IMT Marca Recomendada
Institutos Públicos
1 IEFP 89.1
2 IMT 87.8
3 IMPIC 75.2
Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I. P.

• Av. Elias Garcia, n.º 103
    1050-098 LISBOA
  • imt@imt-ip.pt

IMT - Cancelamento de matrícula de veículo automóvel

Rosalina Machado
Rosalina Machado apresentou a reclamação
16 de agosto 2019

Exmos Senhores

Aguardo o cancelamento da matrícula do veículo com a matrícula 18-99-CH, após todos os trâmites legais para o efeito. O cheque para se efectuar este cancelamento foi levantado pelos vossos serviços no dia 30/7/2019.
Relembro que este processo é bizarro. 1) veículo vendido em 1998, numa época em que só o comprador era obrigado a registar o veículo automóvel em seu nome; 2) Há cerca de 7 anos atrás, aquando da passagem de informação da ex- Direção Geral de Viação para as Finanças, "recuperei" o veículo desconhecendo o seu paradeiro e não tendo na minha posse qualquer documento ou lembrança do nome do vendedor (creio que a lei obriga a guardarem-se comprovativos durante 5 anos ou serão 10? De qualquer das formas, ambos os prazos foram ultrapassados) ; 3) desde então que pago IUC do mesmo; 4) através do IMT, via on line, obtive relação das inspeções realizadas ao automóvel em causa. A última foi em 2004. Como o carro já era velhinho, deduz-se que já não circule; 5) mesmo assim, tive que reassumir a propriedade do mesmo, solicitar a sua apreensão e aguardar seis meses para pedir o cancelamento da matrícula; 6) encontro-me nesta espera e no vosso site atualizado hoje, dia 16 de agosto, a matrícula surge como não cancelada. Agradecia uma resolução definitiva desta situação. Cumprimentos.

Data de ocorrência: 16 de agosto 2019
16 de agosto 2019
Exmo(a) Rosalina Machado,

Agradecemos a sua exposição nr. 30943119 no dia 2019-08-16 que mereceu a nossa melhor atenção.

Seremos breves na resposta ao seu pedido.

Com os melhores Cumprimentos.
19 de agosto 2019
Bom Dia,

Somos a informar que foi reencaminhado este pedido aos serviços recetores.

Actualizaremos esta informação oportunamente.

Com os melhores cumprimentos
Rosalina Machado
30 de setembro 2019
Exmos Senhores

Não encontro palavras para manifestar o meu profundo desagrado perante a ineficácia na resolução do cancelamento da matrícula do veículo já mencionado.
Faz hoje, dia 30 de setembro, precisamente, dois meses que o IMT procedeu ao levantamento de 10€ da minha conta bancária e o cancelamento da matrícula continua por fazer.
8 de janeiro 2020
Bom Dia,

Somos a informar que a matricula de encontra cancelada á data de 24-07-2019.

Apresentamos as nossas desculpas pelo tempo de mora e transtorno causado.

Com os melhores cumprimentos