6.5
Rego Costa & Tavares Lda

Ilha Verde Rent a Car - Aplicação id.gov.pt não reconhecido, não aceite

Carlos Schmidt apresentou a reclamação
29 de outubro 2020
Em visita à ilha das Flores nos Açores, ao ter alugado uma viatura pela internet (Wisecars)com meses de antecedência e pago na totalidade, fui confrontado no acto de levantar a viatura, o não reconhecimento/não conhecimento da Aplicação ID.GOV.PT onde constaa minha carta de condução
Como não tinha comigo a carta de condução física, não pude levantar a viatura como também não pude ser reembolsado. Se tivesse cancelado até 2 horas antes da hora marcada para o levantamento, teria sido rembolsado, mas como foi em cima da hora marcada, perdi o reembolso, tudo bem sobre isso.
O problema é o não conhecimento/não reconhecimento da APP que é do Estado Português. Falei com 2 agentes da PSP da ilha das Flores perguntando se conheciam a APP, ambos disseram desconhecer essa Aplicação.
Como é possível um desconhecimento quase generalizado das instituições públicas e privadas da existência desta Aplicação que permite associar o Cartão de Cidadão, Carta de Condução e ADSE???
Obrigado pela atenção
Data de ocorrência: 29 de outubro 2020
9 de dezembro 2020
Exmo. Senhor
Carlos Schmidt
Antes de mais os nossos pedidos de desculpas pelo atraso da nossa resposta à vossa exposição, a qual mereceu a nossa melhor atenção e analise.
Tendo-se verificado a resposta que nos enviou por email da AMA-Agência para Modernização Administrativa, e passo a citar:
"Dada a novidade deste mecanismo de desmaterialização de documentos, é natural que surjam ainda constrangimentos à sua utilização massiva, nomeadamente por desconhecimento do mecanismo, do seu funcionamento e, sobretudo, do recente enquadramento legal existente.
Assim, a recente alteração legislativa levada a cabo pela Lei n.º 2/2020, de 31 de março, que no seu artigo 407.º, aditou o n.º 4 ao já mencionado artigo 4.º-A da Lei n.º 37/2014, de 26 de junho, equipara a exibição destes dados em formato eletrónico à exibição dos documentos originais, desde que estejam disponíveis, no local, os meios eletrónicos necessários à sua verificação".
Pelo exposto e não estando (para já) as empresas obrigadas a terem este mecanismo de leitura, o nosso procedimento ao pedirmos a apresentação dos documentos em suporto físico, não viola o artigo 4º da Lei nº 37/2014 de 26 de junho, conforme indicação dada pela ARAC-Associação dos Industriais de Aluguer de Automóveis sem Condutor, circular que anexamos.
Na expetativa de termos dado resposta à vossa exposição, subscrevemo-nos ficando ao vosso dispor.
Melhores cumprimentos
Carlos Calado