IMT Marca Recomendada
Institutos Públicos
1 IEFP 89.1
2 IMT 87.8
3 IMPIC 75.2
Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I. P.

• Av. Elias Garcia, n.º 103
    1050-098 LISBOA
  • imt@imt-ip.pt

IMT - Atraso na troca da carta de condução

L. Moreira apresentou a reclamação
27 de março 2023
Venho por meio desta reclamar da enorme demora em se completar o processo da minha troca de carta de condução. O processo de troca da minha carta de condução Canadiana se iniciou em Maio de 2022 (já se passando quase um ano) e até agora não recebi a carta Portuguesa.

Todas as taxas e documentos já foram apresentados e nenhuma informação concreta foi passada pelo IMT. Já liguei diversas vezes, e nunca consigo saber o real motivo do atraso. Já tive de renovar o documento provisório em Faro (que me permite conduzir), e mesmo estando lá não conseguiram me apresentar o motivo da demora. Apenas me disseram que em algumas semanas iria receber a carta, e ainda espero...

Obrigado pela atenção e espero que isto seja solucionado o mais breve possível pois preciso da minha carta de condução Portuguesa para motivos de trabalho e viagens.
Data de ocorrência: 27 de março 2023
Exmo(a) L. Moreira,

Agradecemos a sua exposição nr. 90727123 no dia 2023-03-27 que mereceu a nossa melhor atenção.

Seremos breves na resposta ao seu pedido.

Com os melhores Cumprimentos.
Exmo(a) L. Moreira,

O pedido de troca de título de condução estrangeiro que realizou encontra-se em análise.

Até à conclusão do mesmo deverá fazer uso da guia de substituição que lhe foi emitida.

Caso seja necessário, para a sua revalidação deverá deslocar-se a um serviço do IMT, sendo recomendado o agendamento prévio de atendimento para o efeito através da plataforma SIGA, disponível em: https://siga.marcacaodeatendimento.pt/Marcacao/Entidades

Assim que o processo sofra alterações será notificado via email para o endereço indicado no formulário de submissão do seu pedido.

Procuraremos ser breves na conclusão do seu processo.

Estamos ao dispor para esclarecimentos adicionais, para tal poderá entrar em contacto diretamente com o IMT I.P. através do formulário disponível em: https://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portugues/Contacte-nos/Paginas/Contacte-nos.aspx

Com os melhores cumprimentos.
29 de março 2023
Olá, obrigado pela breve resposta. Percebi o procedimento para requisitar nova guia de substituição. Mas, como mencionado acima, a mesma não serve para conduzir fora do país. Volto também a pedir por informações mais concretas, pois análise não significa muita coisa. Gostava de requisitar minha carta de condução Canadiana de volta e cancelar o processo, além de receber o reembolso das taxas. Qual seria o procedimento?
28 de abril 2023
Ainda estou aguardando pela solução do problema.
17 de maio 2023
Continuo a aguardar que me devolvam a carta de condução Canadiana.
14 de junho 2023
Quase mais um mês se passou sem nenhum update! Continuo com urgência para ter minha carta de condução.
28 de junho 2023
Sem ainda nenhum update ou novidade. Mantenho a reclamação aberta.