IMT Marca Recomendada
Institutos Públicos
1 IEFP 89.3
2 IMT 88.3
3 IMPIC 75.2
Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I. P.

• Av. Elias Garcia, n.º 103
    1050-098 LISBOA
  • imt@imt-ip.pt

IMT - Cobrança para emissão de tacógrafo não entregue (extraviado)

Alexandre Soave Bernardo
Alexandre Bernardo apresentou a reclamação
7 de novembro 2019
No dia 03/09/2019 estive no IMT FARO solicitando meu cartão Tacógrafo e efetuei o pagamento de 55,00 euros para emissão e informaram que o mesmo seria entregue em minha morada em aproximadamente 15 dias.
Passados 20 dias, fui ao IMT reclamar de não ter recebido o meu cartão e informaram que eu deveria aguardar por mais alguns dias pois havia atraso nas entregas.
No dia 02/10/2019 retornei ao IMT e reclamei novamente que não havia recebido o cartão Tacógrafo e o funcionário pesquisou o sistema e verificou o código de rastreio do documento RA742732354PT informando que o documento estava em posse do CTT e imprimiu uma pesquisa do site CTT que informava isso e me orientou a procurar no CTT pelo documento.
No mesmo dia fui ao CTT Loulé em procurar o documento e até ao centro de distribuição do CTT Loulé mas não conseguiram encontrar o documento.
Entrei no site do CTT e fiz o registro no livro de reclamações pedindo que o documento fosse entregue e deram um prazo de 15 dias para resposta. No dia 15/10/2019 o CTT enviou e-mail informando que "o documento RA742732354PT havia sido depositado no receptáculo postal do endereço constante no objeto no dia 16/09/2019 e que de acordo com o tipo de modalidade de serviço escolhida pelo remetente para envio não havia sido recolhido assinatura no momento da entrega". Uma clara demonstração que o documento havia sido perdido pelo CTT.
Retornei ao IMT no dia 17/10/2019 e informei o ocorrido mostrando todas as evidencias (impressos das pesquisas no CTT, Reclamação no CTT, Resposta do email CTT) e pra minha surpresa o funcionário do IMT disse que nada poderia fazer e que eu deveria apenas pedir a emissão de outro cartão tacógrafo e que pra eu fizesse nova solicitação deveria primeiro ir a GNR fazer o registro da ocorrência e de posse de uma certidão retornasse ao IMT para solicitar o Tacografo.
Fui a GNR e expliquei todo o problema com as evidencias que tinha e tive que pagar 18,00 euros para emitir a Certidão de Extravio do cartão Tacógrafo (cópia em anexo).
De posse da certidão retornei ao IMT e pra minha surpresa o funcionário informou que mesmo eu tendo o documento da autoridade (GNR) informando do extravio do documento que eu teria que pagar novamente pela emissão do cartão tacógrafo.
Paguei novamente os 55 euros e estou aguardando a chegada de novo cartão.
Minha reclamação é devido eu considerar injusto a nova cobrança de 55,00 euros do IMT para emitir outro cartão tacógrafo sendo que não tive culpa alguma por não receber o primeiro cartão que solicitei.
O IMT deveria garantir a entrega (responsabilidade do IMT) dos documentos solicitados e penalizar quem de direito responsável pela falha no processo e não gerar prejuízos ao cidadão que não teve culpa alguma pela falha na entrega do documento solicitado.
Solicito reembolso do dinheiro 55,00 euros que paguei de forma indevida e aguardo breve resposta.

Data de ocorrência: 7 de novembro 2019
7 de novembro 2019
Exmo(a) Alexandre Soave Bernardo,

Agradecemos a sua exposição nr. 33309419 no dia 2019-11-07 que mereceu a nossa melhor atenção.

Seremos breves na resposta ao seu pedido.

Com os melhores Cumprimentos.
15 de dezembro 2019
Parece que o IMT nada tem a dizer sobre o assunto. Já passa de um mês sem resposta.

Total falta de respeito pelo cidadão.

Ainda aguardo o retorno da entidade para entender o motivo da cobrança em duplicidade descabida e por culpa única e exclusiva do IMT que não foi capaz de efetuar a entrega do documento (entrega feita pelo próprio IMT ou por seus parceiros contratados "CTT").

16 de dezembro 2019

Somos a informar que o cartão se encontra emitido pelos nossos serviços, sob o nº de registo RA959375688PT, desde 07-11-2019.

Solicitamos que se dirija aos nossos balcões a fim de proceder ao seu levantamento.

16 de dezembro 2019
Acredito que não entenderam o que foi escrito (na verdade está escrito de forma clara) mas parece que a entidade fez questão de não entender.
Minha reclamação é referente a cobrança de um valor de 55 euros + 55 euros + 18 euros totalizando 128 euros para que eu ter meu tacógrafo em mãos por um documento que deveria custar apenas 55 euros.
Cobrança indevida e abusiva tendo em vista que eu como cliente e solicitante do serviço não tenho culpa se o IMT falhou na entrega do documento.
Quero ser ressarcido dos valore cobrados a mais de forma indevida.
Aguardo resposta.
Melhores cumprimentos.

Bom Dia,

Face ao exposto somos a informar que com referencia á distribuição do Correio por parte da entidade responsável, os CTT, nada tem a ver com o IMT.

Cabe aos CTT a Entrega ,Distribuição e devolução da correspondência, por tal, poderá solicitar junto desta entidade esclarecimento e apuramento de responsabilidades.

Tal como verificado , na 2ª emissão , o cartão foi emitido e entregue sem que houvesse qualquer tipo de extravio.

Com os melhores Cumprimentos
16 de dezembro 2019
Mas o IMT foi o responsável pelo envio do documento através do CTT pois não fui eu como cliente contratei o serviço do CTT para entregar o documento e por isso não devo ser penalizado por isso.
O IMT é sim responsável pela entrega do documento ao destinatário e em caso de falha o próprio IMT tem que arcar com as consequências e prejuízos e não o cliente que não tem responsabilidade alguma pelo processo de entrega contratado pelo IMT.
Aguardo uma solução para o caso e não aceito ser penalizado por uma falha do processo do IMT ou seus parceiros.
Resolvam o problema do seu processo e não penalizem o cliente.

Bom Dia,

Face ao exposto , solicitamos que se dirija aos serviços recetores a fim de lhe serem prestados esclarecimentos.

16 de dezembro 2019
Podem ser mais claros por gentileza.
O que são serviços recetores?
Qual o endereço?
Quem devo procurar no local e o que devo informar para que o atendente compreenda o motivo de eu estar solicitando atendimento presencial?
Devo ir a este local que irá resolver o meu problema e ser indenizado pelo valor cobrado indevidamente ou é só uma forma de me fazer perder tempo para ser informado que o IMT nada pode fazer conforme já fizeram em outras duas oportunidades que tive que me deslocar ao IMT em FARO e perder dia de trabalho e os atendentes não tinham NENHUMA informação sobre o assunto e nada podiam fazer mesmo eu explicando que haviam solicitado minha presença no local?
Espero sinceramente seriedade do IMT na solução do problema.
Aguardo orientação
16 de dezembro 2019
Podem ser mais claros por gentileza.
O que são serviços recetores?
Qual o endereço?
Espero sinceramente seriedade do IMT na solução do problema.
Aguardo orientação
Bom Dia,

Poderá dirigir-se ao balcão do IMT, mais próximo da área de residência, e solicitar esclarecimentos.

Ok.
Vou mais uma vez me dirigir ao balcão do IMT para tentar solucionar o problema.
Espero que dessa vez tenham algo de concreto para dizer que valha a pena a perda de tempo e gastos de deslocamento de minha morada até Faro, pois, em vezes anteriores, só ouvi as respostas padrão dos atendentes do IMT que só dizem que não tem NENHUMA informação sobre o problema e que não existe solução.
Por hora, solicito não encerrar minha reclamação como resolvida pois como podem ver nada foi resolvido ainda, portanto, respeitem pelo menos o andamento natural da solução do problema e não apenas se livrar como é costume do IMT que não dá uma solução.
Melhores cumprimentos.
Até breve em atendimento presencial no IMT Faro.

Alexandre Soave Bernardo
Alexandre Bernardo avaliou a marca
16 de dezembro 2019

Total falta de respeito do órgão em tentar resolver o problema. Além de não ter solução trata o cliente com descaso tentando vencer pelo cansaço obrigando o cliente a deslocar-se até o IMT para atendimento presencial perdendo dia de trabalho, enfrentando imensas filas e no final os atendentes muito mal informados não tem nenhuma resposta sobre o problema e nenhuma solução sendo esta solicitação para atendimento presencial com a promessa de novas informações apenas uma forma de cansar o cliente para que o mesmo desista de reclamar.