IMT Marca Recomendada
Institutos Públicos
1 IEFP 89.1
2 IMT 87.8
3 IMPIC 75.2
Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I. P.

• Av. Elias Garcia, n.º 103
    1050-098 LISBOA
  • imt@imt-ip.pt

IMT - Imt - sistema de homologação nacional - uma vergonha!

Jorge Cunha apresentou a reclamação
23 de abril 2021 (editada a 26 de abril 2021)
Passado quase duas semanas desde o meu primeiro contato com os vossos serviços, apresento desde já o meu descontentamento para com o tempo de resposta e/ou eficácia nos vossos serviços!
Importei um veiculo usado da Alemanha, em 15/04 solicitei o certificado de homologação nacional para o referido veiculo afim de conseguir preencher a DAV e enviá-la à entidade competente. Na teoria, seria um procedimento fácil e rápido, visto os vossos serviços disporem de uma pesquisa e emissão automática do referido certificado (tendo o veiculo já certificado europeu). Na prática, a referida pesquisa não funciona!!! Depois de 2 / 3 tentativas que realizei não obtive qualquer resposta. O site refere, que a resposta pode demorar alguns minutos, o que é totalmente errado, enganador e totalmente desfasado da realidade!!! Visto a referida pesquisa não ter surtido qualquer resultado, optei pela outra hipótese que colocam à disposição, submeter o pedido fazendo upload do certificado de matricula e do COC, método esse que já passado mais de uma semana também não recebi qualquer resposta. Como Online ainda não consegui obter qualquer resposta ao solicitado, então resolvi solicitar marcação presencial para resolver o assunto. Meu espanto que recebi a resposta que “o seu pedido não é passível de agendamento”.
Entretanto, preenchi a DAV deixando o campo da homologação nacional em branco e enviei à entidade competente. A Alfandega analisou o processo em 24 horas e aguarda o certificado de homologação nacional para conclusão do processo, o IMT para elaborar uma simples pesquisa, em quase duas semanas, não conseguiram dar qualquer resposta!!! É lamentável ter de esperar tanto tempo por uma simples pesquisa, quando outras entidades analisam um processo completo com diversos documentos em 24 horas.
Tenho urgência no envio do referido Certificado de Homologação Nacional e desejo me informem a forma de o obter o mais rápido possível. Tenho o carro parado e necessito dele.
Data de ocorrência: 23 de abril 2021
24 de abril 2021
Exmo(a) Jorge Cunha,

Agradecemos a sua exposição nr. 58940421 no dia 2021-04-24 que mereceu a nossa melhor atenção.

Seremos breves na resposta ao seu pedido.

Com os melhores Cumprimentos.
26 de abril 2021
Exmo(a) Jorge Cunha,

Informamos que foram solicitados esclarecimentos, sobre o assunto exposto, ao respetivo departamento.
Atualizaremos esta informação oportunamente.

Com os melhores Cumprimentos.
27 de abril 2021
Passadas duas semanas em que as únicas respostas que consegui receber dos vossos serviços foram:
- Quanto aos Pedidos de agendamento presencial "o seu pedido não é passível de agendamento"
- No que diz respeito às Comunicações via email "o assunto infra foi encaminhado para os serviços competentes, para análise e resposta", "Email reencaminhado", "foram solicitados esclarecimentos ao departamento responsável" ou simplesmente nem respondem.

Passados duas semanas continuo sem saber:
- Se o solicitado está a ser resolvido
- Se o pedido foi bem solicitado
- Tempo aproximado para envio do solicitado

É de lamentar, mas os serviços parecem "um barco fantasma" à deriva.

Quando for oportuno me darem uma resposta satisfatória e com algum conteúdo agradecia.

12 de maio 2021

Passado 1 mês desde que efectuei o pedido do referido certificado/numero homologação nacional acho deplorável não ter até ao momento qualquer resposta/esclarecimento da vossa parte quanto ao ponto de situação do pedido.
Já por si só é de lamentar o tempo de resposta ao solicitado, mas pior ainda é não ter qualquer resposta/esclarecimento aos inúmeros pedidos de esclarecimento solicitados.
A falta de resposta de vossa parte só demonstra a insensibilidade, desleixo e desprezo que têm para com os utentes!!!
Prazo para entregar DAV termina hoje!
Todas as coimas e/ou sanções que me sejam imputadas pela entidade alfandegária por atraso na entrada/apresentação do veiculo para legalização serão atribuídas e imputadas a essa entidade (motivadora do atraso em causa).
21 de maio 2021
Desde o dia 15/04 à espera do certificado de homologação nacional e até agora... NADA!
28 de maio 2021
Passado 1 mês e meio após o pedido do certificado de homologação nacional recebi hoje o respetivo certificado.
Jorge Cunha avaliou a marca
28 de maio 2021

Terei que recorrer ao IMT porque sou obrigado, porque se tivesse opção.. era um até nunca mais! Não será generalizado de todos os serviços e de todos os profissionais que lá trabalham mas alguns serviços precisam ser corrigidos e melhorados urgentemente. Obrigado à profissional que me resolveu o problema em menos de 1 hora!

Infelizmente estou na mesma situação, fiz o pedido dia 16/04 e até agora nada, é uma vergonha a situação, ao ponto que os serviços publicos chegaram e ainda dizem que o teletrabalho está a ser muito eficaz e não há perdas de produtividade na função publica.

Isto já é gozar com a nossa cara