Ikea Portugal - Móveis e Decoração, Lda

IKEA - Vendas online

Teresa Muge
Teresa Muge apresentou a reclamação
21 de maio 2019
Costumo fazer compras online, inclusive de empresas situadas fora de Portugal. Sei, portanto, quais as condições praticadas, média dos preços de transporte, etc. Estava interessada em adquirir 2 itens da loja IKEA; por razões de saúde, não me posso deslocar à loja mais próxima pelo que optei pela compra online, disponível no seu site. Não cheguei no entanto a completar o meu pedido (total de cerca de 15 €. É que, para meu espanto, a loja cobra, pelo 'serviço de preparação da encomenda', 20€ e pelo transporte (uma distância de cerca de 15 Km no máximo), 45 €. Ou seja, 65 € - quase 4 vezes e meia o preço dos produtos!
- Preparação: se eu for à loja e precisar do apoio de algum funcionário para efectuar uma compra, incluindo o que está na caixa, também me cobram 20 € por esses serviços?
- Transporte: se por encomendas, com idêntico peso, que vêm da China, me cobram um porte de cerca de 8,00 € por todo o percurso (só terrestre, são cerca de 300 km) a que corresponde um custo de 45 € para uma distância tão curta? Envolverá algum meio aéreo? Noutros sítios que levam os produtos a casa há um transporte que serve várias encomendas a entregar em diversos sítios, pelo que cada uma pagará uma parcela, em forma de taxa; mas nunca um preço que representa cerca de 5 vezes (cálculo bem por cima) o que se gastaria em gasolina...
Por tudo isto: considero que a IKEA não tem, de facto, um serviço de compras online, mas de 'exploração de incautos online'. OU... está muito atrasada para a época em que vivemos!
É óbvio que desisti da compra. Encomendei os mesmíssimos artigos a outra empresa, só que em Espanha: não pago pelos tais 'serviços' e pelo transporte cobram-me 7,30 €. Lindo, não é?
Data de ocorrência: 21 de maio 2019
IKEA
8 de março 2023
Estimado cliente,

Obrigado, desde já, pela partilha da sua experiência com a IKEA.

Estamos ao dispor para qualquer dúvida ou esclarecimento adicional.

Atenciosamente,

Serviço de apoio ao cliente

IKEA Portugal

Quando se reclama dos procedimentos de uma empresa como a IKEA, o que se pretende é isso mesmo: reclamar, chamar a atenção para procedimentos pouco claros ou abusivos. Não é a primeira vez que o faço em relação a esta mesma empresa e, contrariamente ao que a dona Sofia Vieira afirma, a indiferença, a superficialidade ou o síndroma do 'gigantismo empresarial' não esteve presente na resposta. Pelo o que a senhora afirma, percebe-se a existência de algum complexo de inferioridade, um sentimento de 'formiga' que é com certeza lesivo da sua integridade pessoal. Não deveria sentir-se assim tão impotente, minha senhora! Olhe que se a IKEA e outras empresas cresceram do modo como cresceram, devem-no, também, ao respeito pelos seus clientes - TODOS os clientes - não PRESSUPONDO nada sobre eles a partir do valor de uma ou outra encomenda! Tenho pena que sofra desse complexo. Agradeço-lhe também a sua preocupação comigo, mas sinceramente, não é necessária: eu não sofro desse tipo de doença. Olhe: que ao menos o riso - nem que seja de coisas parvas - lhe sirva para alguma coisa... embora me cheire mais a riso muito cheio de fel, portanto, muito amarelo, não será? Passe bem!

Hehehehe... Se eu percebi? Infelizmente percebo muito mais do que a senhora alguma vez possa vislumbrar! Aliás, vou levar a sua brilhante exposição - esta e a outra, pois que antes de a senhora a retirar, já eu a tinha gravado - ao conhecimento da directoria máxima do Ikea (nem é preciso ser por e-mail, basta fazê-lo no próximo jantar de família...) e aí já não precisarei de mais nada, não é verdade? No Algarve, em particular, o Ikea está a ficar muito mal cotado quanto ao seu contacto com o público e isso irá exigir medidas rápidas a tomar pela Sede! O que diz da política de vendas desta empresa é um disparate tão grande que nem merece ser analisado! Insensata, nada razoável, incorrecta e sem moderação são qualidades que a senhora não tem de todo, já que quem começou por me invectivar e fazer gracinhas com o custo da encomenda que legitimamente fiz online (a ser verdade tudo o que diz, então os procedimentos da empresa seriam não só incorrectos como ilegais do ponto de vista da defesa do consumidor - alguma vez ouviu falar disso?), como dizia, quem começou por avançar para dentro de uma arena onde me recusei e recuso a entrar, foi a senhora! Azar o seu se apanhou alguém que mais que lhe fazer frente, lhe responde muito acima do que alguma vez será capaz. A sua argumentação é tão sórdida e tão mesquinha, tão reveladora da mais triste falta de informação e de uma pedantice a tal nível, que roça a mais vulgar das parolices! Eu não tenho complexo de superioridade, minha senhora: eu sou superior. Não como pessoa - isso seria cair na sua armadilha de tunante que acaba por se esbardalhar toda ao mínimo abanão. Mas sim neste preciso foro onde as opiniões azedas como a sua, tendem a passar sem resposta - não costuma valer a pena tentar nivelar a coisa, pelo que as mais das vezes, mais vale por uma tabuinha e passar por cima. Apanhou-me de feição é o que é. Deixe-se de foleirices e meta-se na sua vida se nada tiver de agradável a dizer aos outros - é um conselho grátis, minha cara. Ora agora vamos lá gravar tudo para levar ao mano. Ele saberá melhor que ninguém avaliar! Bye-bye!

Não há volta a dar-lhe! Toca a fazer a pontezinha e a passar por cima!

Pronto. Está feito. A xô dona Sofia Vieira pode continuar à vontade a espalhar as suas 'opiniões' e a achar que ninguém tem mais nada que fazer se não responder-lhe! Hehehe! Informam-se as pessoas interessadas - isso é que penso ser importante - que os comentários que contenham linguagem obscena ou imprópria,
incitação ao ódio racial e apelos à violência, comentários xenófobos, racistas ou insultos entre utilizadores, difusão de publicidade, venda de produtos ou serviços, repetição de mensagens pelo mesmo utilizador ou SPAM, divulgação não autorizada de dados pessoais ou de contactos e outros não constantes desta lista, podem eles mesmos ser reportados ao portal que se encarregará de os apagar, entre outros procedimentos. Quem pensa que comentar é insultar, invectivar, gozar os outros, opinar sem qualquer conhecimento nem fundamentação adequada ou com o objectivo de menorizar os reclamantes, não está de todo no sítio certo. Ninguém é obrigado a 'aceitar' opiniões, muito menos quando não concorda com elas e ainda menos quando vêm envoltas em papel do mais rude bullying. Este tipo de atitudes, tão próprias dos tempos de hoje, têm de ser combatidas. É mesmo uma questão de cidadania activa. A denúncia deste tipo de coisas no devido sítio, é o melhor que há a fazer. E pronto: haja também alguma paciência com aqueles que não tiveram acesso a uma educação mais adequada a uma vida democrática plena e saudável. Aguardo resposta à minha reclamação.