IMT Marca Recomendada
Institutos Públicos
1 IEFP 89.1
2 IMT 88.2
3 IMPIC 75.2
Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I. P.

• Av. Elias Garcia, n.º 103
    1050-098 LISBOA
  • imt@imt-ip.pt

IMT - Licença de condução caducada, vários contactos sem resposta

João Oliveira
João Oliveira apresentou a reclamação
Exmos. Srs.

Após duas tentativas sem efeito e sem sucesso em contactar a linha azul do IMT. É-me ímpossível enviar cópias dos e-mails anterior uma vez que perdi o acesso aos mesmos. Antes de explanar toda a situação mais informo que junto envio cópias frente e verso do Cartão de Cidadão e da respectiva licença de condução expirada.
Para além disto, ainda tentei contactar pelo e-mail do website, mas aparece uma mensagem automática a dizer que não foi possível entregar o e-mail no endereço ao qual era destinado.

Concluí o meu exame de condução em 16 de Outubro de 2017 após ter frequentado uma escola na cidade de Ílhavo, distrito de Aveiro. O exame foi feito com toda a normalidade e no fim fui aprovado pelo examinador destacado para o realizar. No fim do exame, o nosso instrutor, sugeriu que tanto eu como a outra examinada presente na viatura, nos dirigíssemos à delegação distrital de Aveiro do IMT a fim de entregar algumas fotografias com intuito de a carta chegar mais rápido a casa. Assim fizemos, no mesmo dia em que terminamos o exame, frisando novamente a data, 16 de Outubro de 2017.
Tinha acabado de finalizar o meu percurso académico na altura, pelo que me encontrava à procura de uma ocupação profissional que acabei por encontrar algumas semanas mais tarde iniciando assim a minha actividade profissional. Utilizei a licença durante os 30 DIAS que vão permitidos e como é referido na mesma licença, na esperança de receber a minha carta se não fosse ao fim dos 30 dias, pelo menos perto disso devido à minha necessidade em conduzir para poder trabalhar.
Passaram alguns meses após o expirar da licença em questão e, como trabalho por regime de turnos, é-me impossível dirigir-me a delegação de Aveiro durante o seu horário de funcionamento, então tentei contactar através da linha azul do IMT. Contactei através do telemóvel e foi a única vez das várias que liguei depois desta, que me atenderam. Eu expliquei a situação e foi-me dito que haviam algumas demoras no IMT e que não estava a ser possível entregar os títulos de condução com a maior brevidade possível. Eu anuí e fiz mais algumas perguntas de forma a perceber se iria demorar muito ou pouco tempo, apesar de não me saberem precisar o tempo que poderia estar à espera.

Depois disto, nunca mais consegui contactar o IMT pela linha azul. Conseguia ligar mas nunca ninguém atendia a minha chamada. Enviei um ou dois e-mails para este endereço e também nunca me responderam, infelizmente já não me lembro do endereço, nem tenho cópias dos e-mails que enviei de forma a poder juntar a este. Passaram 2 anos e não recebi o meu título de condução, título esse que preciso para ir trabalhar porque não trabalho perto da minha área de residência. Informei-me também junto de um agente da autoridade sobre o que poderia fazer sobre a situação e também com a minha advogada, que me sugeriram novo contacto através desta forma, antes de avançar de outras formas caso a situação persista. Como já referi um pouco mais acima, é-me impossível dirigir aos vossos serviços em Aveiro fruto da minha incapacidade de me deslocar aos mesmos durante o normal horário de funcionamento, pelo que as minhas únicas alternativas de contacto são a linha azul e este e-mail.

Desta forma, e voltando a fazer notar a gravidade e urgência da situação, espero resposta e a solução da mesma, uma vez que para além da minha necessidade em obter o meu título de condução pelo qual eu paguei e pelo qual fui aprovado, trata-se de uma situação pouco lisonjeira para o vosso serviço. Caso a situação persista terei que tomar outras decisões, expondo a situação, podendo ir até as últimas instâncias de forma a poder receber algo que já deveria ter recebido há algum tempo.

Obrigado
Data de ocorrência: 21 de outubro 2019
Exmo(a) João Oliveira,

Agradecemos a sua exposição nr. 32851719 no dia 2019-10-21 que mereceu a nossa melhor atenção.

Seremos breves na resposta ao seu pedido.

Com os melhores Cumprimentos.
21 de outubro 2019

Somos a informar que foi reencaminhado , este pedido aos serviços recetores.

Actualizaremos esta informação oportunamente.

Com os melhores cumprimentos
João Oliveira
21 de outubro 2019
Aguardo contacto através dos contactos fornecidos.
21 de novembro 2019
Bom Dia,

Após consulta ao nosso sistema informático, verifica-se a emissão e entrega da carta com sucesso.

Apresentamos as nossas desculpas pelo tempo de mora e transtorno causado.

Com os melhores cumprimentos