Ilha Verde Rent a Car

Ilha Verde Rent a Car - Cobrança abusiva de franquia e seguros

António Pinheiro
António Pinheiro apresentou a reclamação
17 de junho 2019
No dia 23 de Maio, recorri aos serviços da Ilha Verde, no Aeroporto da Horta, após reserva prévia através da minha agência de viagens (Lanstours).

Após apresentar o voucher fornecido pela agência começaram os problemas com a Ilha Verde:

1º - Apesar de termos pedido claramente uma cadeira de bebé para criança de 2 anos (pedido esse confirmado por escrito "OK, confirmado", pela funcionária da Ilha Verde, Elizabete Arruda), deram-nos um simples assento para crianças já crescidas (de registar que no local verificamos que o mesmo se passou com outra família com um bebé que ainda gatinha). Perante o meu espanto, a funcionária (que assina como RM) sempre agressiva e num tom de voz arrogante só se limitava a repetir "é o que está no voucher", mesmo quando a minha esposa lhe mostrou o nosso filho. Para além disso, a Ilha Verde já nos tinha dado a confirmação, anteriormente, por escrito de que seria uma cadeira! Acabaram por efectuar a troca, mas sempre com uma postura ostensiva e acabaram por cobrar novamente a cadeira de bebé, apesar de já ter sido paga antecipadamente!

2 º Qual não é o meu espanto quando, após me pedirem o Cartão de Crédito, o colocam no terminal MB para bloquear o valor. A franquia era de 1.200 € (o que já de si é um exagero, sensivelmente o dobro daquilo que é cobrado pela generalidade das rent-a-car) mas eu já tinha pago antecipadamente o aluguer. Tendo o meu cartão um limite de 750 €, obviamente a transação foi rejeitada. Tentei explicar à funcionária que o aluguer já estava pago e que me tinham dito na Agência de Viagens que o Cartão de Crédito não seria usado. Aliás, é essa a prática comum noutras rent-a-car a que já recorri e até mesmo em hóteis. Os dados do cartão de crédito são registados, mas o dinheiro não é bloqueado. Ou então, é dada ao cliente a possibilidade de deixar um cheque caução, ou até mesmo o valor em numerário.

Novamente, a funcionária entrou em modo "repeat" e só dizia "é o que está no voucher".

Como tinha necessidade do carro, estava cansado da viagem e tinha comigo uma criança de 2 anos impaciente, perguntei o que poderia fazer para resolver rapidamente a situação. A funcionária obrigou-me a comprar mais dois seguros extra, no valor de quase 178,25 €. Como disse atrás, já trabalhei com diversas rent a car e nunca tinha visto o semelhante. De imediato, ligamos para a Agência de Viagens e também eles ficaram estupefactos com o sucedido.

Para completar, nenhum funcionário da Ilha Verde nos acompanhou ao carro para, em conjunto, verificarmos o estado do mesmo, como é prática comum nos serviços de aluguer de automóveis.

Desde então, a agência de viagens tem tentado reclamar junto da Ilha Verde, mas sem sucesso.

Nas redes sociais é possível ver outras reclamações semelhantes à nossa.

Esperamos, de alguma forma, conseguir a devolução dos 178,25 € que nos cobraram abusivamente.
Data de ocorrência: 17 de junho 2019