IMT Marca Recomendada
Institutos Públicos
1 IEFP 88.9
2 IMT 88.3
3 IMPIC 75.9
Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I. P.

• Av. Elias Garcia, n.º 103
    1050-098 LISBOA
  • imt@imt-ip.pt

IMT - Erro na emissão do DUA

Wilson Santos apresentou a reclamação
24 de julho 2020
O meu carro importado foi legalizado recentemente, depois de receber o DUA verifiquei que a cor do veículo está errada e os pneumáticos da frente e trás com medidas diferentes, de acordo com o COC e o antigo livrete do carro a cor do veículo é cinzento. Mandei vários emails ao IMT e não obtive resposta.
Data de ocorrência: 24 de julho 2020
Exmo(a) Wilson Santos,

Agradecemos a sua exposição nr. 43996820 no dia 2020-07-24 que mereceu a nossa melhor atenção.

Seremos breves na resposta ao seu pedido.

24 de julho 2020
A cor aparece como preto e outras o que não é verdade e os pneumáticos com duas medidas diferentes.
1 de agosto 2020
Continuo a agir uma solução, acho que já passou mais que tempo para obter uma resposta, ou por este meio ou por email.
21 de agosto 2020
Exmo(a) Wilson Santos,

Solicitamos a indicação, através de informação privada ou em anexo privado, a matrícula do veículo em questão.

21 de agosto 2020
A matrícula do veículo é AA-97-NT a cor está errada e também os pneumáticos com medidas diferentes a trás e á frente. DUA em anexo.
Esta resposta tem um anexo privado
22 de agosto 2020
Eu aguardo uma resolução o mais breve possível pois só passado um mês obtive a primeira resposta da vossa parte. Agradeço que emitam um novo documento corrigido. Obrigado.
22 de setembro 2020
Penso que já passou tempo suficiente e continua tudo na mesma, parece que vou ter de usar outros meios para resolver esta situação. Meses e meses sem uma única resposta ou solução. O erro é vosso resolvam-no.
Exmo(a) Wilson Santos,

Como se trata de um veículo importado a inserção do elemento cor é inserida pela entidade Alfandega e enviada ao IMT por ficheiro e pela DAV.
Assim, para que esta situação seja corrigida e dado que já não é possível àquele organismo emitir nova DAV com a indicação de cor azul, deverá contactar aquela entidade e solicitar a emissão de uma declaração em como a cor correta é Azul e não preta como por lapso foi mencionada na DAV.
Após a obtenção daquela certidão deve enviar aos serviços do IMT, onde pertence, uma exposição, acompanhada da declaração emitida pela Alfandega, a solicitar a correção daquele elemento de caraterística de cor do veículo em questão, com emissão de novo DUA com isenção de pagamento de qualquer taxa, pelo facto da origem do erro não ser da responsabilidade de V.ª Exa.

23 de outubro 2020
Eu tenho a DAV comigo e na verdade lá está tudo correto. Enão é azul mas sim cinzento. agradeço que resolvam a situação o mais breve possivel pois jã faz meses e tudo continua igual.
23 de outubro 2020
em anexo envio a DAV onde toda a informação está correta. este caso está abeto á meses e s´s respondem uma vez por mês, isto não é admissivel.
27 de outubro 2020
Exmo(a) Wilson Santos,

Agradeço o facto de nos ter enviado a DAV em anexo privado.
Informamos que foi reencaminhado o assunto exposto aos nossos serviços recetores do pedido em questão, para uma reanálise.

Atualizaremos esta informação oportunamente.
Com os melhores cumprimentos
30 de outubro 2020
Aguardo resolução o mais brevemente possível visto que já passou imenso tempo e continua tudo na mesma.
30 de outubro 2020
3 de novembro 2020
Já passou tanto tempo que vou pagar 27€ para a alteração de cor, visto que ninguém resolve o problema. Espero que me reembolsem pois o erro foi da parte do IMT.
3 de novembro 2020
Outra coisa que não percebo é o porquê de os pneumáticos da frente terem medidas diferentes dos traseiros isto foi erros atrás de erros na emissão do meu DUA. Os pneumáticos são suposto ser 225/45R7 e no documento diz x.1 205/50R17 e x.2 225/45R17. Penso que isto não tem lógica alguma (ver em anexo).
Esta resposta tem um anexo privado
10 de novembro 2020
O problema mantém-se fiz o pagamento de 27€ para alterar um erro do IMT portanto aguardo reembolso.
20 de dezembro 2020
Continuo a aguardar o reembolso pois paguei a mudança de cor do meu bolso e o erro não foi meu.
31 de dezembro 2020
Continuo à espera de reembolso poi o problema foi resolvido só depois de eu pagar a alteração de cor. O erro inicial não foi meu.
14 de janeiro 2021
Continuo a aguardar o reembolso.
Ainda não foi resolvido.
Exmo(a) Wilson Santos,

Informamos que foi feito à data de hoje, novo pedido de insistência, para o departamento competente para análise e resposta.
Lamentamos a demora.

Atualizaremos esta informação oportunamente.

Com os melhores cumprimentos.
21 de janeiro 2021
Como já referi para resolver o problema rápido eu efetuei o pagamento da alteração de cor mas como o erro não foi meu agradecia um reembolso desse pagamento.
4 de fevereiro 2021
Continuo a aguardar
4 de fevereiro 2021
Continuo a aguardar
18 de fevereiro 2021
O reembolso ainda não foi emitido. Não houve resposta ou solução da marca.
4 de março 2021
Nada resolvido.
9 de março 2021
Nenhum reembolso foi emitido até à data.
Wilson Santos avaliou a marca
28 de dezembro 2023

Não resolveu, tive de pagar a alteração de cor.