Ikea Portugal - Móveis e Decoração, Lda

IKEA - Sem encomenda e sem apoio ao cliente

Tiago F.
Tiago F. apresentou a reclamação
13 de fevereiro 2021
Este é um daqueles problemas que em grande parte é culpa minha. Minha e de qualquer outra pessoa que tenha a coragem de confiar no IKEA.

Uma rápida pesquisa aqui no Portal da Queixa mostra, claramente, o estado e o mau carácter (em grande parte podem ser consideradas burlas) feitas por esta empresa.

O meu caso é mais um dos típicos: comprei, paguei, não sei da minha encomenda e não consigo obter ajuda.

Apoio ao cliente não existe. 1 hora à espera no telefone para a chamada cair depois disso. O "chat" deles coloca o utilizador a falar com um "chatbot" com a mesma inteligência artificial que uma batata, e ficamos nisto.

A encomenda era para ter sido entregue no dia 12 no meu escritório, local para o qual me desloquei especificamente para receber a encomenda (devido aos portes serem muito mais baratos do que entregar na minha residência).

Não só nunca obtive qualquer hipótese de rastrear a encomenda através dos CTT (contrário ao que o IKEA disse que ia acontecer) como fiquei das 9 ás 19h feito parvo por acreditar que o IKEA ia cumprir com as obrigações LEGAIS deles.

Infelizmente o IKEA é como muitos outros: "COVID para aqui; COVID para ali". Isto é, com falta de palavra melhor, gozar com os clientes. O aviso de "aumento de encomendas" que está espalhado pelo site, messenger, chatbot e linha de apoio ao cliente, NÃO É UMA CARTA BRANCA para mal tratar os seus clientes.

Se algo, é um motivo de MELHORIA de serviço, uma vez que as encomendas online se tornam a principal fonte de lucro para a empresa. Mas com o IKEA é diferente. Eles usam "estamos a vender tanto que não conseguimos ser honestos" como um pano mágico que limpa qualquer irregularidade.

Tenho uma encomenda que não sei dela, tão depressa não vou para a morada para receber os productos (uma vez que nem sei se alguma vez, ou quando, lá vão ser entregues) e com isto o IKEA ficou com o meu dinheiro.

Quando feito em grande escala, como eles fazem, isto acaba por ser um negócio muito viável. Ficar com o dinheiro dos clientes, em conta e a render lucros, e depois devolver e ficar com os productos, resulta apenas em perda de dinheiro (as chamadas custam dinheiro, a gasolina custa dinheiro, o próprio tempo dos clientes custa dinheiro) para o cliente.

Vergonhoso! Houvesse conhecimento para tal e deveriam enfrentar queixas crime, não queixas no portal da queixa!
Data de ocorrência: 13 de fevereiro 2021
IKEA
8 de março 2023
Estimado cliente,

Obrigado, desde já, pela partilha da sua experiência com a IKEA.

Estamos ao dispor para qualquer dúvida ou esclarecimento adicional.

Atenciosamente,

Serviço de apoio ao cliente

IKEA Portugal
Tiago F.