Imonova Imobiliária - Devolução do pagamento da reserva para a compra de um terreno

Anna V. apresentou a reclamação
2 de novembro 2018 (editada a 20 de novembro 2018)
A quem possa interessar,
Contatei a imobiliária online através do site Espaços Algarve para comprar um terreno.A imobiliária nao reage aos meus contatos para a devolução do valor de 1000€ pela reserva de compra de um terreno que nao foi feita. Esperei 5 meses pela compra e nao deu em nada. Apos ter iniciado uma queixa online eles responderam que nao vão sujar o nome deles por causa de 1000€ mas agora alegam serviços prestados apenas para me lesar.
O terreno está sendo anunciado com possibilidade de construção. Não há uma licença de construção alguma. Segundo a câmara nao há garantia alguma que isso será aprovado.
O requerimento está pendente na câmara municipal há meses. Isso é apenas um requerimento outra instituição vai ser envolvida.
Consta no recibo do reserva que compra deve ser efetuada em 30 dias. Eu como compradora tenho o direito de desisti uma vez que as condições nao foram cumpridas
A imobiliária alega que outra parte deve ser paga por um serviço que nao foi solicitado por mim compradora. A parte em questão nao prestou nenhum serviço para garantir a licença. Nada foi feito! A imobiliária contatou um conhecido na câmara e agora exige que eu pague por isso. 1000€ para um conhecido! A imobiliária está me enrolando há meses.
Nenhum comprador vai assinar um contrato de compra de um terreno rustico que está sendo anunciado com possibilidade de construção sem licença.
O corretor dá as desculpas mais esfarrapadas para me lesar em 1.000€
A imobiliária se recusa a devolver o valor de 1000€ da reserva isso se chama fraude.
Outros interessados devem ser avisados antes de caírem nesta armadilha.
A imobiliária me informou que a queixa pode permanecer online para mostrar as versão deles: Eles nao cumpriram com o contrato e tentam vencer um lesado que tem que recorrer a estes meios para conseguir o dinheiro que foi pago de boa fé ignorando os termos do próprio contrato.
Medidas legais vão ser tomadas.
Data de ocorrência: 2 de novembro 2018
Imonova
3 de novembro 2018
Aqui o documento da certificação da ruína que garante a capacidade construtiva do terreno.
Consultámos o PDM antes de colocar a venda este terreno.

Quero que me responda sobre os 300€ que tenho que pagar ao Arquitecto?
Já lhe disse que vamos lhe devolver o dinheiro, temos normas a seguir para a devolução do dinheiro por causa do branqueamento de capitais.
Depois com o parecer do ICNF vamos instruir um processo de reclamação contra a senhora por danos causados a nossa honra.
Todas as suas mensagens estão a ser impressas e reencaminhadas para os nossos advogados.
Esta resposta tem um anexo privado
17 de novembro 2018
A quem possa interessar,

Por ingenuidade marquei a queixa como resolvida.

Após concordar relutantemente em pagar 300€ por serviço não prestado e não solicitado, a imobiliária me informou dia 04.11 que o valor foi devolvido e que chegaria em 8 dias na minha conta. 10 dias depois perguntei novamente onde está o dinheiro, para receber mais uma informação inverídica que iria ser feito esta semana, meados de novembro, apesar da informação que já foi devolvido no inicio do mês.

Informei ao corretor que exijo o recibo e a diferença, caso contrário quero a devolução integral de 1000€ e que as autoridades aduaneiras portuguesas seriam informadas sobre a "prestação de serviço" sem emissão de recibo. A resposta que recebi é que ele está a tratar da situação e que ele não aprecia minha atitude.

A imobiliária não está a par das leis de proteção ao consumidor portuguesas que garantem: Retenção gratuita de bens ou serviços não solicitados."

to be continued.....
Imonova
4 de dezembro 2018
21/11 - Comprovativo de pagamento em anexo, espero que já tenha recebido a factura do Arquitecto.
Como vê o que nós prometemos, cumprimos.
Nunca lhe retirámos a razão, apenas não concordámos com os meios a maneira que este processo foi conduzido desnecessariamente
Agradeço que entenda de uma vez por todas que estes processos não são comuns e não dependem só de nós.
5 de dezembro 2018
Valor acordado recebido. Concordo plenamente com a afirmação do corretor. Poderíamos ter resolvido a situação de outra maneira. Ignorar emails e telefonemas é irresponsabilidade. Quando se iniciaram as negociações as respostas eram imediatas. Só reagiram 2 semanas mais tarde quando a queixa estava online.

Fui informada do envolvimento da entidade de proteção florestal depois que paguei o valor da reserva. Nao solicitei serviço de arquiteto algum. É do dever do proprietário e corretor se assegurarem que todos os papeis estejam completos. Meu interesse na compra nao implica gastos com documentos incompletos. As leis de proteção ao consumidor me garantem isso. Apenas quis encerrar este caso infeliz e perdi 300€.

O terreno nao foi comprado por falta de licença. Isso é afirmado constantemente, mas nao havia nada confirmado pelas camara municipal até que desisti do negócio. Apenas paguei a reserva sem me atentar a falta de informação que receberia o valor integral caso a compra nao fosse efetuada se a licença fosse confirmada. Saí lesada em parte. No final da história estou mais esperta.

The end.
Anna V. avaliou a marca
25 de novembro 2018

Após concordar em pagar por um serviço que não solicitei apenas para finalizar esse caso, tive que agir novamente contra a imobiliária para receber a diferença. Ouvi as desculpas mais esfarrapadas sobre lavagem de dinheiro, que a devolução demora 10 dias, etc, etc. embora um transferência demora 24 horas de Portugal para Alemanha. Tive até que contactar o dito prestador de serviço e exigir o recibo até que a diferença foi finalmente devolvida. Se não fosse hoje em dia os portais de queixa online, eu não teria nem recebido uma resposta da parte deles e teria que tomar mediada legais, o que me custaria tempo, dinheiro e nervos. O recibo de reserva de compra deles é uma armadilhas. Não recomendo ninguém jamais pagar por uma reserva de compra, se algo estiver pendente e se não estiver explicito no recibo que o valor será devolvido integralmente, caso o negócio não seja concluído. Uma reserva não é um contrato de compra e venda! A imobiliária quis apenas tirar vantagens da situação por saber que qualquer lesado iria relutar e iniciar um processo judicial por causa de mil euros. Tenham todos cautela com qualquer empresa.