IMT Marca Recomendada
Institutos Públicos
1 IEFP 89.1
2 IMT 87.8
3 IMPIC 75.2
Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I. P.

• Av. Elias Garcia, n.º 103
    1050-098 LISBOA
  • imt@imt-ip.pt

IMT - Pedido de apreensão de viatura

Nair Araujo
Nair Araujo apresentou a reclamação
18 de junho 2019
No passado dia 20/02/2019 dirigimos-nos ao IMTT para solicitar a apreensão de uma viatura que vendemos a 09/08/2018 e que nos apercebemos que a esta data ainda constava em nosso nome, sendo que mesmo após termos tentado resolver as questões com os actuais possuidores da viatura não conseguimos que fosse feita a alteração do titulo de propriedade.
Hoje dia 18/06/2019 ás 02:50 da manhã contactaram-nos uma vez que a viatura que tínhamos pedido a apreensão estava estacionada indevidamente. Foi explicado ás autoridades a situação ao qual nos deparamos com o facto das mesmas não terem qualquer pedido de apreensão para a viatura em questão.
Quando questionados sobre o facto de não terem essa informação e mostrar-mos o nosso pedido feito ao IMTT, indicaram-nos que efectivamente a vossa entidade (IMTT) deveria ter enviado a informação.
Quer dizer, pagamos 10 euros para que a viatura quando encontrada fosse apreendida e a polícia não tem a informação. Então significa que desperdiçamos o nosso tempo e dinheiro para nada, sim, porque devido á vossa falha tivemos que ficar das 3 horas da manhã até ás 9 horas (que foi quando a polícia conseguiu contactar a possuidora da viatura) ao lado da viatura que pedimos para apreender para conseguirmos resolver as coisas.
Sendo que vocês apenas tinham que enviar a informação para as autoridades e neste caso a polícia tendo essa informação teria logo apreendido a viatura sem termos que estar mais de 6 horas á espera para sermos nós a resolver.
Porque como bem sabem quando uma viatura encontra-se em nome de alguém tudo o que acontece que tenha a intervenção desse veiculo é imputado ao nome que consta como proprietário, mesmo este não tendo a viatura.
a 09/08/2019 por daqui a 1 mês e 13 dias fará um ano desde a data de venda o que significa segundo vós que poderemos pedir o cancelamento da matricula. Mas para isso teremos que pagar novamente um valor e despender do nosso tempo, e para quê, será em vão porque nunca enviarão essa informação para as autoridades e por isso continuaremos a ter que pagar o IUC para não termos o nosso nome manchado nas finanças, termos que pagar multas de infracção de transito que não fizemos (PORQUE DESDE DIA 09/08/2018 QUE NÃO TEMOS A VIATURA NA NOSSA POSSE).
Por isso eu pergunto-me, para quê que têm esse serviço se não o fazem competente mente?
Data de ocorrência: 18 de junho 2019
18 de junho 2019
Exmo(a) Nair Araujo,

Agradecemos a sua exposição nr. 29139119 no dia 2019-06-18 que mereceu a nossa melhor atenção.

Seremos breves na resposta ao seu pedido.

Com os melhores Cumprimentos.
9 de agosto 2019

Somos a informar que a comunicação ás autoridades do pedido de apreensão foi feita de imediato.

Poderá para finalizar o processo e para que a viatura deixe de constar em nome, proceder ao cancelamento da matricula:

Cancelamento por falta de transferência da propriedade do veículo O titular do registo de propriedade pode requerer o cancelamento da matrícula, quando tenha transferido a propriedade do veículo a terceiro há mais de um ano e este não tenha procedido à respetiva atualização do registo de propriedade, mediante apresentação de pedido de apreensão de veículo, apresentado há mais de seis meses. Documentos•Formulário Modelo 9 IMT;
•Documento de identificação do requerente;
•Documento comprovativo da venda do veículo há mais de 1 ano.

O IMT confirmará a existência de um pedido de apreensão do veículo registado há mais de seis meses.

Taxa : € 10

Esta informação está disponível em www.imt-ip.pt

Com os melhores cumprimentos
Nair Araujo