IMT Marca Recomendada
Institutos Públicos
1 IEFP 88.7
2 IMT 88.3
3 IMPIC 75.9
Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I. P.

• Av. Elias Garcia, n.º 103
    1050-098 LISBOA
  • imt@imt-ip.pt

IMT - Problemas na entrega da carta de condução

Dario Dias apresentou a reclamação
6 de junho 2023
Prezado (a) Senhor (a)
Boa tarde
Dario Cláudio Dias, cidadão de nacionalidade portuguesa/Mocambicana, documento de identificação n 115606802 (Cartão de cidadão), residente em Moçambique, Cidade de Maputo, na data de 12-05-2023 procedi a submissão  do pedido de emissão da segunda via da carta de condução junto a Direção Regional de Mobilidade e Transportes do Centro em Coimbra( Av Fernão de Magalhães), registado sob número de pedido N 2023051200605000112
No atendimento deixei bem claro, que me encontro a residir em Moçambique, e solicitei que enviassem a Carta de Condução para o endereço da minha familiar, de Nome Paula Alexandra Garcia, residente em Vila Franca de Xira, tendo o funcionário do IMT garantido que a carta chegaria num prazo máximo de 10 dias úteis, pelo que não aconteceu, e chegou após 13 dias úteis, sendo que eu já estava de regresso a Moçambique....  Para meu espanto a correspondência veio sob forma de carta Registada, impedindo assim que o meu familiar pudesse proceder ao levantamento juntos aos CTT. No dia 6 do presente mês de Junho enviei por e-mail uma procuração constituindo procuradora a Senhora Paula Garcia, para poder proceder ao levantamento da carta de conducao, os CTT informaram que apenas aceitam o original e que vão devolver a carta ao IMT.
Gostaria de saber se é possível... O IMT enviar a carta para o Consulado Geral de Portugal em Maputo??
Ao chegar a procuração original enviada de Moçambique a Lisboa, como é que a minha representante pudera proceder para que voltem a reinviar a carta para a morada que consta do processo?
Solicito a vossa ajuda, visto que neste momento preciso da carta com urgência.

Sem mais assunto de momento subscrevo me atenciosamente

Dario Cláudio Dias
Data de ocorrência: 6 de junho 2023
6 de junho 2023
Exmo(a) Dario Dias,

Agradecemos a sua exposição nr. 93934223 no dia 2023-06-06 que mereceu a nossa melhor atenção.

Seremos breves na resposta ao seu pedido.

Com os melhores Cumprimentos.
Exmo. Sr.

Verifica-se que o seu pedido de duplicado se encontra concluído.

A sua carta de condução foi emitida e expedida sob o registo CTT n.º RU334408494PT

Por consulta ao site da referida entidade verifica-se que o documento se encontra disponível para levantamento na Loja CTT de Vila Franca de Xira.

Com os melhores cumprimentos.
7 de junho 2023
O problema não fora resolvido.. Não consigo levantar a carta nos CTT porque a mesma veio em correio registado, eu encontro me em Moçambique, e a minha representante mesmo com a cópia da procuração foi impedida de levantar a Carta de Condução nos correios de Vila Franca de Xira.
Exmo. Sr.

Os CTT tentaram efetuar a entrega no seu domicilio a 30-05-2023, no entanto tal não foi possível tendo sido indicado como motivo: "O destinatário não atendeu."

Não sendo o documento recolhido junto da loja CTT, o documento será devolvido ao serviço do IMT I.P. que a emitiu.

Poderá proceder ao seu levantamento junto do IMT, sendo recomendado o agendamento prévio de atendimento para o efeito, para tal poderá utilizar o Portal SIGA ou a SIGA App.

Alternativamente, poderá preencher e enviar por email o requerimento Mod. 13 IMT, que se anexa, requerendo o reenvio por via postal da sua carta de condução (sujeito ao pagamento de uma taxa de serviço no valor de 5 euros).

Esta resposta tem um anexo privado
Dario Dias avaliou a marca
20 de junho 2023

Quero agradecer pela prontidão e celeridade na resolução da minha reclamação. Muito Obrigado Dario Dias