IMT Marca Recomendada
Institutos Públicos
1 IEFP 89.3
2 IMT 88.3
3 IMPIC 75.2
Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I. P.

• Av. Elias Garcia, n.º 103
    1050-098 LISBOA
  • imt@imt-ip.pt

IMT - Carta condução e validade da mesma

Vitor Evangelista
Vitor Evangelista apresentou a reclamação
11 de junho 2019

venho por este meio demonstrar minha indignação por em 2004 ter feito alteração mora carta condução em que foi dada validade ate 2027 mesma. nao sabendo que teria validar mesma quanto efectuasse 50 anos idade. como nao tinha conhecimento nem nunca fui notificado para facto continuei a conduzir normalmente em pela consciência que estava legal ate que ontem fui interceptado pela policia ai fui informado que esta conduzir com carta cancelada desde 2012 e lamentar que imtt nao notifique os portadores carta condução que mesma pode ser cancelada pelo motivo tal???? pelo que fui a tribunal mesmo nao puniu pelo facto nao estar cometer crime algum conscientemente.Dirigindo me hoje mesmo ao imtt visto que ontem tive conhecimento de tal situação fui informado que minha carta teria sido cancelada 2012 e que para poder ter volta teria que ir escola condução e tirar carta como se fosse primeira vez ao seja terei pagar carta nova. e inadmissível a forma como foi tratado imtt em que face ao exposto a unica resposta obetive foi que cidadão e obrigado saber todas mudanças leis. que nao havia nada fazer porque muitos casos como eu ja foram presentes nada resolveram.

Data de ocorrência: 11 de junho 2019
11 de junho 2019
Exmo(a) Vitor Evangelista,

Agradecemos a sua exposição nr. 28941019 no dia 2019-06-11 que mereceu a nossa melhor atenção.

Seremos breves na resposta ao seu pedido.

Com os melhores Cumprimentos.
Bom Dia,

Face ao exposto, cabe-nos esclarecer que a alteração á lei relativamente á validade da carta de condução, entrou em vigor a 1 de Janeiro de 2008, sendo que existe em Decreto-lei desde 2005, Decreto-Lei n.º 45/2005.

Houveram diversas divulgações e notificações , quer através do nosso site, comunicação social, Jornais e Televisão.

Lamentamos toda a situação de que foi alvo.

Estamos ao dispor para qualquer esclarecimento adicional.

Com os melhores cumprimentos
Vitor Evangelista
12 de junho 2019
bom dia grato pela vossa resposta só gostaria colocar pergunta simples objectiva:
Por acaso utentes que estão rico cancelamento sua carta de condução foram notificados pelos vossos serviços???
De que corriam risco de que ate data prevista pelos vossos serviços 5 anos corriam risco da mesma ser cancela e nao poder conduzir mais X???
Ao será mais fácil para vossos serviços cumprir legislação publicada em 2008 com foi referido na vossa resposta sem cumprir decreto- lei direito notificaçãoCódigo do Procedimento Administrativo
Decreto-Lei n.º 4/2015
Diário da República n.º 4/2015, Série I de 2015-01-07

Consolidado
Versão à data de
2015-01-07
Se pretende pesquisar o diploma consolidado a uma determinada data, introduza-a neste campo
Secção II
Das notificações

Artigo 110.º
Notificação do início do procedimento

1 - O início do procedimento é notificado às pessoas cujos direitos ou interesses legalmente protegidos possam ser lesados pelos atos a praticar e que possam ser desde logo nominalmente identificadas.
2 - Não há lugar à notificação determinada no número anterior nos casos em que a lei a dispense e naqueles em que a mesma possa prejudicar a natureza secreta ou confidencial da matéria, como tal classificada nos termos legais, ou a oportuna adoção das providências a que o procedimento se destina.
3 - A notificação deve indicar a entidade que ordenou a instauração do procedimento, ou o facto que lhe deu origem, o órgão responsável pela respetiva direção, a data em que o mesmo se iniciou, o serviço por onde corre e o respetivo objeto.
Artigo 111.º
Destinatários das notificações

1 - As notificações são efetuadas na pessoa do interessado, salvo quando este tenha constituído mandatário no procedimento, caso em que devem ser efetuadas a este.
2 - Para efeitos do disposto no número anterior, devem os interessados ou os mandatários, quando constituídos, comunicar ao responsável pelo procedimento quaisquer alterações dos respetivos domicílios que venham a acorrer na pendência do procedimento.
Artigo 112.º
Forma das notificações

1 - As notificações podem ser efetuadas:
a) Por carta registada, dirigida para o domicílio do notificando ou, no caso de este o ter escolhido para o efeito, para outro domicílio por si indicado;
b) Por contacto pessoal com o notificando, se esta forma de notificação não prejudicar a celeridade do procedimento ou se for inviável a notificação por outra via;
c) Por telefax, telefone, correio eletrónico ou notificação eletrónica automaticamente gerada por sistema incorporado em sítio eletrónico pertencente ao serviço do órgão competente ou ao balcão único eletrónico;
d) Por edital, quando seja esta a forma de notificação prescrita por lei ou regulamento ou quando os notificandos forem incertos ou de paradeiro desconhecido;
e) Por anúncio, quando os notificandos forem em número superior a 50.
2 - As notificações previstas na alínea c) do número anterior podem ter lugar nos seguintes casos:
a) Por iniciativa da Administração, sem necessidade de prévio consentimento, para plataformas informáticas com acesso restrito ou para os endereços de correio eletrónico ou número de telefax ou telefone indicados em qualquer documento apresentado no procedimento administrativo, quando se trate de pessoas coletivas;
b) Mediante o consentimento prévio do notificando, nos restantes casos.
3 - A notificação prevista na alínea d) do n.º 1 é feita por reprodução e publicação do conteúdo do edital na Internet, no sítio institucional da entidade pública, e ainda:
a) No caso de incerteza das pessoas a notificar, por afixação de um edital na entrada do serviço da Administração por onde corre o procedimento administrativo;
b) No caso de incerteza do lugar onde se encontram as pessoas a notificar, por afixação de três editais, um, na entrada do serviço da Administração por onde corre o procedimento, outro, na porta da casa do último domicílio conhecido do notificando no país e, outro, na entrada da sede da respetiva junta de freguesia.
4 - O anúncio previsto na alínea e) do n.º 1 é publicado, salvo o disposto em lei especial, no Diário da República ou na publicação oficial da entidade pública, num jornal de circulação nacional ou local, dependendo do âmbito da matéria em causa, e sempre na Internet, no sítio institucional da entidade em causa, com a visibilidade adequada à sua compreensão.
5 - Sempre que a notificação seja feita por telefone, a mesma é confirmada nos termos da alínea a) do n.º 1, no dia útil imediato, sem prejuízo de a notificação se considerar feita na data da primeira comunicação.
Artigo 113.º
Perfeição das notificações

1 - A notificação por carta registada presume-se efetuada no terceiro dia útil posterior ao registo ou no primeiro dia útil seguinte a esse, quando esse dia não seja útil.
2 - A presunção prevista no número anterior só pode ser ilidida pelo notificando quando não lhe seja imputável o facto de a notificação ocorrer em data posterior à presumida, devendo para o efeito a Administração ou o tribunal, a requerimento do interessado, solicitar aos correios informação sobre a data efetiva da receção.
3 - A notificação por telefax presume-se efetuada na data da emissão, servindo de prova a cópia da remessa com a menção de que a mensagem foi enviada com êxito, bem como da data, hora e número de telefax do recetor.
4 - A presunção prevista no número anterior pode ser ilidida por informação do operador sobre o conteúdo e data da emissão.
5 - A notificação por meios eletrónicos considera-se efetuada, no caso de correio eletrónico, no momento em que o destinatário aceda ao específico correio enviado para a sua caixa postal eletrónica, e, no caso de outras notificações por via de transmissão eletrónica de dados, no momento em que o destinatário aceda ao específico correio enviado para a sua conta eletrónica aberta junto da plataforma informática disponibilizada pelo sítio eletrónico institucional do órgão competente.
6 - Em caso de ausência de acesso à caixa postal eletrónica ou à conta eletrónica aberta junto da plataforma informática disponibilizada pelo sítio eletrónico institucional do órgão competente, a notificação considera-se efetuada no vigésimo quinto dia posterior ao seu envio, salvo quando se comprove que o notificando comunicou a alteração daquela, se demonstre ter sido impossível essa comunicação ou que o serviço de comunicações eletrónicas tenha impedido a correta receção, designadamente através de um sistema de filtragem não imputável ao interessado.
7 - Sem prejuízo do disposto no n.º 5 do número anterior, a notificação por telefone considera-se efetuada na data em que ocorreu a comunicação telefónica.
8 - A notificação edital considera-se efetuada no dia em que os editais sejam afixados ou publicados na Internet, consoante o que ocorrer em último lugar.
9 - A notificação por anúncio considera-se feita no dia em que for publicado o último anúncio.
Artigo 114.º
Notificação dos atos administrativos

1 - Os atos administrativos devem ser notificados aos destinatários, designadamente os que:
a) Decidam sobre quaisquer pretensões por eles formuladas;
b) Imponham deveres, encargos, ónus, sujeições ou sanções, ou causem prejuízos;
c) Criem, extingam, aumentem ou diminuam direitos ou interesses legalmente protegidos, ou afetem as condições do seu exercício.
2 - Da notificação do ato administrativo devem constar:
a) O texto integral do ato administrativo, incluindo a respetiva fundamentação, quando deva existir;
b) A identificação do procedimento administrativo, incluindo a indicação do autor do ato e a data deste;
c) A indicação do órgão competente para apreciar a impugnação administrativa do ato e o respetivo prazo, no caso de o ato estar sujeito a impugnação administrativa necessária.
3 - O texto integral do ato pode ser substituído pela indicação resumida do seu conteúdo e objeto, quando o ato tiver deferido integralmente a pretensão formulada pelo interessado.
4 - Para efeitos do disposto na alínea c) do n.º 2, o reconhecimento jurisdicional da existência de erro ou omissão na indicação do meio de impugnação administrativa a utilizar contra o ato notificado não prejudica a utilização do referido meio no prazo de 30 dias, a contar do trânsito em julgado da decisão jurisdicional.
5 - Quando não haja prazo fixado na lei, os atos administrativos devem ser notificados no prazo de oito dias.
Secção III
fica aguardar resposta da vossa parte
o motivo da minha reclamação em primeiro porque fui zelado sem ter conhecimento segundo por fui tratado como sendo ignorante no vosso atendimento presencial para que possam corrigir vosso procedimento
porque mesmo sistema que cancelas carta condução findo 5 anos pode servir emitir notificações para que utente tenha conscienciosa de que foi notificado e nao deu credito ai sim podarem agir conforme legislação
12 de junho 2019

Dado estar prestado o esclarecimento relativamente ao exposto, somos a informar que iremos proceder ao fecho deste pedido.

Com os melhores cumprimentos