IMT Marca Recomendada
Institutos Públicos
1 IEFP 88.9
2 IMT 88.3
3 IMPIC 75.9
Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I. P.

• Av. Elias Garcia, n.º 103
    1050-098 LISBOA
  • imt@imt-ip.pt

IMT - Exame condução

Andreia Cruz apresentou a reclamação
22 de março 2019 (editada a 10 de abril 2019)
Boa noite
Estou há mais de um ano a fazer a carta e acho inaceitável.
Isto porque esperei 2 meses pela data do exame de código e mais de 2 meses pelo exame de condução.
Chumbaram-me porque eu não vi um sinal de sentido único QUE ESTAVA VIRADO PARA O LADO DO PASSEIO por causa do furacão que houve na altura, não conseguindo perceber qual o sinal que estava presente do ângulo em que seguia.
Chumbei no dia 31 Outubro. Mudei de escola em Novembro. O IMT SÓ APROVOU A MINHA MUDANÇA DE ESCOLA A MEIO DE DEZEMBRO. E só me mandou a nova licença no dia 15 de Janeiro! Demorei 2 meses só para ser inserida de novo no sistema.
Desde esse dia que continuo à espera da nova data de exame. Sempre que ligo dizem que estão com a lista de espera muito grande. Não me interessa. Ando a atrasar a minha vida pessoal só por cauda disto. Preciso de saber em que data é o meu exame, e espero que esteja para breve, porque eu nao estou à espera desde o dia 15 de janeiro.... estou à espera desde NOVEMBRO!!
Agradecia uma resposta muito em breve.
Data de ocorrência: 22 de março 2019
Exmo(a) Andreia Cruz,

Agradecemos a sua exposição nr. 26901319 no dia 2019-03-22 que mereceu a nossa melhor atenção.

Seremos breves na resposta ao seu pedido.

Com os melhores Cumprimentos.
Bom Dia,

Mediante o seu pedido de esclarecimento cabe-nos informar;

O Regulamento de Habilitação Legal para Conduzir (RHLC), aprovado pelo Decreto-Lei n.º 138/2012, de 5 de julho, com a última redação dada pelo Decreto-Lei n.º 40/2016, de 29 de julho, no artigo 48.º estabelece as regras para proceder em caso de reclamação das provas do exame de condução. O n.º 2 determina que a reclamação deve ser efetuada em modelo próprio, disponível no centro de exames, no prazo máximo de dois dias após a realização da prova, indicando os seus fundamentos. Trata-se de uma revisão de prova, sujeita ao pagamento de taxa, que é devolvida nos caso de deferimento da reclamação. A revisão da prova prática é efetuada pelo respetivo serviço regional do IMT, nos termos do n.º 3 do artigo 48.º do RHLC.

22 de março 2019
Não foi isso que pedi para resolverem...
Bom Dia,

Somos a informar que o pedido foi reencaminhado aos serviços recetores.

Atualizaremos a informação oportunamente.

Com os melhores cumprimentos
27 de março 2019
Continuo à espera....
1 de abril 2019
Bom Dia,

Mediante o pedido de esclarecimento, cabe-nos informar o seguinte;

- A escola de condução Quinta das Flores (1377) requereu licença de aprendizagem no dia 04-08-2017.
- A prova teórica foi solicitada em 26-04-2018, tendo ficado aprovada no dia 23-05-2018.
- A prova pratica foi requerida no dia 24-08-2018, reprovou no dia 31-10-2018.
- Em 18-12-2018 foi requerido pela escola de condução SIIIMPLETUNAS (626) pedido de transferência de escola de condução, validado pelo serviço no dia 14-01-2019. Este tipo de pedido carece de validação manual e é efetuado quando a escolas entregam os processos.
- Em 07-02-2019 a nova escola de condução requereu a prova pratica que se encontra a aguardar marcação.

Embora presentemente no centro de exames da DRMTC se verifique um atraso de cerca de dois meses e meio entre a data do pedido e a data da marcação, constata-se que quanto à mudança de escola de condução e ao tempo de espera para realizar as provas de exame, as datas invocadas não coincidem com as que constam na base de dados.

Atualizaremos a informação oportunamente .

Com os melhores cumprimentos
1 de abril 2019
Pois, eu pedi a mudança de escola no fim de Novembro, mas a escola só pediu no dia 18 Dezembro. Pedi o exame prático no dia 15 Janeiro, mas a escola só fez o pedido no dia 7 de Fevereiro.
As minhas datas são as datas de quando fui à escola e eles disseram que iam pedir no mesmo dia. Já liguei para lá várias vezes no processo todo e eles disseram sempre que estavam à espera de resposta por parte do IMT,e eu vim entao reclamar. Afinal "esqueceram-se" de me informar que afinal eles é que me estão a atrasar o processo. Porque o meu código caduca em Maio, e se está com o atraso de 2 meses e meio, isto só quer dizer uma coisa.
Mas pronto, obrigada pelo esclarecimento!
Fico agradecida de quando me puderem dar a data do exame prático.
24 de abril 2019

Somos a informar que o exame prático se encontra marcado para dia 02-50-2019 ás 14.00 na Direcção Regional de Viação do Centro.

Com os melhores Cumprimentos