41.4
Ifix, Lda
  • Avenida do Parque 345 (Foz)
    4100-376 Porto
  • info@iloja.pt

iLoja - Macbook | desonestidade comercial

Rui M.
Rui M. apresentou a reclamação
28 de outubro 2019
Tenho um MacBook cujo disco teve de ser substituído. Pesquisei por lojas oficiais Apple para fazer o conserto uma vez que pretendia que o computador apenas levasse peças originais Apple. Telefonei para a iLoja e perguntei se eram loja oficial ao que me disseram que sim e assim me desloquei 100kn propositadamente, contudo, estes valeriam a pena uma vez que eu só queria entregar o computador nas mãos de uma loja oficial. Trocaram o disco (que sendo que se passaram por loja oficial eu acreditei que este fosse original) e cobraram em conformidade com os valores de mercado (para um original).
Agora, anos volvidos, o disco “morreu”. Levei o Mac a uma loja oficial e fui informada que o disco que lá estava era do mercado paralelo e ainda por cima “dos que mais avariam”.
Liguei imediatamente para a iLoja e confrontei-os com a situação, ao que me responderam que “não são loja oficial” (na altura apresentaram-se como sendo) e que se o disco tiver menos de um ano que estaria na garantia, uma vez que dão garantia de 1 ano.
Acontece que a garantia, em Portugal, é de DOIS anos, e não de um. A iLoja apenas dá um ano uma vez que presumo que comprará as peças no mercado paralelo estrangeiro que, esses sim apenas dão um ano, e eles, por sua vez, dão esse mesmo ano de garantia ao cliente. O que, claramente, incorre numa ilegalidade.
Além disto, quando me entregaram o computador, este vinha com 2 parafusos em falta. Não assumiram. Presumo que estes terão ficado para “engordar” o “vasto e variado stock” de peças que a iLoja publicita na sua página.
Não recomendo, de todo, esta loja que compra as peças sabe-se lá onde (afinal componentes para computadores até no Aliexpress se vendem por meia dúzia de euros...), induz o cliente em erro ao colocar peças não originais e ainda cobra como se o fossem.
Sinto-me profundamente lesada (e enganada). Tal como informei telefonicamente a iLoja, irei, com certeza, com este assunto para as instâncias competentes.
Data de ocorrência: 28 de outubro 2019
iLoja
29 de outubro 2019
Boa tarde Exma. Sra. Ana Filipa Ribeiro,

Acusamos a receção da sua reclamação, a qual mereceu toda a nossa atenção.

Sendo nossa cliente, lamentamos o facto de não se encontrar satisfeita com a intervenção na iLoja.

Reconhecemos o brio com que trabalhamos diariamente, não sendo esta a imagem que pretendemos transmitir aos nossos clientes.

Face à reclamação supracitada, gostaríamos de obter mais detalhes sobre a situação em si. Gostaríamos que nos fornecesse os dados de assistência/factura ou os dados em que possa ter ficado a sua ficha de cliente, uma vez que pelo NIF em questão não localizamos nenhum cliente. Pode nos mandar um email pars imiguel@ifix.pt com essas informações?

Desconhecemos os valores cobrados pela marca. Os discos colocados são perfeitamente compatíveis com os MacBooks (a Apple não produz discos rígidos), para os quais oferecemos uma garantia de 2 anos, com a excepção de factura em nome empresarial, que sendo assim terá apenas uma garantia de 1 ano.
Quanto à afirmação que o disco é “dos que mais avariam” será nada mais que uma afirmação subjetiva. Reafirmamos a compatibilidade das peças colocadas pela iLoja.

Nunca em momento algum foi-lhe mencionado que somos um Centro de Assistência Autorizado Apple, contudo, temos essa informação consta no site, e também em todas as ordens de reparação assinadas antes da intervirmos qualquer equipamento,  temos e técnicos certificados e qualificados pela marca nas nossas lojas.

Relativamente à falta de dois parafusos no equipamento, independentemente de ser ou não culpa da iLoja teremos todo o gosto de colocar os mesmos sem custos adicionais se assim o desejar.

Mais uma vez lamentamos o incómodo e transtorno causado. Agradecemos a sua colaboração de modo a resolvermos a situação com a maior brevidade.
A Equipa iLoja.