Imprensa Nacional Casa da Moeda
1 IEFP 88.9
2 IMT 88.3
3 IMPIC 75.9
Imprensa Nacional Casa da Moeda72.2
Imprensa Nacional - Casa da Moeda, S.A.
  • Av. António José de Almeida
  • reclamacoes@incm.pt

Imprensa Nacional Casa da Moeda - Reserva e compra de moedas comemorativas

Maria Clara S.S.S.Amaral Caldas da Silva
Maria Silva apresentou a reclamação
30 de setembro 2021
Sou cliente particular da INCM- loja online e loja física há muitos anos.
Todos os anos é feito um plano numismático, e todos os anos, até hoje, adquiri as moedas comemorativas anunciadas nesse plano, ao valor facial das moedas. Umas vezes através de reserva na loja online, outras vezes, porque tinha disponibilidade, na loja física em Lisboa.
Acontece que este ano, a loja online foi alterada, e infelizmente para pior.
Tem sido sempre complicado, reservar ou adquirir as moedas que vão sendo lançadas.
Hoje, 30/09/2021 ,estava anunciado que seria lançada a reserva de uma moeda, A Arte da Laca, a partir das 9h30m, e como de costume, lá estava eu á hora marcada em frente ao computador. Pois, até ás 10h, não consegui fazer a reserva. Contactei a INCM e disseram-me que já não era possível, já estava esgotada a reserva da moeda.
Nunca ao longo de tantos anos passei por uma situação destas.
Já tenho ouvido várias pessoas queixarem-se, por exemplo com o lançamento da moeda do dinossauro, não conseguiram reservar nem adquiri la na loja física.
No entanto, se formos ás lojas de comércio de moedas, as moedas estão lá a preços exorbitantes.
Não é honesto nem normal que a INCM, prefira facultar as moedas aos comerciantes para as venderem a preços exorbitantes e os particulares não as consigam adquirir ao valor facial.
Não é normal a INCM estar a alimentar a especulação de preços das moedas.
Alguma coisa mudou na INCM, desde o início deste ano, mais ou menos.
Data de ocorrência: 30 de setembro 2021
Cara Sra. Maria Silva

Lamentamos profundamente que tenha tido uma experiência menos satisfatória com o nosso serviço.

Recebemos a sua reclamação de 30 de junho de 2021, à qual demos a nossa maior atenção.

Lamentamos que não tenha conseguido reservar a moeda «Arte da Laca», no entanto informamos que na loja online não foi colocada para reserva toda a emissão emitida e no dia 12 de outubro terá novamente a possibilidade de adquirir a moeda, mesmo que não tenha efetuado reserva.

De facto, nesta moeda em particular a procura foi superior à oferta, o que levou a que as reservas rapidamente se tenham esgotado, poucos minutos após ter sido colocada na loja online tal como foi anunciado (9h30 de dia 30 de outubro de 2021).

Relembramos que, as moedas comemorativas têm emissão limitada, não possibilita gerir a oferta de forma elástica, como um produto de mercado.

Embora recomendemos à nossa cadeia de revenda que fixe os mesmos preços de venda ao público praticados pela INCM, não podemos depois controlar ou interferir nas políticas de venda e descontos praticadas pelos comerciantes.

Pretendemos que o mercado secundário funcione de forma saudável, tendo em vista a sua importância no desenvolvimento da atividade numismática em Portugal. Razão pela qual assumimos o compromisso de apenas comercializarmos diretamente as moedas por um período de três anos a contar da data de colocação em circulação, após o que as vendas passam a fazer-se exclusivamente através do mercado secundário, composto pelos comerciantes e colecionadores.

Considerando a quantidade limitada de moeda emitida, procuramos sempre conciliar a sua distribuição pelos diferentes canais de distribuição direta e de revenda da forma mais equilibrada e justa possível, a fim de chegar a todos os que pretendem adquiri-la.

Não pretendermos com estes esclarecimentos furtar-nos a críticas, nem escamotear eventuais problemas decorrentes da forma como temos vindo a comercializar as moedas. Os comentários dos nossos clientes e dos colecionadores merecem-nos sempre a maior consideração e respeito, e são uma das principais oportunidades para melhorarmos a forma como comunicamos e distribuímos as moedas.

Imprensa Nacional-Casa da Moeda, S.A.
Direção de Canais e Empresarial | Divisão de Lojas e Canais
Tel: (351) 21 781 08 70
www.incm.pt
Maria Silva
4 de outubro 2021
Boa tarde
A vossa resposta, não passa de um acto automático.
Mas, sou cliente da loja online, pelo menos desde 2012, sei muito bem, que o número de moedas comemorativas lançadas é limitado, sempre foi.
O que sei, é que sempre consegui sem qualquer dificuldade adquirir as moedas.
E agora, desde que alteraram a loja online, tem sido tudo inaceitável.
Não me querem convencer, que desde que a loja foi remodelada, o número de clientes aumentou de tal forma que chegámos à situação de ao fim de cinco minutos, já não ser possível fazer a reserva das moedas.
Percebo perfeitamente que os comerciantes contribuem para a valorização das moedas. Mas os clientes de há muitos anos, devem também ter acesso ás moedas pelo valor facial, como sempre foi.
São as vossas prioridades actuais. Infelizmente
Maria Clara S.S.S.Amaral Caldas da Silva
Maria Silva avaliou a marca
18 de outubro 2021

Vou continuar a tentar adquirir as moedas comemorativas na INCM, porque acho que todos temos esse direito, afinal é uma instituição do Estado, paga com a contribuição dos nossos impostos. Vou continuar a reclamar sempre que me achar lesada.