikea assumiria esse atraso e remarcaria para amanha ,priorizando o cliente de hoje lesado em detrimento do de amanha que marcou depois.
Liguei e qual nao é o meu espanto sou literalmente empurrada para a proxima vaga da lista 25 julho.
COMO É POSSIVEL??
o ikea propos me a data, nao foi imposta por mim, nao cumprem porque se atrasam, nem um telefonema a avisar( tem que ser o cliente a ligar) e ainda por cima o cliente lesado hoje nao tem prioridade sobre o cliente k marcou depois.
Nao ha chefes, nem ninguem responsavel e remetem reclamacoes para a loja.
Resumindo:
PENSEM MUITO BEM ANTES DE COMPRAR ALGUMA COISA NO IKEA COM ENTREGA E MONTAGEM( paga e nao tao barata assim).
- OBRIGAM AO PAGAMENTO NA TOTALIDADE( óbvio que propositadamente para gerirem as montagens sem respeito nenhum pelo tempo/ horario e principalmente dinheiro gasto pelo cliente)
-NA DATA MARCADA NAO APARECEM E SE NAO FOR O CLIENTE A LIGAR NAO HA NENHUM CONTACTO DA LOJA A INFORMAR DE ATRASOS OU CANCELAMENTOS
-QUANDO NAO PODEM MONTAR NO DIA ACORDADO O CLIENTE NAO TEM NENHUMA PRIORIDADE SOBRE O CLIENTE DO DIA A SEGUIR E TEM K REAGENDAR A DATA NOVAMENTE PARA A PRIMEIRA VAGA DISPONIVEL, no meu caso mais de 1 mes depois da compra). RESPEITO PELO CLIENTE: ja que nao foi possivel agendar para a data marcada o cliente lesado tem k ter prioridade sobre o proximo cliente pois a responsabilidade de gestao de meios humanos/ tempo e recursos é do ikea e nao do cliente.
INACEITAVEL :
nao se assume respo sabilidade de nada apenas é proposto um novo agendamento para a proxima data disponivel como se eu tivesse ido a loja hoje e ou se aceita ou nao se aceita. Entao e a minha marcacao de hoje???? Estava feita, quem se responsabiliza?
ESTA ATITUDE DEMONSTRA UMA TOTAL FALTA DE RESPEITO PELO CLIENTE, PELO SEU TEMPO E DINHEIRO E REVELA UMA DESRESPONSABILIZACAO TOTAL do IKEA COM OS COMPROMISSOS COM OS CLIENTES UMA VEZ QUE DEPOIS DE PAGO O VALOR TOTAL ( CONDICAO EXIGIDA PELO IKEA)O CLIENTE É OBRIGADO A SUJEITAR SE À VAGA DISPONIVEL SEMANAS DEPOIS SEM TER QUALQUER TIPO DE PRIORIDADE SOBRE OUTROS CLIENTES QUE MARCARAM DEPOIS DA MINHA DATA.
HA CLIENTES DE PRIMEIRA E CLIENTES DE SEGUNDA.
NAO RECOMENDO DE TODO ESTE SERVIÇO E DE FACTO A ILUSÃO DE QUE O IKEA É UMA EMPRESA SUECA E PENSAVA EU ORGANIZADA ,QUE RESPEITA O CLIENTE ,focada nas preocupacoes igualitarias ,apregoando uma postura socialmente correcta e o seu alegado foco no bem da humanidade AFINAL NAO PASSA DISSO MESMO: DE UMA ILUSÃO.

IKEA NUNCA MAIS.

Data de ocorrência: 10 de julho 2019
IKEA
8 de março 2023
Estimado cliente,

Obrigado, desde já, pela partilha da sua experiência com a IKEA.

Estamos ao dispor para qualquer dúvida ou esclarecimento adicional.

Atenciosamente,

Serviço de apoio ao cliente

IKEA Portugal