IMT Marca Recomendada
Institutos Públicos
1 IEFP 88.9
2 IMT 88.3
3 IMPIC 75.9
Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I. P.

• Av. Elias Garcia, n.º 103
    1050-098 LISBOA
  • imt@imt-ip.pt

IMT - Fatal de categoria na carteira de motorista

Marcelo Nascimento apresentou a reclamação
18 de março 2019 (editada a 20 de março 2019)

Fiz a troca da CNH pela carta de condução no IMT do Porto. Recebi a mesma no dia de hoje estão faltando categorias na minha carta. As minhas categorias são B, B1, C1, C, D1 D' BE,C1E, CE, D1E e DE porém na carta não constam C1, C, C1E e CE. O IMT demora tanto para verificar junto aos órgãos de trânsito brasileiro os dados da nossa CNH pra na hora emitir a carta, ainda emitir errado? No documento de autenticidade do consulado consta as categorias, na minha guia emitida pelo proprio IMT também e porque na hora de emissão da carta não conseguem fazer correto? Agora somente falta alegar que a confirmação que veio do Brasil retirou minhas categorias. Não quero acreditar que o IMT não conhece as categorias brasileiras e emitiu somente B D e E para mim por constar E que no Brasil e de pesado na CNH. Não é possível que cometeram tal engano sendo que com certeza as trocas para carta de condução de brasileiros são as mais solicitadas.. E só pedir para os órgãos do Brasil com a categoria E pode se dirigir quais categorias e eles irão informar B,C,D,E porque no Brasil não precisa tirar a C porque é só para veículos até 6800kg então vai direto para D, que é valor maior de peso, e categoria E e para pesado, sendo que exame é feito com pesado, e não auto carro, auto carro é feito com D sendo que da B para passar categoria E vc tem que fazer a categoria D e só ver a lei, não pedir um documento com data das categorias feita no Brasil, não vai aparecer a C em muitas trocas de carteira, por isto está bagunça para troca, aja tempo para resolver tudo isto ainda que estou parado sem trabalhar. Eu solicito, uma solução para mas este problema, obrigado!!

Data de ocorrência: 18 de março 2019
Exmo(a) Marcelo Nascimento,

Agradecemos a sua exposição nr. 26800919 no dia 2019-03-18 que mereceu a nossa melhor atenção.

Seremos breves na resposta ao seu pedido.

Com os melhores Cumprimentos.
18 de março 2019
No ato da troca,já poderia falar que não tem direito da categoria, se no saite do IMT vc faz o teste com categoria que temos e mostra todas as que teremos por direito, colocando o país porque muda na hora que recebemos a carteira. Então vcs tem que fazer alteração lá no saite do IMT
Esta resposta tem um anexo privado
18 de março 2019

Em resposta a V. Exa. o Núcleo de Condutores da Direção Regional de Mobilidade e Transportes do Norte tem a informar que na troca de carta estrangeira para portuguesa apenas são concedidas as categorias às quais os condutores realizaram exames.
No caso das cartas de condução brasileiras, estes serviços contactam o DENATRAN que confirma as categorias às quais realizou exame, tendo no caso de V. Exa. informado que foram apenas nas categorias B, D e E.
A categoria C foi obtida por equivalência encontrando-se habilitado à sua condução no Brasil, mas não em Portugal.

De acordo com o Código da Estrada Português: “Na carta de condução portuguesa concedida por troca de título estrangeiro apenas são averbadas as categorias de veículos que tenham sido obtidas mediante exame de condução…” (nº3 do artigo 128º).

Posto isto, caso pretenda habilitar-se à categoria C, deverá frequentar formação ministrada junto de escola de condução e realizar as necessárias provas do exame de condução.

18 de março 2019
Estou aguardando meu prontuário do Brasil, para entrar com recurso, pois tenho a c no meu prontuário.
Esta resposta tem um anexo privado
18 de março 2019
Estou aguardando meu prontuário do Brasil para entrar com recurso pois tenho a C
19 de março 2019

Face ao exposto, cabe-nos esclarecer que para uma nova apreciação, esta terá de ser feita aos serviços recetores, com comprovativos em posse.

19 de março 2019
Posso ir a qualquer IMT , ou só onde foi solicitado troca da carteira estrangeira .

Muito obrigado!!

Muito obrigado!!
Bom Dia,

Solicitamos que se dirija ao serviço recetor.

20 de março 2019
Bom dia !! Fiz curso do Cam transporte de mercadorias, liberado pelo portal do IMT , estou aqui em Lisboa para pagar mas não estão querendo liberar tem como verificar, a escola informou que foi liberado o meu curso.
20 de março 2019
Queria saber quem está errado? Se o portal do IMT liberou a escola de condução me escrever no curso de formação transporte de mercadorias.
21 de março 2019
Bom Dia,

Cabe-nos comunicar, que todas as marcações para exames de CAM são sempre efetuadas pela entidade formadora/escola no Portal de Licenciamento e Certificação (PLC). Cabe à entidade formadora/escola informar o formando do dia, hora e local onde irá ser realizado o referido exame.

Marcelo Nascimento avaliou a marca
14 de maio 2019