IMT Marca Recomendada
Institutos Públicos
1 IEFP 89.1
2 IMT 87.8
3 IMPIC 75.2
Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I. P.

• Av. Elias Garcia, n.º 103
    1050-098 LISBOA
  • imt@imt-ip.pt

IMT - Certificado carta de condução

benjamim gomes faria
benjamim faria apresentou a reclamação
28 de junho 2022
Emigrante depois 2013 na Suíça decidi passar a morar na França este ano.
Para poder obter o reconhecimento pelas autoridades Francesas da minha carta de condução (tirada em 2003 em Portugal) eles exigem-me um certificado da parte do IMTT em como a minha carta de condução Suíça (visto que somos "obrigados" a fazer a mudança para a carta de condução Suíça) é autêntica.

Escrevi um e-mail para saber qual o processo a seguir e a resposta não foi de todo ao encontro do meu pedido de esclarecimento; decidi então ligar para o Serviço de Clientes do IMTT e para meu espanto a resposta foi:
" Esse serviço é presencial pelo que terá que se dirigir ao posto IMTT mais próximo da sua residência apresentar o Cartão de Cidadão, Carta de Condução Suíça, preencher o Art. "9(?!)" E pagar Xeur."

Infelizmente por motivos de trabalho não poderei voltar a Portugal tão cedo e preciso ter este certificado de maneira urgente porque os prazos aqui são curtos.

Existirá uma outra alternativa para obter esta certificação?

Obrigado.
Data de ocorrência: 28 de junho 2022
28 de junho 2022
Exmo(a) benjamim gomes faria,

Agradecemos a sua exposição nr. 76915522 no dia 2022-06-28 que mereceu a nossa melhor atenção.

Seremos breves na resposta ao seu pedido.

Com os melhores Cumprimentos.
Exmo. Sr.

O IMT I.P. apenas certifica a autenticidade de cartas de condução portuguesas, se pretende uma declaração de autenticidade do seu título de condução suíço terá de contactar a respetiva entidade emissora.

benjamim faria
30 de junho 2022
Obrigado pela resposta mas vou recolocar a questão por outras palavras a ver se me explico e o leitor compreende:

Emigrante desde o ano de 2013 na Suíça decidi passar a morar na França este ano.

Para poder obter o reconhecimento das autoridades Francesas da minha carta de condução - tirada em Portugal no ano de 2003 - e proceder à mudança da minha carta de condução Suíça (visto que somos "obrigados" a mudar para a carta Suíça se pretendemos obter um Visa de trabalho superior a 1 ano) eles exigem-me um certificado de autenticidade da minha carta de condução da parte do IMTT - entidade emissora da minha carta de condução inicial.

Existirá uma outra alternativa para obter esta certificação?

Obrigado.
Exmo. Sr.

Como lhe foi explicado, o IMT I.P. não emite certidões de títulos de condução não nacionais.

Se pretende uma declaração de autenticidade da sua carta de condução, terá de a solicitar e levantar presencialmente num serviço do IMT.

benjamim faria
30 de junho 2022
Desculpe mas o/a Exmo.(a) Sr./Sra. deve estar a brincar.

Apenas necessito de uma atestação por parte do IMT do país onde nasci e obtive a minha carta de condução, que por acaso foi e é Portuval em como a minha carta de condução foi obtida legalmente e não comprada ou roubada.

Simplificar mais vai ser complicado pelo que peço-lhe o favor de que se não tem competência para responder adequadamente ou pura e simplesmente não tem vontade de o fazer passe o caso a alguém que possa esclarecer-me adequadamente.
17 de agosto 2022
Exmo(a) benjamim gomes faria,

De acordo com a sua exposição terá trocado a carta de condução na Suíça, pelo que para trocar a carta de condução francesa deverá solicitar a certidão á Suíça, entidade emissora da carta de condução valida.

benjamim gomes faria
benjamim faria avaliou a marca
14 de setembro 2022

IMT = função pública...