IMT Marca Recomendada
Institutos Públicos
1 IEFP 88.9
2 IMT 88.3
3 IMPIC 75.9
Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I. P.

• Av. Elias Garcia, n.º 103
    1050-098 LISBOA
  • imt@imt-ip.pt

IMT - Categoria carta de condução

Mariton martins rocha
Mariton rocha apresentou a reclamação
14 de janeiro 2020
Ilustríssimo senhores do portal da queixas , venho fazer vos ciente do problema que venho enfrentando com IMT de, onde tentei por várias vezes ser recebido pela direção para explicar a minha situação e foi me negado.
Tendo em vista que os atendentes não podiam resolver o meu problema.
Em 2008 troquei minha carta de condução Brasileira pela carta de condução Portuguesa , onde foi me dada todas as categorias que constava na minha carta de condução Brasileira que são: A1, A2, A, B1, B, C1, C, D1 e D.
E isso pode ser provado na minha carta de condução Portuguesa que foi recolhida pelo IMT em faro.
Em 2008 quando troquei a carta, comecei a trabalhar em território português como motorista.
Entretanto depois de alguns anos por motivos de saúde tive que voltar ao Brasil, quando voltei a Portugal depois de renovar a residência fui renovar a carta de condução Portuguesa, onde eles me deram esse papel provisório. (Tenho foto).
Depois de 5 meses recebo a minha carta de condução Portuguesa sem a minha categoria C1 e C.
Fui ao IMT onde me falaram que eu nao tinha direito a essa categoria por que no Brasil nós tirámos a categoria D1, D e ganhamos como compensação a categoria C1 e C e isso é verdade na legislação em vigor só que isso nao é o meu caso , pois esta lei e de 1998 e minha carta de condução C1 e C é de 1987 e a carta de condução D1 e D é de 1992, portanto eu já estava com 11 anos de carta de condução dessa categoria.
Eles me exigiram um documento do DENATRAM (é um órgão nacional no Brasil que consta todos os registros de Habilitações Brasileira , que aqui e a carta de condução).
Como existe essa lei no Brasil de tirar a carta D1, D e ter direito a carta C1 e C o DENATRAM nao coloca nos registros a data que nós tiramos a cartao C1, C unicamente a data da categoria D1 e D.
É por isso que segundo o IMT eu nao tenho direito a categoria C1 e C .
Eu entrei em contato com o DENATRAM no Brasil e eles me informaram que ao ser criado o cadastro nacional de carta de condução, eles não especificaram a categoria C1 e C que eu deveria entrar em contato com o órgão que eu havia tirado a minha carta de condução que é o detram no Brasil e eles me enviaram esse documento (foto)
Eu hoje tenho 33 anos de carta de condução, onde boa parte desses anos eu exerci a profissão de camionista , hoje eu tenho 55 anos de idade , nesse momento eu exerço a profissão de camionista (C1,C) na empresa de transporte TES com contrato, mas estou na eminência (perder o meu emprego) por ter sido me tirado a categoria C1 e C que é a condução de pesados (camionista).
Sexta agora vou ter que me apresentar ao meu superior.
Gostaria de contar com a vossa compreensão e ajuda pois ja nao tenho devido a idade muita oportunidade de trabalho.

Desde já agradeço a vossa compreensão, atenciosamente
Máriton martins rocha
Data de ocorrência: 14 de janeiro 2020
15 de janeiro 2020
Exmo(a) Mariton martins rocha,

Agradecemos a sua exposição nr. 35682420 no dia 2020-01-15 que mereceu a nossa melhor atenção.

Seremos breves na resposta ao seu pedido.

Com os melhores Cumprimentos.
15 de janeiro 2020

Face ao exposto, solicitamos que se dirija presencialmente aos nossos serviços , fazendo-se acompanhar de comprovativos, para abertura e analise do processo.

Com os melhores cumprimentos