IMT Marca Recomendada
Institutos Públicos
1 IEFP 89.1
2 IMT 87.8
3 IMPIC 75.2
Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I. P.

• Av. Elias Garcia, n.º 103
    1050-098 LISBOA
  • imt@imt-ip.pt

IMT - Devolução de documento único de circulação

joaquim luis fernandes dos santos
joaquim santos apresentou a reclamação
11 de março 2020 (editada a 7 de abril 2020)
Exmos Senhores

" (................) na qualidade de proprietário, do veiculo com a matricula (................), vem por este meio solicitar que lhe seja devolvido o certificado de matricula da referida viatura.

O requerente já procedeu às alterações impostas, quer na apreenssão do veiculo levada a cabo em Outubro de 2019, quer das que resultaram da inspecção realizada ao veiculo em 10 de Janeiro de 2020.

Tendo já sido a viatura proposta a reinspeção, conforme determinado pelos vossos inspectores, e tendo já sido aprovada em 14 de Janeiro de 2019, onde não resultou qualquer anomalia, tendo a mesma tido o resultado de aprovada, sem qualquer tipo de deficiências, pela mesma empresa denominada NUMIL, sita em Vila nova da Rainha.

Face ao exposto e visto que foram cumpridas todas as imposições por vossas Excias exigidas, solicito que me sejam devolvidos o documentos da viatura, aproveitando para referir que a continuação da apreenção do veiculo está a causar graves danos ao seu proprietário pois continua desapossado de um bem pessoal indevidamente, desde Outubro de 2019."

Junta documentos, já apresentados nos vossos seviços

Este é o teor da minha reclamação levada a cabo já por diversas vezes, quer presencialmente, junto do posto do IMT, tendo perdido pelo menos 3 dias, bem como a devida reclamação através do site do IMT.
Data de ocorrência: 11 de março 2020
11 de março 2020
Exmo(a) joaquim luis fernandes dos santos,

Agradecemos a sua exposição nr. 37431520 no dia 2020-03-11 que mereceu a nossa melhor atenção.

Seremos breves na resposta ao seu pedido.

Com os melhores Cumprimentos.
7 de abril 2020
Continuo a agurdar resposta passados que são 6 meses.
Como é possivel apreenderem uma viatura durante este periodo de tempo, privarem um cidadão dos seus bens pessoais durante tanto tempo.
Sendo que a unica transgressão que praticou, foi ter instalado na viatura um snorkel e um guincho, acessórios estes que foram logo retirados e regularizada a situação, como resulta da ficha de inpecção.
6 meses desapossado do seu bem, será que os responsáveis não tem que responder por este crime.
28 de abril 2020
Emo. Sr.º Joaquim dos Santos,

Somos a informar que solicitamos esclarecimentos sobre a situação aqui exposta, aos serviços recetores do processo em questão.
Atualizaremos esta informação oportunamente.

29 de abril 2020
Exmos Sr.s
Aconteçe que desde a reclamação efectuada por este meio em 11 Março, e a presente data já passaram 40 dias e nenhuma resposta por parte do IMT, o que demonstra uma falta de respeito pelo cidadão bem como do próprio intituto do Portal da queixa, verificando-se que neste momento estou desapossado de um bem proprio desde Outubro de 2019 ou seja sete meses, quem é que me vai indmenizar pelo dano causado?
Como é possivel uma situação destas aconteçer o estado terá de ser responsabilizado.
Com os melhores cumprimentos
5 de junho 2020
entretanto já passaram mais dois meses e continuo sem resposta.
O que se passará com este instituto publico? , que não responde a reclamação.
Além de me privar do uso do meu bem ainda me obrigou a pagar duas inspecções mais os emolumentos por eles cobrados, e nada.
Cumprimentos
23 de junho 2020
Agradeço a resposta "Somos a informar que solicitamos esclarecimentos sobre a situação aqui exposta, aos serviços recetores do processo em questão", mas resolução do problema nada!
9 meses de apreensão do veiculo não pode acontecer, nem moralmente e muito menos legalmente.
Mais parece que estão a proceder propositadamente, em virtude do reclamante ter utilizado diversos meios ao seu dispor para reclamar, mas mesmo assim não respondem.
Até desprezam os diversos institutos, que já solicitaram, pelo menos resposta ao assunto.

Sem palavras
15 de julho 2020
Emo. Sr.º Joaquim dos Santos,

Informamos que de acordo com o departamento que tramitou o processo em questão houve, sempre que necessário, contacto com V-ª Exa.
Tendo o processo concluído em 18.06.2020.

joaquim luis fernandes dos santos
joaquim santos avaliou a marca
6 de junho 2021

lastimável

Boa tarde. E uma história surreal num pais que se intitula democrático!
A ser verdade os factos relatados, a privação do um cidadão dos seus béns próprios durante cerca do um ano sem obter qual quer tipo de resposta por parte do IMT ,tendo o reclamante regularizado a situação, não se compreende tal demora na resolução do problema.