IMT Marca Recomendada
Institutos Públicos
1 IEFP 89.2
2 IMT 88.3
3 IMPIC 75.2
Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I. P.

• Av. Elias Garcia, n.º 103
    1050-098 LISBOA
  • imt@imt-ip.pt

IMT - Homologação carro italiano importado

ALESSANDRO VARISCO
ALESSANDRO VARISCO apresentou a reclamação
3 de maio 2021
No dia 24 de Abril fizemos um pedido de homologação no site do IMT pra verificar se o nosso carro ja tinha homologação em Portugal. Depois de uma semana recebo uma email a dizer que precisa mandar o COC via mail e que esta tudo certo.
Envio msg porque acho absurdo que um carro italiano com numero de homologação europeia nao tem aqui em Portugal o código de homologação.
Recebo email do Delegado José Coelho dizendo que preciso enviar o COC para avançar no processo. Isso porque não leu o meu email.

Exmo. Senhor

O IMT não aceita e-CoC em substituição do certificado de conformidade europeu do veículo.

Cumprimentos
José Coelho
Delegado Distrital da Guarda (em regime de substituição) – DRMT Centro

Esplico que se tem outro modo pra fazer e me diz que precisa pagar 45 euro.

O site do IMT explica bem que :
Caso as características do modelo do veículo não estejam registadas no sistema do IMT, pode ser feito um pedido de homologação nacional online, ao qual deve ser anexado o certificado de matrícula estrangeiro (com homologação CE) e, se disponível, o Certificado de Conformidade (CoC).

Este pedido está isento de qualquer taxa.

Agora isto me parece muito estranho.
Este è um pedido online e o Chefe Delegado me responde assim:

Ddv_guarda
17:41 (1 ora fa)

a me

Boa tarde

Poderá consultar todos os contactos e moradas do IMT em: * PROIBIDO *://www.imt-ip.pt/sites/IMTT/Portugues/Contactos/Paginas/Sede.aspx

Quero uma explicação a todo isso. Nao porque somos italianos e não falamos bem português que podem fazer isto.
Data de ocorrência: 3 de maio 2021
4 de maio 2021
Exmo(a) ALESSANDRO VARISCO,

Agradecemos a sua exposição nr. 59363621 no dia 2021-05-04 que mereceu a nossa melhor atenção.

Seremos breves na resposta ao seu pedido.

Com os melhores Cumprimentos.
10 de maio 2021
Exmo(a) ALESSANDRO VARISCO,

Informamos que solicitamos esclarecimentos sobre a situação aqui exposta ao serviço em questão.
Atualizaremos esta informação oportunamente.
Com os melhores cumprimentos.