IMT Marca Recomendada
Institutos Públicos
1 IEFP 88.9
2 IMT 88.3
3 IMPIC 75.9
Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I. P.

• Av. Elias Garcia, n.º 103
    1050-098 LISBOA
  • imt@imt-ip.pt

IMT - Demora na troca da carta de condução

Felipe Mello apresentou a reclamação
6 de maio 2019

Fiz a troca da minha carta de condução brasileira para a portuguesa no dia 08 de Fevereiro e me garantiram que em 1 mês no máximo chegaria em minha morada. Ja tem 3 meses e até agora nada, preciso trabalhar, pois fiz a troca para eu poder trabalhar, e já fui a faro 2x e até agora não consigo nenhuma informação e nenhum atendimento. Muito descaso e falta de comprometimento. Fico a saber quem irá pagar minhas contas por esse tempo que estou sem trabalhar devido a necessidade da minha carta portuguesa ?

Data de ocorrência: 6 de maio 2019
6 de maio 2019
Exmo(a) Felipe Mello,

Agradecemos a sua exposição nr. 27921819 no dia 2019-05-06 que mereceu a nossa melhor atenção.

Seremos breves na resposta ao seu pedido.

Com os melhores Cumprimentos.
7 de maio 2019
Continuo a aguardar uma resposta sobre a minha situação.
8 de maio 2019
Bom Dia,

Após encaminhamento deste pedido para os serviços recetores, somos a informar o seguinte;

O processo em causa, encontra-se a aguardar resposta da Entidade Congénere acerca da confirmação da autenticidade, das categorias para que está habilitado e da data dos respetivos exames.

Actualizaremos esta informação oportunamente.

8 de maio 2019
Estou a 3 meses a esperar por um documento que foi me informado que receberia em 1 mês. Preciso de uma confirmação de quanto tempo será entregue, pois tirei a autenticidade no consulado e não acredito que esse tempo todo de espera e demora seja para confirmação de autenticidade. Eu não acredito nessa resposta e preciso de uma data pois estou a precisar com urgência e estou tendo prejuízos por conta disto. Não satisfeito com a resposta.
17 de junho 2019
Alguma resposta sobre a entrega do meu documento ? Não posso mais esperar, preciso deste documento,
Já vai para 5 meses de espera. Preciso de um prazo para entrega. Vocês conseguem ?
25 de junho 2019

Face ao exposto somos a informar, que os processos são analisados por ordem de chegada , não havendo previsão para o despacho e deferimento.

Solicitamos , face á urgência , que se dirija presencialmente, aos nossos serviços a fim de ser esclarecido presencialmente.

Após contacto com os serviços recetores, somos a informar o seguinte;

Relativamente ao solicitado somos a informar que, o processo que deu entrada no passado dia 08 de Fevereiro de 2019, encontra-se em análise técnica, devido à informação da Entidade Congénere do Brasil – DENATRAN, acerca de um impedimento administrativo inserido 22/09/2018 pelo Detran/RJ.

Para mais esclarecimentos, solicitamos que se dirija presencialmente aos nossos balcões.

8 de agosto 2019
Olá, esse impedimento administrativo, pelo que vi no site do DENATRAN e que eu não fui informado é pela quantidade de pontos na carteira, Porém eu ja dei entrada neste documento a 6 meses, no brasil o procedimento que eu deveria fazer seria um exame psicoténico novamente, esse exame eu já fiz aqui e apresentei ao IMT. Voltar ao Brasil não haveria como, ainda se tratando que dei entrada na minha troca logo quando cheguei a portugal para não se passar o tempo de 3 meses.

Irei ao IMT sim novamente, mesmo morando longe. Mas qual o procedimento ? Poderiam me informar ?
8 de agosto 2019

Terá de solicitar esclarecimento, no balcão de atendimento de condutores e pedir para falar com a responsável.

21 de novembro 2019
Meu impedimento já foi resolvido no Brasil. Vocês podem verificar que já está tudo certo. Aguardo retorno.
25 de novembro 2019
Bom Dia,

Somos a informar que mediante informação dos serviços recetores, foi solicitado novo pedido de autenticidade.

Para mais informações, solicitamos que se dirija aos nossos balcões.

Actualizaremos esta informação oportunamente.

9 de dezembro 2019

Após contacto com os serviços recetores, somos a informar o seguinte;

informamos que para regularizar o processo da troca de título de condução dispõe do prazo de dez dias úteis, contados nos termos do art.º 87º do Código do Procedimento Administrativo, para proceder à entrega da carta de condução, emitida pelo Brasil, em 22-11-2019, conforme informação fornecida pela Denatran.

9 de dezembro 2019
Bom dia, Eu fui ao IMT de Faro no dia 06/12 entregar a minha carta de condução, porém fui informado que eu deveria ir novamente ao Consulado Brasileiro para validar a minha carta de condução antes de entregar ao IMT.
Porém o consulado agora está fazendo esse serviço somente com agendamento e o meu foi agendado para o dia 20/12, o que ultrapassa esses 10 dias úteis informado aqui.
Porém, eu informei isso ao IMT de faro e eles disseram que não há problema, que basta eu ir ao consulado e depois voltar ao IMT em seguida.
Ok ?
20 de dezembro 2019
Fiz a minha entrega da carta de condução hoje dia 20/12 ao IMT de Faro.
Consegue me dar um prazo para recebimento ?
27 de janeiro 2020

Somos a informar que a carta se encontra emitida pelos nossos serviços, tendo como previsão de entrega a partir de 03-02-2020, na morada indicada , via CTT.

Apresentamos as nossas desculpas pelo tempo de mora e transtorno causado.