Ikea Portugal - Móveis e Decoração, Lda
  • EN 250 Rua 28 de Setembro Frielas
    Loures, Lisboa 2660-001

IKEA - Reclamação sobre entrega e montagem da cozinha

jorge moreira
jorge moreira apresentou a reclamação
6 de setembro 2018

Relatório e histórico da compra da cozinha e das reclamações ao IKEA, sobre a instalação e projeto da mesma.

28/7 Pagtº da cozinha IKEA projeto nº 104590839, Pedido Venda-Encª nº 986214017.
5/8 Fui à loja Alfragide, Amadora, levantar e pagar 28€, dos componentes que não tinham stock aquando da compra e pagatº da cozinha acima referido, e que se refere ao seguinte material, NYTTIG sep plac p/a gav 60, refª 102.432.96 e BAGGANÁS puxad 143mm aço inoxidável 2uds, refª 703.384.18.
22/8 Começaram a instalar a cozinha e acabaram 23/8, não assinei doc. no Ipad de aceitação de bem instalado, porque não estava completa a instalação e não deram tempo de verificar.
24/8 Às 10h fui á loja Alfragide, falar com D. Ana Teresa L. do Apoio Cliente, sobre a instalação da cozinha, identifiquei o que estava mal e o que faltava instalar à 1ª vista, bem como identificámos o que faltava adquirir para ser instalado, no projeto inicial da cozinha.
Paguei 216,97€, descontando parte do valor creditado de 388,22€ em cartão devolução, do material que estava em falta e não incluído na Encª inicial/pedido venda nº 986214017, a que fazem referencia os doc.s Recibo receita nº 2628 e Encª nº 772940732.
25/8 de manhã, do material em falta ontem adquirido, a iluminação dos armários porta vidro, e o restante material abaixo listado está agendado ser entregue e instalado dia 30/8, confirmado com D. Joana Dias e Luis Martins por telefone hoje a que faz referência o pedido venda / Encª 635351025.
O material mal fornecido é a Porta do despenseiro, que veio branca em vez de cinza brilhante.
O material em falta não incluído na compra inicial e pago agora (216,97€) é o seguinte;
16 Dispº de abrir porta Utrusta (2 uds) para as portas dos armários superiores.
2 Transformadores Tradfri s/ fios de 10W cinz, para ligar os focos dos armários de porta de vidro.
1 Regulador de intensidade Tradfri s/fios básico.
1 Gaveta Maximera MA média 60x60 branco H.
1 Gaveta Maximera MA alta 60x60 branco H.
25/8 16h depois de vir do IKEA e ter falado com D. Ana Teresa, fui verificar cada um dos módulos da cozinha e falei novamente com Sr. Luis Martins, sobre a instalação da cozinha que está mal efetuada.
Com efeito e em Resumo, falta acabar de montar amortecedores de dobradiça dos armários e colocar os batentes de borracha transparentes nas portas dos armários, trocar e Instalar a porta do despenseiro, instalar a gaveta alta com gaveta baixa interior do módulo inferior, ao lado do módulo da placa vitrocerâmica do lado esquerdo quando se entra na cozinha, os painéis de fundo de todos os módulos, não estão presos à estrutura ficando uma abertura entre os mesmos e as prateleiras, falta instalar 3 dos puxadores dos móveis inferiores, sobejaram dois painéis frontais de gavetas, um é o Ringhult refª 703.271.51, e o outro é utrusta refª 802.046.54, uma das prateleiras da estrutura do Combinado (a de baixo) tem furação para pés e não tem grelha de respiração, a prateleira inferior da estrutura do Forno e do Micro-ondas não tem grelha de respiração, nos dois armários despenseiros, um tem menos uma prateleira que o outro, a estrutura do armário do exaustor, tem uma prateleira por cima da outra (faltam os suportes) e não têm grelhas de respiração, sobejaram 3 painéis cinzentos, com larguras diferentes, duas das réguas de iluminação na parte inferior dos armários superiores, do lado esquerdo da cozinha estão erradas, são de 40cm quando deveriam de ser 60cm, os cantos interiores onde se prende os armários à parede, em alguns, não tem a proteção plástica branca colocada.
Falta instalar os protetores de plástico de canto brancos, em alguns armários, inferiores e superiores, bem como os rodapés laterais nos armários inferiores tanto de um lado como do outro da cozinha.
Instalar o lava-loiças só pode ser efetuado após a instalação da pedra, não é cobrada a deslocação.
A iluminação por baixo dos armários superiores, do material de iluminação da compra inicial está mal instalada, réguas de 40 cm no lugar das de 60 cm, faltam as 2 de 60 cm e os 6 projetores led 6.8 dos armários de vidro, dos 3 transformadores de 30W encª inicial só foram instalados 2, falta 1, ir buscá-lo hoje 25/8 ao IKEA.
Não recebi documento/encª a identificar quantidades, referencias dos produtos e preços, do material comprado dia 24/8 acima indicado, ir levantar documentos a 26/8 ao Ikea quando for buscar transformador de 30W em falta.
26/8 Fui loja Alfragide ao apoio ao Cliente, atendido pela supervisora D. Eduarda Morais para levantar transf. 30W e pedir o desconto adicional como efetuado aquando da compra da cozinha, do material comprado 24/8 216,97€, foi lançado em cartão devolução o desconto de 15,60€, para ter as mesmas condições que tive nos componentes da compra inicial da cozinha.
Bem como para adquirir novas réguas led para a parte superior dos armários, lâmpadas e reguladores intensidade novo modelo wifi, transformadores se necessário, para usar em cada lado dos armários da cozinha, que não foram incluídas na compra inicial da cozinha, custou 371,67€. Desc. adicional de 18.55€ lançado em novo cartão devolução.
Ficou confirmada a reinstalação completa da cozinha para dia 30/8, com toda a iluminação comprada.
30/8 - recebi dois sms às 9h32 a informar que as encªs nºs 983717292 e 991509115, seriam entregues entre as 14 e as 18h00, depois recebi um telefonema não identificado, do numero 219899949, às 11h34 a informar que a reinstalação da cozinha não ia ser efetuada, porque não tinham a porta para trocar, e em consequência teria de reagendar outro dia para tudo ser efetuado ao mesmo tempo, ficaram de contatar para reagendar.
Fui ao Ikea às 14h15 para me dizerem o que se passa e informar sobre o telefonema hoje recebido, quando estava a ser atendido pela D. Mónica do Apoio ao Cliente e depois pela supervisora D. Elsa, recebi um sms às 14h35 a informar que a minha encª foi entregue, mas não refere nº de encomenda, telefonei de imediato ao mestre de obras que estava em casa a realizar a obra, a perguntar o que se passava, tendo sido informado que os Srs., do Ikea foram lá instalar a iluminação, sem eu estar presente e sem dar ordem como pretendia que instalassem o que para o efeito vieram fazer.
A D. Elsa ao mesmo tempo informou-me que tinha recebido relatório desta instalação a informar que as réguas led de 40cm estavam danificadas pelo trabalho do mestre de obras aquando da instalação dos azulejos.
Fiquei tão sem palavras, por a equipa instalação do IKEA, ter entrado na minha casa na minha ausência, que lhe disse que ia de imediato a casa ver o que tinha sido feito e vim-me embora.
Quando cheguei a casa, verifiquei o que instalaram, que foi os 6 projetores Omlopp Led 6.8 brancos, não recebi as Omlopp Ilum Led p/Banc 60 branco? Que fazem parte do mesmo pedido de venda, encª nº 983717292.
Ainda por cima furaram os topos dos armários com portas de vidro para instalar os projetores, ao gosto deles sem terem qualquer indicação para tal.
Ficaram de vir reinstalar a cozinha com tudo o que estava mal instalado e ou em falta, dia 30/8, não vieram.
Assim venho Reclamar da instalação da cozinha que adquiri ao IKEA processo inicial nº 4057175, atribuído pela D. Ana Teresa, atualizado para o nº 4060719, atribuído pela D. Eduarda Morais e novamente atualizado para o nº 4067214 atribuído pela D. Elsa, referente à encomenda inicial nº 986214017, pelas razões acima expostas, anexo fotos de alguns exemplos do que acima apresento, bem como pdf’s da lista de compras com a informação em cada campo numerado do que está entregue e bem instalado e do que não está bem instalado ou em falta de receber.
Este relatório foi enviado por email para o endereço apoioaocliente@ikea .com no dia 3/9 às 10h49 e reenviado com mais fotos anexas às 10h55, tendo recebido a confirmação de receção por email ao 1º email enviado às 10h51, não recebendo até agora 5/9, qualquer contato do IKEA sobre este assunto.
Neste dia 5/9 às 21h00 fui ao IKEA apoio ao cliente falei com D. Beatriz, que confirmou a receção dos emails, tendo falado com o serviço de cozinhas e da equipa de apoio ao cliente, pedindo que aguardássemos contato sobre a reclamação apresentada.
Como não fiquei satisfeito, pedi o livro vermelho das reclamação onde resumidamente descrevi o que se passou e pedindo urgência na resposta do Ikea, para que a cozinha ficasse pronta o mais depressa possível, já que o empreiteiro das obras que estou a realizar em minha casa, precisa que a mesma fique pronta pelo IKEA para poder seguir com a sua parte nos prazos acordados.
Informei ainda que se não tivesse um contato amanhã dia 6/9, seguiria para um processo no centro de arbitragem de conflitos de consumo de lisboa.

Data de ocorrência: 6 de setembro 2018
jorge moreira
jorge moreira avaliou a marca
23 de outubro 2018

Serviço de entrega e montagem de muito má qualidade, quanto ao IKEA não tenho mais nada a reclamar e considero-me satisfeito com a resolução.