IMT Marca Recomendada
Institutos Públicos
1 IEFP 88.7
2 IMT 88.3
3 IMPIC 75.9
Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I. P.

• Av. Elias Garcia, n.º 103
    1050-098 LISBOA
  • imt@imt-ip.pt

IMT - Nome errado na carta de condução

Ana apresentou a reclamação
29 de junho 2022
Foi Enviado um pedido on line via IMT on line de alteração de nome nos documentos relativos à carta de condução, uma vez que após o casamento alterei o nome civil. Após submeter a revalidação do grupo 2 na carta via a escola de condução de Campo Maior no dia 4 de Maio de 2022 a minha carta de condução voltou a vir com o nome de solteira após ter já recebido um mail de confirmação que todos os documentos posteriormente enviados já viriam com o nome de casada.
De referir que o pedido de alteração anterior ao pedido de averbamento/renovação do grupo 2. Neste momento e após troca de vários emails o IMT refere que pretende cobrar nova taxa de 30 euros a qual me recuso a pagar uma vez que segui todas as normas e procedimentos previstos.
Data de ocorrência: 4 de maio 2022
29 de junho 2022
Exmo(a) Ana,

Agradecemos a sua exposição nr. 76972822 no dia 2022-06-29 que mereceu a nossa melhor atenção.

Seremos breves na resposta ao seu pedido.

Com os melhores Cumprimentos.
Exma. Sra.

A carta de condução foi emitida com os dados constantes no documento de identificação.

Tendo atualizado o seu cartão de cidadão deverá junto dos serviços do IMT proceder à atualização dos seus dados e requerer uma nova emissão da sua carta.

Com os melhores cumprimentos
30 de junho 2022
A justificação dada é que o meu cartão de cidadão já está atualizado com o nome correto, por isso a carta de condução foi emitida com nome errado.
Exma Sra.

Tendo o seu cartão de cidadão atualizado deverá, junto dos serviços do IMT, atualizar os dados da sua carta e solicitar a sua emissão.

Com os melhores cumprimentos.
30 de junho 2022
Mas foi tudo isso que fI no dia 4 de Maio quando foi pedir revalidação do grupo 2.
Sendo que tinha o nome atualizado no imtonline, a carta de condução foi enviada com o nome errado!
Agora pedem para eu pagar nova taxa para corrigir o nome qua do I nome está atualizado. Só que foi emitida errada!
Dai a minha reclamação.
Terá que ser o imt a emitir a minha carta de condução novamente, correta e sem pagar qualquer tipo de taxa. O erro não foi meu.
19 de julho 2022
Exmo(a) Ana,

Informamos que, independentemente dos dados que constam no cartão de cidadão, apenas foi autorizado recolha de foto e assinatura, a alteração do nome na carta exige uma ação por parte do condutor que se traduz no pedido de substituição por mudança de nome do condutor.

Estando a carta em período de revalidação e tendo havido uma alteração de nome, deveria ter sido solicitada substituição por mudança de nome do condutor para além de revalidação.

Mais se informa que, tal como consta no decurso do pedido, a carta é emitida com os dados confirmados.

Apenas selecionou revalidação e confirmou os dados apresentados pelo que a carta foi emitida com os mesmos.

Deverá agora efetuar pedido de substituição por mudança de nome do condutor.

Com os melhores cumprimentos.