IMT Marca Recomendada
Institutos Públicos
1 IEFP 89.1
2 IMT 87.8
3 IMPIC 75.2
Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I. P.

• Av. Elias Garcia, n.º 103
    1050-098 LISBOA
  • imt@imt-ip.pt

IMT - Demora na entrega de DUA com nº de quadro corrigido

Ricardo apresentou a reclamação
3 de junho 2019

Tendo descoberto que a minha mota tinha um número de quadro diferente do que constava no DUA (o penúltimo algarismo era diferente), contactei a empresa que trata das homologações da marca, que confirmou junto da Honda que o problema tinha ocorrido aquando da atribuição do documento original. Essa empresa tratou de todo o processo de correcção junto do IMT, tendo-me entregado uma guia (com o carimbo do IMT que indica que o pedido de alteração foi processado pelo mesmo instituto a 18 de Abril de 2019) e tendo-me informado de que o IMT lhes tinha indicado que iria efectuar o envio do documento rectificado dentro de um mês. Tendo passado quase dois meses e não tendo obtido resposta aos emails que enviei ao IMT, venho por este meio pedir que confirmem o que se passa no sentido de que o documento me seja feito chegar o mais depressa possível. Poderei deslocar-me ao IMT em Lisboa no sentido de levantar o novo DUA, caso necessário.

Data de ocorrência: 3 de junho 2019
4 de junho 2019
Exmo(a) Ricardo,

Agradecemos a sua exposição nr. 28732219 no dia 2019-06-04 que mereceu a nossa melhor atenção.

Seremos breves na resposta ao seu pedido.

Com os melhores Cumprimentos.
16 de junho 2019
Boa tarde. Desde 4 de Junho que aguardo resposta à minha queixa. Vejo que várias pessoas que fizeram queixas (semelhantes) mais recentemente já obtiveram resposta às respectivas. Esta situação de falta de resposta e injustiça está a deixar-me muito triste e preocupado. Preciso de obter o novo DUA com urgência pois quero vender o veículo e sem o documento rectificado o registo não permite a transferência de propriedade!! O comprador tem sido muito paciente e nem ele nem eu merecemos o que se está a passar. POR FAVOR, DÊEM-ME UMA SOLUÇÃO!!!!!!
24 de junho 2019
Continuo a aguardar uma resposta e a guia que me deram está quase a ultrapassar o prazo. Por favor, dêem-me uma solução!!!!!!
25 de junho 2019
Bom Dia,

Somos a informar que á data da reclamação, foi reencaminhado este pedido aos serviços recetores.

Actualizaremos esta informação oportunamente.

27 de junho 2019
Agradeço a resposta. Por favor, ajudem-me a resolver esta situação.
2 de julho 2019
Boa noite. Já passou um mês desde que fiz esta reclamação e quase três desde que o documento deu entrada no IMT para que o número de quadro seja alterado. Inclusivamente, já foi ultrapassada a data na guia (02/07/2019) que me foi dada. Peço que me digam o que se está a passar. Como é possível esperar tanto tempo - sem sequer uma justificação - por uma alteração de um único dígito, que já foi justificada pela marca???? Esta situação está a prejudicar-me gravemente. Sei de várias pessoas que fizeram transferência do registo de viaturas e já receberam os novos DUA em casa. PEÇO POR FAVOR: RESOLVAM ESTA SITUAÇÃO!!!!!!!!!!!!!
3 de julho 2019
Bom Dia,

Face ao exposto , somos a informar que os processos são diferidos por ordem de entrada.

Devido ao enorme número de solicitações, verificamos algum atraso.

Solicitamos que se dirija aos nossos serviços a fim de lhe ser renovada a guia.

11 de julho 2019
Boa tarde. Peço que me informem quanto tempo mais tenho de esperar para receber o novo documento. Estou à espera há mais de 3 meses. Isto acontecer num país com uma carga fiscal brutal (e eu pago todos os meus impostos), em crescimento económico e com um enorme impulso derivado de um turismo sem precedentes é surreal. Eu sei que a culpa não é dos funcionários do IMT nem de quem responde às reclamações efectuadas através deste canal, mas isto é absolutamente inadmissível. Esta situação está a causar-me um enorme prejuízo financeiro e pessoal. Caso a venda que está a ser impedida pelo atraso na entrega do documento rectificado seja prejudicada, o IMT irá ressarcir-me de todas as perdas. Irei levar esta reclamação ao extremo.
4 de agosto 2019
ESTOU À ESPERA DE UMA SOLUÇÃO HÁ QUASE QUATRO MESES!!!!!!!!!!!!!!!!!! QUANTO TEMPO MAIS IRÁ O IMT PRECISAR PARA MUDAR UM DÍGITO NA BASE DE DADOS E ENVIAR-ME O DOCUMENTO RECTIFICADO????????????????????????? ISTO JÁ ULTRAPASSOU TODOS OS LIMITES!!!!!! MAS QUE PAÍS É ESTE???????
6 de agosto 2019

Somos a informar que se encontra emitido o novo DUA , sendo que irá ser rececionado , via CTT , na morada indicada , dentro dos próximos dias.

Apresentamos as nossas desculpas pelo tempo de mora e transtorno causado.

Ricardo avaliou a marca
25 de agosto 2019

Estive quase 4 meses há espera de que o IMT fizesse uma correcção de um dígito no número de quadro de uma mota. As respostas que me foram dadas (ao balcão e no Portal da Queixa) foram sempre inconclusivas. Por telefone ou email nem sequer obtive resposta. O meu problema foi resolvido por ter feito pressão através de outro organismo público. A culpa desta situação não é dos funcionários do IMT nem de quem aqui responde às reclamações. É dos sucessivos governos que ainda não fizeram nada para resolver um problema que se arrasta há ANOS. Toda a gente sabe que vai ter de levantar-se às 5h da manhã e esperar horas se tiver de ir ao IMT. Toda a gente sabe que não vai ter o problema resolvido no primeiro dia. Toda a gente o sabe HÁ ANOS!!!! Espero que esta e outra mensagens sirvam para que o Estado perceba que tem de providenciar mais recursos ao IMT para que deixe de ser a vergonha que é, reflectida em inúmeras reportagens televisivas e reclamações. De que importa termos a economia a crescer com tantos turistas se o português médio não vê nenhumas mudanças positivas na sua vida??

Boa noite, muito sinceramente é vergonhoso que uma situação destas esteja há tanto tempo por resolver, sendo relativamente simples e tendo sido um erro prontamente assumido pela marca. É lastimável que no último comentário do IMT nem sequer exista um pedido de desculpas pela demora incompreensível e inaceitável de toda esta situação. Tem de existir um maior cuidado nas respostas aos cidadãos. É uma vergonha. Com os melhores cumprimentos,