94.1
Excelente
Excelente
Pedro Afonso, Unipessoal Lda

Império Multimédia - Dificuldades no exercício de legítimos direitos e garantias

Artur Andrês apresentou a reclamação
17 de novembro 2017

Bom Dia,

Comprei uma Placa Gráfica ASUS GeForce GTX 1080 Ti ROG Strix (considerada uma das melhores do mercado) no valor de 774,90€ no dia 04JUL2017 (Factura FT 2017/9612) e ainda não tinha sequer decorrido 1 mês quando a mesma começou a apresentar óbvias deficiências de funcionamento, falhando constantemente em diversos programas e jogos. A placa pura e simplesmente deixa de funcionar, mostrando apenas um ecrã negro, enquanto se escuta o barulho intensivo das ventoinhas a soprar a 100%. Recorri de imediato à Internet, tendo visitado diversos sites e fóruns à procura de possíveis explicações. Fiz várias tentativas para resolver o problema, pelo que alterei os drivers por diversas vezes, instalei a placa noutras slots da MotherBoard (a qual também é da marca ASUS) e, por fim, até a testei noutro sistema completamente diferente sem que tivesse obtido qualquer sucesso. Nesta altura decidi recorrer à loja e activar a garantia. E foi aqui que começaram os problemas. Devolvi a placa por CTT no dia 06OUT2017 e paguei os respectivos custos (portes). Tive o cuidado de juntar um relatório detalhado onde dava conta da anomalia e dos esforços desenvolvidos na tentativa de resolução deste problema. Estive mais 1 mês completamente impedido de usar o computador onde esta placa estava instalada. Durante este período, este vendedor só se dignou dar-me notícias sobre o andamento do processo em duas ocasiões porque eu expressamente o solicitei por email. Ao fim de um mês devolveram-me a mesmíssima placa dizendo que não tinham sido capazes de lhe detectar qualquer anomalia e que, como tal, declinavam qualquer responsabilidade. Voltei a instalar a dita placa e, claro, ela continua sem funcionar. Telefonei de imediato ao vendedor para manifestar o meu inevitável e legítimo descontentamento e, perante a minha insistência na necessidade de resolução definitiva desta anomalia, exigiram-me que fizesse um vídeo no qual fosse claramente demonstrada a avaria e eu assim fiz. Contudo, de nada terá adiantado o tempo perdido com esta minha diligência, porquanto continuo na posse de uma placa topo de gama (bem cara) que não me serve para absolutamente nada (não é minimamente confiável) e, como tal, nem sequer posso usar o computador. Resolvi protestar, mais uma vez, e enviei um email à loja para os informar formalmente da minha total insatisfação e para dar início ao pleno exercício dos meus direitos. Exigi a pronta e cabal resolução deste malogrado assunto. Tudo o que pretendo é honrem o contrato como é sua obrigação e que me enviem um exemplar do produto adquirido em plenas condições de funcionamento ou, caso contrário, que me devolvam imediatamente o valor pago pela placa, bem como as despesas com portes, uma vez que não tenho qualquer responsabilidade no mau funcionamento do produto que me foi vendido. Passaram-se, entretanto, desde a compra deste material deficiente até à presente data, cerca de 5 meses e continuo sem qualquer solução à vista e completamente privado do uso do computador.
Contactei o representante da ASUS em Portugal que me disse que, nesta fase, a responsabilidade é inteiramente da loja. Pela informação que nos foi dada pelo vendedor, sabemos que o distribuidor/fornecedor deste material é a NIPOSOM e que, como tal, será a esta entidade que, em última análise, competirá resolver esta infeliz ocorrência, mas, para mim, o responsável directo é e será sempre a IMPÉRIO MULTIMÉDIA. Dado o valor por mim despendido, conto passar, em breve, pela loja para fazer uso formal do respectivo Livro de Reclamações e irei prosseguir com outras acções até que este assunto seja definitivamente bem resolvido. Optei por publicar esta reclamação online para que sirva de exemplo do tipo e qualidade da assistência pós-venda (ou da completa falta da mesma), bem como da fiabilidade do produto, que poderão esperar da parte das marcas e entidades envolvidas, e para que esta minha péssima experiência possa ser útil a quaisquer eventuais interessados.

Link para o video que demonstra a falha (a qual ocorre em dois sistemas diferentes):

Data de ocorrência: 17 de novembro 2017
Império Multimédia
17 de novembro 2017
Como dito por email e por telefone ao Sr. Artur sempre estivemos disponíveis para ajudar e continuamos a fazer o mesmo.
Não detetamos problema algum com a placa gráfica, tal como o distribuidor ( NIPOSOM ) e temos relatório que o comprova ( em anexo ).
Voltamos a falar com o distribuidor e pedimos que a placa gráfica seja enviada para a marca, portanto assim faremos e aguardaremos por resposta da Asus.

Recebemos a gráfica pela segunda vez no dia de ontem, com transporte pago por nós para não sobrecarregar o Sr Artur, e enviei email com fotos apenas para justificar que estávamos a fazer testes à placa gráfica, que pelos vistos não foi bem interpretado, pensando o Sr. que simplesmente estávamos a dizer que a placa está boa.

Reforço que o nosso interesse é ajudar o cliente, temos loja aberta à 15 anos e esta é a 2ª queixa no portal... Algo deverá querer dizer.

Em anexo, o comprovativo distribuidor ( NIPOSOM ) como fizeram vários testes e o problema não foi detetado.
Império Multimédia
25 de novembro 2017
A ser tratado: comprovativo em anexo
1 de março 2018
Após algumas dificuldades e um período durante o qual aguardámos pacientemente a resolução deste caso, foi-nos finalmente facultada uma nova placa gráfica. Isto parece ter resolvido o problema.

Não encerrámos esta queixa antes porque tivemos receio que as anomalias se repetissem também com esta nova placa, o que não aconteceu até ao presente momento, sendo isto a prova de que a anterior, de facto, apresentava problemas.

De qualquer modo, gostaríamos de deixar claro, que ficámos satisfeitos com esta solução facultada pela Império Multimédia, à qual, por isso mesmo, agradecemos.
Artur Andrês avaliou a marca
17 de outubro 2018

Apesar de nos termos deparado com alguns sérios problemas durante um período demasiado extenso, a loja acabou por resolver a situação de modo satisfatório. O equipamento que nos foi vendido inicialmente estava mesmo defeituoso, disso já não nos restam quaisquer dúvidas, mas, por fim, a loja acabou por nos facultar um outro produto e este já estava em boas condições.