Valter Costa, Unipessoal Lda
  • 919213425
    Chamada para rede móvel nacional
  • Calçada Fonte da Horta, nº 59,
    3700-898 Romariz
  • info@imask.pt

iMASK - Máscaras KN95/FFP2

Joana Bárbara Dantas Dias
Joana Dias apresentou a reclamação
28 de janeiro 2021 (editada a 30 de janeiro 2021)
Recentemente, efetivei uma compra identificada em assunto, onde consta, nomeadamente, um pack de máscaras KN95/FFP2.
Estas máscaras não têm a certificação europeia. Especificamente, no seu site, a descrição refere 5 camadas de proteção, enquanto que a embalagem do produto apresenta 4; e o mais grave: o certificado apresentado no site foi adulterado com a adição de um "CE" quando a certificação na embalagem não existe qualquer referência á mesma.
Vê-se claramente que o certificados foram manipulados, que são diferentes.
Foi feita reclamação e o vendedor respondeu de forma arrogante, a seguinte mensagem:
"Boa noite Dª Joana,
Desde já agradecemos o seu e-mail.
É com grande surpresa que recebemos o seu e-mail e indicação de deficiências graves.
As máscaras têm de facto 5 camadas e contra factos não há argumentos. Pode cortar 1 máscara e tirará as suas conclusões.
Agradecemos que nos mostre as evidências de que as máscaras que comercializamos estão efetivamente proibidas.
O facto da caixa apresentar a indicação de 4 camadas, trata-se efetivamente de um erro tipográfico e já foi reportado ao importador.
Quanto à situação de insinuação de adulteração do certificado, isso sim é muito grave e não lhe permitimos nem a si nem a ninguém essa insinuação.
Quanto a marcações CE nas embalagens de máscaras KN95, deve informar-se melhor, pois segundo a ASAE, não é permitida a inclusão da marcação CE nas embalagens.
Quanto às opções que menciona:
1) Se quer efetuar a devolução, terá de a efetuar o envio para a nossa morada (dentro do prazo legal) de forma registada e após receção, é efetuado o crédito.
2) Neste ponto faça como entender.
Estamos seguros daquilo que comercializamos e como tal, somos a ÚNICA loja online em Portugal com toda a documentação online.
Verificamos entretanto que realizou uma reclamação junto da DECO e a mesma vai receber cópia deste e-mail como resposta."

Após esta mensagem, respondi ao vendedor:
"Boa tarde Sr Valter Costa.
Espero que as imagens que junto envio sejam suficientes para encerrar este assunto porque simplesmente não me apetece alonga-lo muito mais.
A minha reclamação é muito simples e baseia-se num facto: o certificado disponibilizado no site não é o mesmo que está nas máscaras. Tem as duas imagens em anexo.
É COMPLETAMENTE VISIVEL o acrescento do símbolo CE bem como da normal europeia: EN149:2001+A1:2009 no certificado disponibilizado online (no site) face ao que é enviado com as máscaras.
Relativamente ao número de camadas, não sou eu, como consumidora, que devo fazer uma verificação de um produto que você vende. Se se trata de um erro tipográfico (erro vergonhoso, a meu ver) isso é um problema seu e do seu fornecedor, devia certificar-se primeiro do produto antes de o vender. No entanto, e por curiosidade decidi testar não uma, mas duas máscaras e por incrível, não é que tinham mesmo 4 camadas? Enfim, são demasiados factos e tal como você disse, contra factos não há argumentos.
Fiz a queixa na ASEA e espero que mais ninguém saia enganado desta história, como eu. As máscaras serão enviadas mas como deve calcular eu não gastarei nem mais um cêntimo com esta situação. Pelo que a devolução monetária deverá acrescentar os valores dos portes registados na quantia de 5,80 euros (confirmada nos ctt) e a qual, se assim desejar, poderá incluir o seu NIF (fico a aguardar o número, se assim o quiser).
Mais informo que vou acrescentar queixa no Portal do consumidor, também.
Sem mais nada a acrescentar e desejando que não seja necessário um novo contacto consigo.
Joana Dias"

O vendedor não fez mais nenhum contato.
Entretanto as máscaras foram enviadas em correio registado, já foram recebidas desde ontem às 10:09 e o vendedor ainda não entrou em contacto nem fez o devido reembolso.

Deixo em anexo as imagens que comprovam a falsificação dos certificados. É inadmissível que esta situação, principalmente quando se trata de uma questão de saúde.

Entretanto, tentei fazer reclamação diretamente no site mas não é possível. As opiniões estão bloqueadas.
Data de ocorrência: 28 de janeiro 2021
Certificado disponibilizado online
Certificado nas máscaras
caixa das máscaras 1
29 de janeiro 2021
Esta é que a imagem da caixa.
29 de janeiro 2021
Para além disso, é visível nas caixas a indicação: "Não uso médico" e no site isso não é referido.
Certificado nas máscaras
3 de fevereiro 2021
Atualização: A empresa recebeu as máscaras e informou-me que não será feito o reembolso porque apresentei uma queixa, quando podemos ver, aqui mesmo nesta conversa que diz para eu realizar a devolução das máscaras.
Joana Bárbara Dantas Dias
Joana Dias avaliou a marca