18.8
  • info@create-store.com

IKOHS - Serviço pós-venda

Claudia Carvalho apresentou a reclamação
15 de julho 2021
Comprei o SILKAIR CONNECT PRO - Ar condicionado portátil 4 em 1 da marca Ikhos em Agosto de 2020. Usei o modo frio/ de refrigeração até ao fim do ano sem problemas. A questão da extração acaba por ser incômoda mas penso que entretanto criaram um kit para que não haja tanta perda de energia. O problema surgiu quando tentei usar o ar-condicionado no modo de aquecimento. O ar-condicionado funcionava entre 45 min a 1h15 e parava acusando depósito cheio. Assim que esvaziado, passado o mesmo intervalo de tempo, o comportamento repetia-se. Entrei então em contacto com a Ikhos para reportar o que até então achava ser um defeito. Enviei um video como pedido onde na verdade só mostra o aviso a aparecer e a quantidade de água que é retirada ( menos de 500 ml). Naquelo momento pensei que ou a quantidade de água produzida era anormal ou havia alguma obstrução no depósito.

O feedback que entretanto recebi é que o que acontece é expectável. Para contornar este comportamento posso comprar uma válvula de esvaziamento contínuo. Expliquei que jamais teria comprado o aparelho se soubesse que precisaria de manter um segundo tubo para retirar a àgua já que moro em apartamento ou que teria de manter um balde no cômodo.

Pedi inclusive que mostrassem evidencias seja pela informação no site ou pelo livro de instruções que eu deveria estar a par das particularidade deste tipo de aparelhos. Não recebi nada que não me leve a acreditar que fui vitima de publicidade enganosa. Comprei um aparelho visualmente "bonito" para depois descobrir que é um péssimo investimento. Não consegui usar uma noite sequer o modo aquecimento e tive que recorrer ao uso dos radiadores que era precisamente uma das coisas que queria evitar devido ao alto custo. Acabei por gastar no aparelho e mantive a conta de gás alta.

Recusaram a devolução do aparelho pois passou os 15 dias de prazo. Quando chegou o aparelho testei todos os modos que estavam a funcionar. Claro que não ia usar o modo de aquecimento ou de desumidificação em pleno Agosto durante horas para detectar a capacidade limitada do depósito. O ônus não deveria ficar no consumidor. Se acham que isto é normal porque não incluir esta informação junto da descrição no site? Ou então quando dizem "Desumidifica até 24 l. ao dia" por que não é deixado claro que não é no modo autonomo, que tem que ter alguém a esvaziar constantemente?
Data de ocorrência: 15 de julho 2021
27 de julho 2021
Não recebi resposta da marca
CREATE
4 de agosto 2021

Entramos em contacto para pedir desculpas pelo transtorno ocasionado e pela demora em dar uma solução a vossa incidência.

Vemos que vossa incidência já foi resolvida, por favor, marque a sua incidência como resolvida para que o nosso sistema automático não torne a solicitar contacto novamente em relação a este assunto.

Obrigado pela sua atenção.

CREATE
4 de agosto 2021
Olá, não entendo por que dizem que a reclamação está resolvida. O serviço pós venda informou que o comportamento relatado é normal que na minha opinião é difícil acreditar que alguém compre o aparelho se souber que no máximo vai conseguir usar o aparelho no modo aquecimento por 1h30 devido à autonomia do depósito. Teve ocasiões que foi 45 minutos. Se a empresa entende que eu deveria aceitar este comportamento, nada mais justo que me mostrem evidências de que eu fui alertada para tal ou que é um comportamento padrão dos produtos da mesma categoria. Além disso, se esta informação realmente constar do site, deveria ser colocada de forma mais clara para que as expectativas de futuros consumidores não sejam frustradas. Acredito que pessoas que, tal como eu, vivam em apartamento e não tenham como usar a válvula de escoamento continuo merecem estar a par disto para entenderem que o modo aquecimento não será viável de ser utilizado durante uma noite inteira, por exemplo.

Atentamente,
Cláudia
Claudia Carvalho avaliou a marca
21 de setembro 2021

Não recomendo a marca apesar de já o ter feito no passado. Sempre que precisei de assistência tanto para o aspirador como agora para o aparelho de ar condicionado, o serviço pós venda é lamentável. O mesmo foi reportado por uma amiga que infelizmente se tornou consumidora por minha influência. É uma marca boa para o consumidor se sentir desrespeitado e ridicularizado.